Seção: Céu do Mês, os caminhos do Sol!

Caros leitores, esta página tem como objetivo apresentar para vocês os textos de uma colega (Janine Milward) que participa da lista de discussões do Grupo de Estudos Astronomicos de Londrina (GEDAL), os textos, extremamente belos, apresenta os caminhos do Sol, dos planetas e da Lua ao longo do mês. Não é astrologia, é Astronomia, mas feita com poesia! O relato tem como objetivo auxiliar aos amantes da Astronomia a encontrar o que buscam no céu. A página será atualizada de mês em mês, que é o período em que esta minha colega faz os textos e os encaminha para a lista do GEDAL. Espero que vocês gostem dos textos!
Agora, chega de papo e deixo vocês com o texto que apresenta o céu do Mês de Fevereiro:


Olhe para o céu
e observe o Aparente Andamento dos Planetas Visíveis a olho nú - MERCÚRIO, VÊNUS, MARTE, JÚPITER e SATURNO - e da LUA, doce e mutável Lua,.
Aproveite para saber sobre alguns dos Eventos Astronômicos do Mês
e um tantinho mais sobre os Mitos e Dados Técnicos
que acolhem algumas das Estrelas e Constelações do Céu Estrelado!

ALGUNS EVENTOS ASTRONOMICOS INTERESSANTES
AO LONGO DO MÊS DE FEVEREIRO:

Lua Cheia impedindo a boa visão da Chuva de Meteoros Alfa-Centaurídeas
- Fases da Lua e Apogeu e Perigeu
- - Vênus e Júpiter buscando uma Maior Aproximação nos céus do horizonte oeste, ao cair da noite.

Dia 08 - Máximo da Chuva de Meteoros Alfa-Centaurídeas, ou seja, o radiante do momento máximo advém próximo à Estrela Alpha Centauri, Rigel Kentaurus ou Bungula ou Toliman. No entanto, será tempo de LUA Cheia e esta é uma questão que certamente estará impedindo nossa boa visão dessa Chuva de Meteoros, infelizmente.

Mesmo assim, são prometidos cerca de 6 meteoros por hora.... A bem da verdade, essa Chuva acontece entre 28 de janeiro e 21 de fevereiro, vale a pena olhar para o sul e bem conferir - quando em tempo de LUA ausente, certamente.

A Constelação do Centauro chama nossa atenção para suas estrelas ponteadoras, Alpha e Beta, Rigel Kent e Agena ou Hadar e o Cruzeiro do Sul acaba sendo quase todo acolhido (3/4) por esta imensa constelação no céu do sul.

Algumas Informações Interessantes sobre Centaurus, o Centauro:

Posicionamento:
Ascensão Reta 11h3m / 14h59m Declinação -29o.9 / -64o.5

Fronteiras:
Centaurus situa-se entre Crux, Musca, Circinus, Lupus, Hydra, Antilia, Vela, Carina

Mito:
Esta constelação provavelmente representa Pholos, filho de Silenus e Melia, e que foi acidentalmente ferido em um dos pés por Hercules, em suas flechas envenenadas.

De acordo com outro mito, seria Quíron, o Sábio Centauro filho de SATURNO e da ninfa Filira, criado por Apolo e por Pallas Athenas.

Principais Estrelas (sempre bem visíveis para nós, do hemisfério sul): Rigil Kentaurus ou Bungula ou Toliman (Alpha Centauri) e Agena ou Hadar (Beta Centauri) - e veja na carta celeste acima que estas estrelas situam-se aos pés dianteiros do Centauro.

Saiba mais sobre estas Estrelas, sempre cativantes de nosso olhar:

Rigil Kentaurus - Alpha Centauri - Estrela Dupla
Ascensão Reta 14h38,4m - Declinação -60o 46'
Magnitude visual 0,33 - Distância 4 anos-luz
Magnitude visual das estrelas 0,3 e 1,7 Distância entre estrelas 21"79
O Pé do Centauro, nome árabe para designar a posição da estrela situada no pé direito e dianteiro do homem-cavalo da mitologia.
Esta estrela é também conhecida como Bungula.
Uma estrela binária, branca e amarelada, na perna esquerda do Centauro.
Antigamente chamava-se Toliman, que significava Agora em Diante.

Alpha Centauri, Rigel Kent ou Toliman ou Bungula
é a estrela mais próxima de nosso sistema solar
e situa-se numa distância de cerca de 275.000 vezes aquela entre a Terra e o Sol.
O sistema de Alpha Centauri é interessante porque é a mais próxima estrela binária ao nosso Sol e possui componentes de magnitudes 0,01 e 1.7. Existe ainda uma estrela mais distanciada e pálida, conhecida como Próxima Centauri e acredita-se que esta estrela órbita o par do sistema Alpha Centauri. Próxima Centauri é a estrela mais próxima ao nosso Sistema Solar e encontra-se a uma distância de 4.3 anos-luz.

Agena. Beta Centauri.
Ascensão Reta 14h 02,4m - Declinação -60o 16'
Magnitude visual 0,86 - Distância 490 anos-luz
O Joelho, provém da corruptela Agenu, transcrição árabe do latim para indicar a estrela situada no joelho esquerdo do Centauro. Conhecida também como Hadar, Base, nome de origem árabe.

Fases da LUA e Tempos de Apogeu e Perigeu:

LUA CHEIA - dia 07, na fronteira entre as constelações do Câncer e do Leão.
LUA MINGUANTE - dia 14, na constelação da Balança e já intencionando adentrar a Cabeça do Escorpião.
LUA NOVA - dia 21, na constelação do Aquário.
DIA 29 - A LUA CRESCENTE acontece bem ao final do dia 29, para os lugares com mais de duas horas à frente do Meridiano Inicial, em Greenwich, Londres
DIA 01 DE MARÇO - LUA CRESCENTE (gmt 01:23)

Dia 11 - Perigeu da LUA (mínima distância entre Terra e LUA: 360 mil kms.)
Dia 27 - Apogeu da LUA (máxima distância entre a Terra e a LUA: 400 mil kms.)

Perigeu e Apogeu da Lua são dados calculados pelos astrônomos da NASA Fred Espenak e Sumit Dutta (NASA GSFC).

Vênus e Júpiter buscando maior Aproximação
nos céus do horizonte oeste, ao cair da noite:

Ao longo do mês de Fevereiro, aproveite para bem observar o horizonte oeste após o poente do SOL trazendo a belíssima visão de dois Planetas realmente esplendorosos: VÊNUS, a Bela da Tarde, a Estrela Vespertina, e JÚPITER, o Deus do Olimpo, Deus dos Deuses, a cada noite aproximando-se mais e mais um do outro - união abençoada pela visita da LUA ao finalzinho do mês.

O APARENTE CAMINHO DO SOL
AO LONGO DO MÊS DE FEVEREIRO:

Aparentemente, o SOL vai perfazendo seu caminho ao longo de sua senda, chamada Eclíptica, contra o pano de fundo das estrelinhas que formam as constelações que em seu grupo são denominadas de Zodíaco, ou Roda de Animais (isso porque, em sua grande maioria, essas constelações são nomeadas a partir de sua semelhança com alguns animais – exceção feita para Aquário, Balança e Gêmeos).
É preciso que o Caminhante saiba, no entanto, que esse caminho que o SOL realiza ao longo do ano é apenas aparente: a verdade é que é a nossa Terra que vai girando em torno do SOL e em função de seu movimento de precessão de equinócio, vai traçando esse mesmo caminho. Através das Eras, o caminho da Eclíptica vai sofrendo algumas pequenas mudanças - estaremos abordando este Tema em nossa próxima edição, no mes de março de 2012, aguarde!

Nos primeiros dias de fevereiro, o SOL encerra sua passagem pelo Capricórnio. Entre os dias 10 e 15, o SOL trafega pela divisa de Capricórnio com seu vizinho Aquário. Daquele momento em diante, até o final do mês de fevereiro, o SOL pega carona entre as estrelinhas fugidias e marolantes do Aguadeiro.

PLANETAS, OS DEUSES ESTÃO NO CÉU:
O APARENTE CAMINHO DOS PLANETAS AO LONGO DO MÊS DE FEVEREIRO

Olhe para o céu e aproveite para saber um tantinho mais sobre os Mitos e Dados Técnicos de algumas Estrelas e Constelações que iluminam o Céu Estrelado!

Aparentemente, os Planetas vão perfazendo seus caminhos ao longo de suas sendas, ao longo da chamada Eclíptica, contra o pano de fundo do 360 graus de estrelas e constelações que perfazem a Roda do Zodíaco e que são circundados pelos demais 360 graus ao norte e ao sul preenchidos por mais e mais estrelas e constelações, galáxias, etc.
Volta e meia, aparentemente, um Planeta engrena marcha-a-ré, toma uma movimentação para trás.... como se estivesse formando um `lacinho' a partir do ponto de vista do Planeta Terra. No entanto, é claro que tudo sempre anda para frente, digamos assim, e esse movimento é apenas aparente e acontece a partir do próprio movimento de translação da Terra em torno do SOL e sua inter-relação visual com o Planeta em questão (que também realiza seu andamento em torno ao SOL, certamente).

MERCÚRIO
MERCÚRIO, o Mensageiro dos Deuses e dos Homens, realiza um andamento sempre bem rapidinho (entre 01o.30' e 01o.50 ao longo dos dias do mês de fevereiro) e, mesmo que não seja visível a nossos olhos durante o mês de Fevereiro, podemos saber que este Planeta começa o mês na Ascensão Reta 310o.11 e na Declinação 20S25 e termina o mês na Ascensão Reta 356o.43' e na Declinação 00S48.
Traduzindo estes dados, estaremos encontrando MERCÚRIO no miolo da constelação do Capricórnio ao começo do mês e esta passagem por este asterismo é bem rápida, realmente, sendo que já para o miolo do mês, MERCÚRIO estará mergulhando entre as marolantes estrelinhas em zigue-zague da constelação do Aquário, o Aguadeiro. Veja as cartas celestes apresentadas no Texto sobre o Aparente Caminho do Sol, mais acima.
O encontro de MERCÚRIO com o SOL estará acontecendo no dia 08, em Capricórnio, e no dia 22, MERCÚRIO e LUA Novíssima estarão se encontrando em Aquário, depois de Selene ter se encontrado com o SOL. Teoricamente e naquele momento, a distância entre MERCÚRIO e o SOL estará sendo de 13 graus - o que significa que em lugares de oeste extremamente baixo, plano ao horizonte mesmo, talvez seja possível visualizarmos esse encontro...., embora eu pense que talvez não seja possível mesmo.... e aconselho esperarmos para a tardinha do dia seguinte, 23 de fevereiro, com a LUA tendo galgado mais alguns graus, já na intenção de bem encontrar-se com VÊNUS, mais dois dias à frente.
A bem da verdade, MERCÚRIO, o Mensageiro dos Deuses, já vem encetando seu distanciamento do SOL e podendo ser observado em horizonte oeste bem baixo, plano mesmo, depois do poente do SOL. Ao final do mês de Fevereiro, MERCÚRIO já apresenta um distanciamento de cerca de dezessete graus em relação ao SOL.

VÊNUS
VÊNUS, a Bela da Tarde, começa o mês já bem próxima à conclusão dos 360 graus acolhidos pela chamada Ascensão Reta (353o.35'), e encontra o chamado Ponto Vernal no dia 7 de fevereiro, começando uma nova jornada e concluindo o mês na Ascensão Reta 21o.56'. Na Declinação, VÊNUS começa o mês a 04S11 e encontrando o ponto zero no dia 7, terminando o mês a 10N13.
Podemos perceber, portanto, que VÊNUS também possui um andamento bem interessante, realmente, parecendo caminhar cerca de um grau e mais um tantinho, a cada noite que a observamos, em horizonte oeste, sempre se encaminhando em direção a JÚPITER, que se encontra mais alto, em Áries, enquanto VÊNUS vem encurtando esta distância, ainda mergulhada abissalmente na constelação dos Peixes.
Pisces, Peixes

Posicionamento:
Ascensão Reta 22h49m / 2h4m Declinação -6o.6 / +33o.4

Fronteiras:
A constelação de Pisces faz fronteira com Áries, Triangulum, Andrômeda, Pegasus, Aquário e Cetus.

Mito:
Enquanto estavam sentados às margens do Rio Eufrates, VÊNUS e seu filho, Cupido, viram Tifão, o inimigo dos Deuses, se aproximando. Ambos mergulharam no rio e foram salvos de se afogarem por dois peixes, que mais tarde foram colocados nos céus por VÊNUS, em agradecimento.
Os babilônios, os assírios e os persas representavam este grupo de estrelas por dois peixes.
Para os egípcios, esse asterismo registrava a aproximação da primavera e da estação da pesca. No zodíaco de Denderah, está representado por dois grandes peixes ligados por uma faixa, em meio de um retângulo que simboliza a água. No tumulo de Ramsés VI é representado por um único peixe.
Embora não seja uma constelação que apresente estrelas proeminentes, Peixes faz parte das constelações zodiacais desde os tempos das mais antigas civilizações.
Peixes encontra-se ao sul e ao leste do grande quadrado de Pegasus. Devido à Precessão, o equinócio vernal situa-se em Peixes, na linha de sua estrela Omega Piscium.

A tardinha do dia 25 de Fevereiro deverá nos brindar com um espetáculo realmente maravilhoso: a LUA estará encontrando-se bem proximamente com VÊNUS e JÚPITER estará observando de perto este encontro (e, com bom auxílio de um horizonte oeste baixíssimo, poderemos contar como a presença de MERCÚRIO, com sorte).
Se você tiver um telescópio simpático, eu lhe diria para buscar visualizar esse encontro de LUA entre Nova e Crescente com a Bela da Tarde, VÊNUS, ainda antes do poente do SOL! Se você quiser esperar um tantinho mais, aguarde pelo por do SOL e deixe-se encantar pelo belíssimo espetáculo que Selene e a Estrela Vespertina estarão nos oferecendo!

MARTE
MARTE, o Planeta Vermelho, o Deus da Guerra, começa o mês de Fevereiro ainda caminhando próximo à estrela Denebola, Beta Leonis, ainda em seu movimento de marcha-a-ré iniciado no dia 23 de janeiro p.p. Somente no miolo do mês de Abril que MARTE estará retomando seu movimento direto aos pés da Estrela Alpha Leonis, Regulus (que, por sua vez, significa pé).

Leo, Leão

Posicionamento:
Ascensão Reta 9h18m / 11h56m Declinação -6o.4 / +33o.3

Fronteiras:
Leo situa-se entre as constelações Virgo, Coma Berenices, Ursa Major, Leo Minor, Câncer, Hydra, Sextans, Crater

Mito:
Esta constelação do Zodíaco representa o Leão de Neméia que se originava da Lua e que foi degolado por Hércules.
Constelação das primeiras conhecidas dos babilônios que, como todos os povos da antiguidade, associavam o Leão ao Sol.
O Leão é, realmente, a mais notável de todas as constelações zodiacais, já que o Sol encontrava-se neste asterismo no solstício do verão, na época em que esse asterismo foi instituído. Realmente, esta antiga constelação era reconhecida por muitas civilizações antigas, incluindo aquelas na Babilônia, no Egito e na Grécia.
Para os egípcios, a entrada do Sol no asterismo do Leão correspondia às inundações do Nilo e servia, portanto, como importante referência à atividade agrícola, pois a inundação trazia a fertilidade das margens do Nilo.

MARTE vem entrando em cena nos céus estrelados já com a noite bem escurecida e portanto vem nos apresentando uma bela oportunidade de ser bem observado nesses tempos em que vai ficando cada vez mais iluminado em função do fato de que sua Oposição ao SOL deverá acontecer em breve, bem ao começo do mês de Março, dia 3. Neste dia, a LUA estará caindo no horizonte oeste por volta da uma hora da madrugada e com isso, nos possibilitando uma visão bem mais iluminada do Planeta Vermelho em seu momento ímpar de Oposição ao SOL!
Visão bem interessante deverá acontecer na noite do dia 10 de fevereiro por volta das duas horas da madrugada (três da matina, ainda em horário de verão) quando a LUA estará se conjugando a MARTE com ambos bem próximos ao zênite e toda esta cena estará sendo observada de perto por SATURNO, que se encontra em Virgem, um tantinho depois de Spica, a Estrela Alpha Virginis.
MARTE começa o mês na Ascensão Reta 174O.47' e na Declinação 06N25 e termina o mês na Ascensão Reta 167O.56' e na Declinação 09N44.

JÚPITER começa o mês na Ascensão Reta 30O.49' e na Declinação 11N22 e termina o mês na Ascensão Reta 34O.51' e na Declinação 12N53.
Estes lugares determinam a constelação de Áries, o Carneiro, com suas duas estrelas ponteadoras, Hamal e Scheratan, Alpha e Beta Arietis, que aguardam com ansiedade seus re-encontros com o Deus dos Deuses - já que dois encontros iniciais já aconteceram no ano de 2011.
Áries, o Carneiro

Posicionamento:
Ascensão Reta 1h44m / 3h27m - Declinação +10o 2' / +30o 9'

Fronteiras:
A constelação de Áries situa-se entre Taurus, Perseus, Triangulum, Pisces e Cetus.

Mito:
Áries representa o carneiro com a pele dourada, um presente de MERCÚRIO e que pôde levar Phrixius e sua irmã Helle através os ares, para escaparem de sua madrasta, Ino. Ao chegar em Colquito, Phrixus sacrificou o carneiro e ofereceu-o a JÚPITER e sua pele foi pendurado no Campo de MARTE, de onde mais tarde foi apanhada por Jasão. De acordo com outro mito, era o carneiro que guiou Baco até uma fonte de água, no deserto da Líbia.
Foram os babilônios que adotaram Áries para marcar o início do ano, pois em 2500 AC, o equinócio da primavera encontrava-se no meio das três estrelas que formam a cabeça do Carneiro.

Algumas Estrelas, em Áries:

Hamal. Alpha Arietis.
Ascensão Reta 02h06,1 - Declinação +23o 22
Magnitude visual aparente 2,23 - Distância 76 anos-luz
. Uma estrela amarelada situada na testa do Carneiro. De al Hamal, a Cabra também a Ovelha. Simbolicamente chamada de Ferida Mortal.
Hamal advém de Al Rãs Al Hammal, a Cabeça do Carneiro.
Também foi chamada de Al Nath, o Corno, bem apropriado para esta estrela,
porém hoje em dia esta estrela é parte do Touro, sua estrela Beta

Sheratan - Beta Arietis
Magnitude visual 2.7 - Distância 52 anos-luz.
A Pérola Branca. Uma estrela branco perolado situada no chifre do Carneiro e chamada normalmente por Chifre ao Norte. De Al Sharatair, os Dois Signos, nome árabe que designava o asterismo formado por Beta e Gama de Carneiro.
Sharatan ou Sheratan advêm de Al Sharatain, como um sinal do começo do ano, com esta estrela marcando o equinócio vernal nos tempos de Hiparcos.

Mesartin - Gama Arietis - Estrela Dupla
Ascensão Reta 01h50m Declinação +19o.3
Magnitude visual 4,7 e 4,8 - Ângulo de Posição 360o.,0 Distância entre estrelas 7",03
Nomeada a partir do nome árabe O Sinal e refere-se ao alinhamento com o equinócio vernal em tempos antigos. Em outra versão, O Ministro, proveniente do hebreu Meshatim ou Mesartim.

Lambda Arietis - Estrela Dupla
Ascensão Reta 01h55m Declinação +23O.21
Magnitude visual 4,9 e 7,4 Ângulo de Posição 46o. Distância entre estrelas 37",23

No anoitecer do dia 26 de fevereiro, não deixe de observar o belíssimo espetáculo do encontro entre LUA, em seu momento entre Nova e Crescente, e JÚPITER, ambos bem próximos ao horizonte oeste e sendo testemunhados por VÊNUS maravilhosa Bela da Tarde, Estrela Vespertina, e também por MERCÚRIO, o Mensageiro dos Deuses e dos Homens, possível de ser visto em lugares de horizonte oeste baixíssimo. O encontro propriamente dito entre LUA e JÚPITER acontecerá na madrugada do dia 27, já distante de nossos olhos.
Já que JÚPITER e LUA estarão caindo no horizonte oeste ainda bem cedo naquele momento, por que não observar o céu estrelado que estará se apresentando diante de nossos olhos? JÚPITER e LUA estarão vivenciando a constelação do Carneiro, como já sabemos. No entanto, esta constelação acaba introduzindo um pedaço do céu que é pura beleza com a entrada em cena do Touro com suas belíssimas irmãs chorosas, as Pleiades, e com as Hyades acolhendo Aldebaran, o olho iluminado. Os Gêmeos Castor e Pollux estão sempre dispostos a uma boa conversa, na constelação dos Gêmeos e dão lugar ao Presépio que se esconde na constelação do Caranguejo (sempre possível de ser bem visualizado em lugares de céus escuros e transparentes). O Leão ruge ardorosamente desde sua Estrela Alpha, Regulus, seu pé, até sua Estrela Beta, Denebola, sua cauda e acolhendo a presença do Planeta Vermelho, MARTE! Se pudermos aguardar mais um tantinho, ainda antes da meia-noite e em lugares de horizonte leste baixo, podemos nos encantar com a chegada da Virgem, introduzindo-se através seus cabelos, sua cabeça, seus ombros.... até encontrarmos e nos deixar seduzir por sua mão que carrega um feixe de trigo, a Estrela Alpha Spica sendo seguida de perto pelo Senhor do Tempo, SATURNO.


SATURNO
Começa o mês na Ascensão Reta 208O.19' e na Declinação 08S53 e termina o mês na Ascensão Reta 208O.00' e na Declinação 08S39. Este lugar faz parte da imensa constelação da Virgem, um tantinho após a belíssima Estrela Alpha Virginis, Spica:

SPICA. Alpha Virginis. Ascensão Reta 13h 24,1m Declinação -11o 03'.
Magnitude visual 1,21 - Distância 220 anos-luz.
Uma estrela binária branco brilhante no ramo de trigo que a Virgem carrega em sua mão voltada para o sul. Freqüentemente chamada de Arista (nome também usado para designar esta constelação) e também conhecida como Azimech

Em 7 de fevereiro, SATURNO engrena seu movimento de marcha-a-ré e assim, vagarosamente começará a empreender seu retorno em direção a Spica.
Este espetáculo proporcionado por SATURNO estará sempre sendo acompanhado por MARTE, um tantinho mais adiantado nos céus estrelados, passeando pela constelação do Leão. No dia 12 de Fevereiro, a LUA buscando seu momento de tornar-se Minguante, realizará seu encontro mensal com SATURNO.
Ao longo do mês de fevereiro, SATURNO estará entrando em cena nos céus estrelados do horizonte leste a partir da meia-noite, chegando um tantinho mais cedo a cada noite, certamente.
Seria interessante você aproveitar os momentos entre LUAs Nova e Crescente para bem poder apreciar o Deus do Tempo transitando vagarosamente pela constelação da Virgem e para bem poder apreciar e estudar melhor este asterismo.

Virgo, Virgem

Posicionamento:
Ascensão Reta 11h35m / 15h8m Declinação +16o.6 / -22o.2

Fronteiras:
Virgo situa-se entre as constelações
Libra, Serpens, Bootes, Coma Berenices, Leo, Crater, Corvo, Hydra

Algumas Informações Interessantes acerca esta Constelação:

Esta constelação é imensa e cortada pelas Linhas da Eclíptica e pela do Equador Celestial. Existe o entrelaçamento destas duas Linhas - o que podemos traduzir como o Ponto do Equinócio de Outono, que acontece bem próximo à estrela Beta Virginis, Zavijava, situada na cabeça da Virgem. (É interessante conhecermos o fato de que o eclipse solar de 21 de setembro de 1922, aconteceu próximo a esta estrela e que foi por Einstein usada para confirmar sua teoria).

Em termos da Linha da Eclíptica e advindos da constelação do Leão, realizam seus caminhos aparentes o Sol e a Lua e os Planetas, adentrando todos pela Cabeça da Virgem, bem próximos à estrela Beta, Zavijava, e então passando pelo ombro e pelo peito, encontrando Zaniah, e, já na altura da Cintura, situa-se a belíssima Porrima. Todas essas situações são testemunhadas pelas constelações da Taça e do Corvo, na fronteira ao sul. Spica, o ramo de trigo na mão da Virgem, é praticamente o último momento em que a linha da Eclíptica toca realmente o corpo virginal, seguindo em direção à constelação da Balança e tendo a Hydra como fronteira ao sul.

Para que bem possamos compreender a figura delineada da Virgem, algumas estrelas poderão nos servir como referência:
Spica, Alpha Virginis, apresenta o ramo de trigo carregado pela mão já ao sul da linha da Eclíptica, com a Hidra como testemunha;
Zavijava, Beta Virginis, aponta para o alto de sua cabeça, possivelmente já na altura da testa, com o Leão como testemunha;
Zaniah situa-se em um de seus peitos e Porrima, em sua cintura.
Caphir situa-se no cotovelo do braço esquerdo da Virgem e Vindemiatrix no ponto onde a mão esquerda segura seus longos cabelos (em alguns lugares se diz que esta mão segura um lírio, símbolo da pureza virginal), com a Cabeleira de Berenice como testemunha.
Heze situa-se na coxa da perna esquerda e Syrma, entre o joelho e a panturilha da perna direita.
Finalmente, Shambaliah situa-se ao pé da Virgem. O Boieiro e a Cabeça da Serpente testemunham a perna esquerda e os pés da Virgem, respectivamente.
Existe também a interpretação de um Canil, formado pelas estrelas Beta, Eta, Gamma, Alpha, Zeta, Epsilon e Delta Virginis. Eu diria que esta figura formada também pode ser compreendida como uma pandorga, papagaio, pipa soltada ao vento e ganhando os céus...
Se você quiser olhar mais de perto a Carta Celeste da constelação de Virgo, acesse http://sobrevirgo.blogspot.com

URANO Em 11 de dezembro de 2011, URANO, o Deus dos Céus Estrelados, retomou seu movimento direto nas proximidades da fronteira da constelação dos Peixes, onde vem mergulhando abissalmente desde o ano passado e por onde ainda continuará abissalmente mergulhado por cerca de mais sete anos à frente.... O Planeta Verde estará nadando cerca de sete a oito graus nos mares dos Peixes até finalmente engendrar seu movimento de marcha-a-ré no miolo do mês de Julho, recuando aparentemente cerca de três a quatro graus até que, no miolo do mês de dezembro de 2012, estará novamente retomando seu movimento direto. Veja a carta celeste para a constelação dos Peixes, mais acima, no Texto sobre Vênus.

Certamente, se acaso você tiver um bom telescópio em casa, poderá tentar encontrar o Planeta Verde nadando entre as estrelinhas bem pouco iluminadas da constelação dos Peixes, não custa tentar!

Em Fevereiro, Urano já começa a apresentar um pequeno andamento. A Ascensão Reta para URANO fica entre 01o.55' e 03o.09' e a Declinação fica entre 00N03 e 00N36

Ao final do mês de Setembro, aproveite a boa oportunidade do tempo de Oposição entre SOL e URANO e use sua aparelhagem de astronomia buscando bem focalizar o Planeta Verde, URANO...

Netuno, o deus dos sonhos e dos mares, encontra-se na fronteira entre as constelações do Capricórnio e do Aquário - onde esteve ao longo do ano de 2011 e por onde ainda pretende estar ao longo do ano de 2012, em função de seu andamento bem lento, realmente. Veja as cartas celestes para as constelações do Capricórnio e de Aquário, mais acima, no Texto sobre o Sol.

NETUNO é um Planeta bem longínquo e exige aparelhagem consistente para ser observado em telescópios bem simpáticos.

Em Fevereiro, a Ascensão Reta para NETUNO fica entre 332O.11' e 333o.12' e a Declinação fica entre 12S01 e 11S38.

Por volta do dia 24 de Agosto, aproveite a boa oportunidade do tempo de Oposição entre SOL e NETUNO e use sua aparelhagem de astronomia buscando bem focalizar o Planeta Azul, NETUNO.....

O APARENTE CAMINHO DA LUA
AO LONGO DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2012

Olhe para o céu e aproveite para saber um tantinho mais sobre os Mitos e Dados Técnicos de algumas Estrelas e Constelações que iluminam o Céu Estrelado!

NÃO PERCA!
Ao longo do mês de Fevereiro, aproveite para bem observar o horizonte oeste após o poente do SOL trazendo a belíssima visão de dois Planetas realmente esplendorosos: VÊNUS, a Bela da Tarde, a Estrela Vespertina, e JÚPITER, o Deus do Olimpo, Deus dos Deuses, a cada noite aproximando-se mais e mais um do outro - união abençoada pela visita da LUA ao finalzinho do mês.

Vá observando o andamento próprio de cada um desses Planetas a cada noite e ao mesmo tempo vendo o quanto VÊNUS vai estar se aproximando de JÚPITER, um tantinho a cada noite: bem ao comecinho do mês de Fevereiro, a distância entre VÊNUS e JÚPITER será de bem mais de um palmo inteiramente aberto contra a abóbada celeste. Por volta do dia 10, a distância já estará bem mais encurtada, realmente. No miolo do mês, VÊNUS vem realmente ansiosa por encontrar-se com JÚPITER - encontro esse que acontecerá efetivamente somente em Março e será descrito em nossa edição para aquele mês -, encurtando a distância entre ambos a olhos vistos. Já para os dias finais do mês de Fevereiro, a Bela da Tarde e o Deus do Olimpo estarão distanciados cerca de apenas um palmo fechado e a passagem da LUA por ambos assinalará este desejo de união entre as luzes planetárias mais belas no céu! Os dias finais de Fevereiro estarão nos brindando com esta maravilhosa visão de Selene beijando VÊNUS e JÚPITER e, para quem tiver a oportunidade de estar em lugar de horizonte oeste baixíssimo e bem plano, é possível que possa observar a presença de MERCÚRIO, brilhando com sua luz amarelada intensa e até piscante, ainda dentro do céu amarelado do cair da noite recente, imediatamente após o poente do Sol.

Observe um tantinho de Mecânica Celeste:

Se você puder observar o céu estrelado durante todo o mês de Fevereiro, poderá bem compreender o fato de que esses Planetas, VÊNUS e JÚPITER, as estrelas e suas constelações, todo o céu parece `andar' e ser `engolido' pelo horizonte oeste um tantinho a cada noite e ao mesmo tempo nos revelando novos surgimentos de estrelas e suas constelações - bem como a chegada dos Planetas MARTE e, algum tempo depois, SATURNO -, no horizonte leste acontecendo cada vez mais cedo.

As Fases da Lua
e os bons e os não tão bons Tempos de Observação
das Estrelas e suas Constelações:

Aproveite os tempos de Lua pós Cheia até os tempos de Lua Minguante e ainda entre Lua Minguante e Lua Nova ...... - e isso significa todo o grande miolo do mês de Fevereiro -, para bem poder apreciar as estrelas e suas constelações.
Quando é tempo de Lua pós Cheia, aproveite para observar o céu estrelado ainda escuro e transparente, ainda antes dos clarões no horizonte leste anunciando a chegada da Lua.
Quando é tempo de Lua Minguante, esta chega a partir da meia-noite, nos proporcionando bons pares de horas de céus escuros e transparentes.
Quando é tempo de quase Lua Nova, temos praticamente a noite inteira para bem nos deliciarmos com nossa observação das estrelas e suas constelações, sem dúvida alguma!
E quando é tempo de Lua Nova buscando tornar-se Lua Crescente, sempre podemos ainda usufruir de algumas poucas noites, com a Lua se pondo no horizonte oeste cedo e nos proporcionando o restante da noite para nossa observação em céus escuros e transparentes.
Durante os tempos de Lua Crescente querendo se tornar Lua Cheia, a noite nos encanta, sim, porém as estrelas e suas constelações desaparecem, escondem-se nas coxias do grande palco da abóbada celeste - noites perfeitas para poetas, seresteiros e enamorados.... mas nem sempre interessante para a observação em céus mais escuros e transparentes.

LUA CHEIA - dia 07, na fronteira entre as constelações do Câncer e do Leão.
LUA MINGUANTE - dia 14, na constelação da Balança e já intencionando adentrar a Cabeça do Escorpião.
LUA NOVA - dia 21, na constelação do Aquário.
DIA 29 - A LUA CRESCENTE acontece bem ao final do dia 29, para os lugares com mais de duas horas à frente do Meridiano Inicial, em Greenwich, Londres
DIA 01 DE MARÇO - LUA CRESCENTE (gmt 01:23)

DIA 01 - A LUA inicia sua jornada no mês de Fevereiro ainda se recordando de seu belíssimo encontro com JÚPITER, o Deus dos Deuses e dos Homens, na constelação de Áries com suas duas estrelas ponteadoras, Hamal e Scheratan, dois dias antes, ao final do mês de Janeiro (neste Trabalho, leia mais sobre a constelação de Áries no texto sobre JÚPITER). Agora a LUA está voltada para adentrar os campos onde o Touro pasta e faz isso encontrando-se com as Irmãs Chorosas, as Pleiades, um aglomerado aberto e que sempre encanta nossos olhos e nosso coração, podendo ser visualizado somente em lugares de céus escuros e transparentes e que a mim me parece como um singelo terço de beleza ímpar e sutil, onde sempre queremos rezar e nos encantar.

DIA 02 - A LUA continua seu passeio pelos campos do Touro e nesta noite estará se apresentando conjugando-se à belíssima estrela Alpha Tauri, Aldebaran, que faz parte decorativa somente ao Aglomerado aberto e em movimento, as Hyades - pois que Aldebaran não pertence a este aglomerado. Saiba mais sobre a constelação do Touro, sua estrela Alpha, Aldebaran, e os Aglomerados abertos, Pleiades e Hyades, acessando http://oceudomes.blogspot.com e busque por nossa edição de Janeiro de 2012.

DIA 03 - A LUA parece querer dedicar-se muitíssimo ao seu passeio pelos campos taurinos, ao mesmo tempo que vai cada vez mais engordando e crescendo a olhos vistos, sempre galgando os céus em direção ao horizonte oeste onde pretende realizar sua Oposição ao SOL no próximo dia 07. Aproveite para bem começar observar a LUA ainda na parte final da tarde, contra o pano de fundo do céu azul anil, nesses próximos dias até a LUA tornar-se Cheia. Por causa da iluminação sempre crescente que a LUA já vem nos oferecendo, a Via Láctea começa a desaparecer, que pena, exatamente nestas vicinitudes por onde a LUA vem passando.... De qualquer forma, você sempre poderá levar seu olhar para bem observar o Gigante Órion
(Esta é uma constelação muito interessante e a linha do Equador celestial passa por ela exatamente em sua estrela Mintaka, Delta Orionis, que faz parte do famoso Cinturão de Orion, mais popularmente conhecido como As Três Marias) .
O Gigante Caçador é seguido bem de perto pelo Cão Maior que, orgulhosamente, sempre exibe sua Estrela Alpha, Sirius, a mais bela de todas as belas estrelas dos céus estrelados. Sirius, em função de sua proximidade, é conhecida como a estrela mais brilhante. A bem da verdade, muitíssimas outras estrelas são mais brilhantes do que Sirius porém situando-se extremamente mais distanciadas e portando parecendo bem mais pálidas do que esta estrela tão próxima a nós.

DIA 04 - A LUA despede-se do Touro e dirige-se para uma conversa sempre muito alegre e profícua com os Gêmeos Castor e Pollux. A constelação Gemini situa-se entre Cancer, Lyinx, Auriga, Taurus, Orion, Monoceros e Canes Minor. A LUA começa a escalar os pés e as pernas dos Gêmeos.

DIA 05 - LUA continua engordando e mais e mais iluminando os céus porém se apagar a luz intensa advinda das Estrelas Alpha e Beta Geminorum:
Castor. Alpha Geminorum. Estrela Dupla Ascensão Reta 07h 33,3m - Declinação + 31o 56' Magnitude visual 1,99 e 2,9 - Distância 45 anos-luz Distância entre estrelas 2",47. Uma estrela binária, branco brilhante e branco pálido, situada na cabeça do Gêmeo ao norte. Representa Castor, o mortal entre os dois Gêmeos, famoso por suas habilidades em domar e tratar cavalos. Leda, esposa de Tindarus, rei de Esparta, é a mãe de Castor e Pollux.
Pollux - Beta Geminorum. Ascensão Reta 07h44,1m - Declinação +28o.05 Magnitude visual 1,21 - Distância 35 anos-luz. Uma estrela alaranjada situada na cabeça do Gêmeo ao Sul. Representa Pollux, filho de JÚPITER e Leda, e é o imortal entre os gêmeos, famoso por sua habilidade no boxe. Muitas vezes chamado de Hercules e simbolicamente nomeado como um Juiz sem Coração.

DIA 06 - LUA despede-se dos Gêmeos Castor e Pollux e dirige-se para a constelação de Câncer, lugar de estrelinhas nada proeminentes mas ao mesmo tempo lugar que acolhe em seu âmago o Presépio, M44, absolutamente impossível de ser observado nestes tempos de LUA quase Cheia! A bem da verdade, para bem podermos observar a constelação de Câncer e suas preciosidades, é preciso que estejamos em lugar de céus escuros e transparentes e usarmos da vista enviesada, volta e meia, para bem visualizarmos o Presépio..., ou senão, nos munir com um simpático par de binóculos para realizarmos esta empreitada encantadora. O Presépio também é conhecido como a Colméia de Abelhas.

DIA 07 - LUA CHEIA - na fronteira entre as constelações do Câncer e do Leão. Finalmente, a LUA encontra-se em Oposição exata ao SOL, formando a LUA Cheia dos boêmios, enamorados e seresteiros. Em tempos de LUA Cheia, a luminosidade é tanta que mesmo no Sítio das Estrelas ou em outros lugares de céus escuros e transparentes, a grande maioria das constelações e suas estrelas simplesmente desaparecem.... e permanecem no céu apenas as estrelonas, ou seja, as estrelas de primeiríssima grandeza ou as demais que as seguem em luminosidade aparente.

Certa vez, um amigo meu astrônomo amador me disse que os antigos desenhavam os mapas das constelações em tempos de LUA Cheia. Eu, pessoalmente, não acho que seja assim não...., a não ser que isso acontecesse em momento de eclipse total da LUA quando o céu estrelado vai escoando a luminosidade da LUA e vai acolhendo a luminosidade das estrelas e suas constelações! Pouco a pouco, as estrelas vão surgindo, vão reaparecendo, vão saindo de seus refúgios da luminosidade da LUA que vai enfraquecendo à medida que o corpo de sombra da Terra avança cobrindo o corpo lunar. O bom do eclipse lunar total é que dura um grande tempo.... para, de repente não mais do que de repente, a escuridão sair de seu breu coberto de luzes estelares e a LUA deixar aparecer um tantinho de sua luz: é o corpo de sombra da Terra começando a abandonar o corpo lunar. Novamente as estrelas buscam por seus desaparecimentos, escondendo-se nas coxias escuras e deixando o palco celeste com seu spot lunar apenas deixando as grandes estrelas dizerem seus textos próprios. Infelizmente o ano de 2012 não nos brindará com o espetáculo grandioso de um eclipse total da LUA.

Dia 08 - Máximo da Chuva de Meteoros Alfa-Centaurídeas, ou seja, o radiante do momento máximo advém próximo à Estrela Alpha Centauri, Rigel Kentaurus ou Bungula ou Toliman. No entanto, será tempo de LUA Cheia e esta é uma questão que certamente estará impedindo nossa boa visão dessa Chuva de Meteoros, infelizmente. Saiba mais sobre a Estrela Alpha Centauri, Rigel Kent, e sobre a constelação do Centauro bem ao começo desse nosso Trabalho.

DIA 09 - A LUA agora encontra-se nos campos do garboso Leão, já tendo se encontrado com Regulus, sua pata, e vem passeando ao longo do corpo estrelado do rei dos animais. Existe uma outra luz interessante passeando pelos campos do Leão: é MARTE, o Planeta Vermelho. Saiba mais sobre o atual andamento de MARTE e sobre a constelação do Leão, retornando algumas páginas, neste Trabalho.

DIA 10 - Na noite alta do dia 10 de fevereiro por volta das duas horas da madrugada (três da matina, ainda em horário de verão) a LUA estará se conjugando a MARTE com ambos bem próximos ao zênite e à Estrela Beta Leonis, Denebola: toda esta cena estará sendo observada de perto por SATURNO, que se encontra em Virgem, um tantinho depois de Spica, a Estrela Alpha Virginis. Saiba mais sobre o andamento de SATURNO e sobre a constelação da Virgem e suas estrelas, retornando algumas páginas neste Trabalho ou mesmo acessando a edição de Janeiro deste Trabalho ou até acessando http://oceudomes.blogspot.com para um maior aprofundamento sobre esta constelação que a olho nú parece tão virginalmente simples, cândida, mas que, através binóculos, telescópios e grandes instrumentos ópticos girando em torno do nosso Planeta, nos são revelados segredos imensos em galáxias e mais galáxias, aglomerados de galáxias...
Richard H. Allen nos diz que Sir William Herschel, em seu tempo de um passado ainda não tão distante de nós, encontrou entre a estrela Denebola, Beta Leonis, e as estrelas Beta, Gamma, Eta e Delta Virginis nada menos do que 323 nebulosas, que mais tarde foram acrescidas para mais de 500 - ou seja, muito mais nebulosas do que as estrelas vistas a olho nu nesta constelação. Ao longo dos tempos, a maior parte dessas `nebulosas' vêm se transformando em aglomerados, em galáxias, em conjunto de galáxias...

DIA 11 - Perigeu da LUA (mínima distância entre Terra e LUA: 360 mil kms.). Deixando os campos onde o Leão ruge, a LUA dirige-se para sua entrada pelos cabelos e pela cabeça e pelo rosto da Virgem. SATURNO encontra-se mais adiante, pacientemente aguardando a proximidade da LUA que, por sua vez, apresenta-se murchando um tanto a cada noite, diminuindo sua luz, LUA boêmia, chegando cada vez mais tarde no horizonte leste e assim nos proporcionando um bom tempo de céus escuros para podermos observar as estrelas e outros objetos interessantes, seja a olho nú ou seja através um bom par de binóculos ou mesmo através um simpático telescópio!

DIA 12 - LUA em Conjunção a SATURNO. No entanto, quando a noite chegar, veremos a LUA já mais adiantada, já tendo realizado seu encontro com o Senhor do Tempo, já deixando a bela Virgem e buscando seu lugar na constelação da Balança. Antigamente, Libra não era considerada uma constelação em separado e sim parte do Escorpião, suas Garras. A bem da verdade, quando olhamos para o céu estrelado em lugares de céus escuros e transparentes, bem podemos entender esta questão: realmente as duas estrelas ponteadoras de Libra mais parecem atuar enquanto as garras do Escorpião, sim.

DIA 13 - Quando a noite alta chegar, após a meia-noite, já madrugada do dia 14, podemos observar a LUA já tendo realizado seu encontro com o prato sul da Balança, Zubenelgenubi (estrela que se situa exatamente na Linha da Eclíptica), e também realizando seu encontro com o prato norte, Zubenelschemalli. SATURNO ainda na constelação da Virgem e, mais ao alto, MARTE na constelação do Leão, são testemunhas desses encontros lunares.

DIA 14 - LUA MINGUANTE - na constelação da Balança e já intencionando adentrar a Cabeça do Escorpião. A LUA Minguante surge no horizonte leste à meia-noite. É interessante se notar que, em lugares escuros e transparentes, assim como no Sítio das Estrelas, onde moro, a luminosidade da LUA Crescente é inteiramente diferente da luminosidade da LUA Minguante - mesmo que estas duas fases signifiquem LUA pela metade! Eu penso que a luminosidade da LUA Crescente é bem mais luminosa, digamos assim, enquanto que a luminosidade da LUA Minguante mais me parece como uma lamparina tremulante, fraquejante, bruxuleante, esmaecida em sua luz também minguante.

DIA 15 - LUA deixando a Balança - ou as Garras do Escorpião - e entrando no animal rastejante dos céus estrelados através sua Cabeça, sempre passando próxima à estrela Acrab:
Acrab. Beta Scorpii. Estrela Dupla AR 16h02m Dec. - 19o.40
Magnitude visual 2,9 e 5,1 Distância entre estrelas 13",63 Uma estrela tripla, branco pálido e lilás, situada na cabeça do Escorpião. Esta estrela é também conhecida por Acrab, nome árabe que deu origem à constelação do Escorpião.
Quando a noite do dia 15 chegar, você terá um bom tempo para observar o céu estrelado e ver surgirem no horizonte leste MARTE e depois, SATURNO, e então, aguardando mais um tantinho, ver surgir a LUA já murchenta e boêmia já tendo se encontrado com Antares, a gigante vermelha rival de MARTE, Anti Ars, e Estrela Alpha Scorpii, também chamada de o Coração do Escorpião.

Agora que a LUA vem chegando na alta madrugada, teremos tempos suficiente para observarmos as estrelas e suas constelações desde o cair da noite. Primeiramente, os tempos imediatamente após o ponte do SOL, servem sempre para nos trazerem a maravilhosa visão de Vênus e de Júpiter buscando encontrarem-se nos céus dôo horizonte oeste, cada noite mais próximos, cada noite mais ansiosos por unirem-se em suas luzes maravilhosas!

Então, por que não nos deixarmos deliciar com a imensa faixa do rio leitoso, a Via Láctea se apresentando desde o norte através Perseus, o Herói, trazendo consigo a Cabeça da Medusa iluminada por sua Estrela Algol, sempre nos surpreendendo pelas mudanças que lhe vão acontecendo........ ainda ao norte, nos apresentando a belíssima Alpha Aurigae, Capela, a estrela mais brilhante da constelação do Cocheiro? A beleza das Pleiades é sempre um tom de delicadeza e de emoção em nossa visão noturna e sempre o amarelado intenso de Aldebarã, Alpha Tauri, aparece de maneira a iluminar mais ainda as Hyades.

Ainda deslizando nosso olhar através o rio leitoso, o leito de algodão da nossa Galáxia, encontramos a beleza imensa do Gigante Órion - que sempre merece ser visto por inteiro, em quase todas suas estrelas visíveis a olho nú, em lugares de céus escuros e transparentes: seu elmo, seu escudo, sua clava e, sem dúvida alguma, seu Cinturão trazendo sua Espada.... A Espada de Órion é sempre um objeto absolutamente maravilhoso de ser visitado por nossos olhos nus ou por nossos olhos através binóculos ou mesmo telescópios: berço de estrelas!

Em lugares de céus escuros e transparentes, buscamos por Rigel, um dos pés do Gigante Caçador e dali podemos partir navegando, sinuosamente, através as estrelinhas tímidas do Rio Eridanus, saudando a Baleia Cetus que se despede no horizonte oeste e continuando enredilhados, até a Foz do Rio, em Achernar, Alpha Eridanus, verdadeira jóia dos céus do sul, bem ao sul, realmente. Neste ponto encontramos com duas verdadeiras nuvens, verdadeiros suspiros de estrelas mostrando-se através nuvens (que são chamadas na roça de As Mulas do Presépio) vistas a olho nú - as Nuvens Grande e Pequena de Magalhães -, ou vistas através binóculos e, fundamentalmente, buscadas e rebuscadas através telescópios (quanto mais potentes, melhor!).

Seguimos nossa viagem através o rio leitoso da Via Láctea e nos deparamos com a mais bela de todas as belas, Sirius, Alpha Canis Majoris. E nosso olhar voltado para o sul continua nos emocionando com a entrada em cena do Navio, desmembrado em Popa, Vela e Quilha (Carina), sempre conduzido por seu piloto Canopus. Para nós, moradores do hemisfério sul, o Navio aparece inteirinho diante de nosso olhar e logo ali, não muito distante de onde estamos. Eu fico sempre pensando que o navio para os moradores do hemisfério norte fica realmente distante e expansivado, um imenso, largo Navio, realmente - assim como temos a impressão de que as pernas da Ursa Maior são imensas e distanciadas entre si....

Seguindo em direção ao Cruzeiro do Sul e ainda mergulhados no rio leitoso da Via Láctea, podemos nos deixar embevecer pela Caixa de Jóias e por tantas outras uniões estelares que podem ser apreciadas a olho nú, certamente, mas que vão nos apresentando suas riquezas através a magnificação das lentes ópticas.

Com a entrada do Cruzeiro do Sul em cena, podemos observar com maior clareza, a meu ver, as estrelas e suas constelações que habitam os céus do sul, em torno do ponto mais ao sul, e certamente sempre podemos delinear a Mosca, o Triangulo Austral, Hydro, Pintor, Dorado....

DIA 16 - Depois de seu encontro com Antares, o Coração do Escorpião, encontro de LUA boêmia com a estrela rival de MARTE, podemos observar o fato de que a LUA deixa o Escorpião e ingressa na décima-terceira constelação do Zodíaco, Ophiucus.
Ophiucus situa-se entre as constelações Serpens Cauda e Serpens Caput (e todas três acabam formando um conjunto imenso de situações entrelaçadas), e também Scorpius, Sagittarius, Scutum, Aquila, Hercules, Corona Borealis, Libra.
Confesso que tenho uma certa dificuldade de bem delinear as figuras do Serpentário, Ophiucus, e da Serpente em sua Cauda. Acho, no entanto, muito interessante poder observar a Cabeça da Serpente, formando uma figura interessantíssima, de estrelas bem tímidas e que podem ser vistas apenas em lugares de céus escuros e transparentes, e apontando para a belíssima e também pouco proeminente constelação da Coroa Boreal, verdadeira jóia dos céus do norte (sempre bem guardada pela Cabeça da Serpente).

DIA 17 - A LUA deixa o Ophiuco e passa próximo
ao ponto de onde se vai para o centro da nossa Galáxia... , ingressando na constelação do Sagitário, constelação que pode ser visualizada formando um verdadeiro Bule de Chá.
Fronteiras: Sagittarius situa-se entre as constelações Corona Australis, Telescopium, Microscopium, Capricornus, Aquila, Scutum, Serpens, Ophiucus, Scorpius. Quando olhamos para a constelação do Sagitário, estamos olhando diretamente em direção ao centro de nossa Galáxia, obscurecida por nuvens de estrelas e de material interestelar. É possível observar o núcleo da Galáxia, entretanto, através ondas infravermelhas ou de radio. O núcleo da Galáxia contém uma forte fonte de emissão de radio designada como Sagitário A. A constelação do Sagitário contém muitos aglomerados estelares e nebulosas que estão entre os objetos mais adoráveis em seus tipos.

DIA 18 - É interessante mantermos em mente o fato de que a LUA continua mais e mais boêmia, ou seja, surgindo no horizonte leste cada vez mais madrugada adentro, já, na verdade, no mesmo momento em que o galo da roça começa a anunciar um novo dia! Sendo assim, sempre em momentos de LUA Minguante já querendo se tornar LUA Nova, temos o céu inteirinho ao longo de praticamente toda a noite e toda a madrugada para podermos estudá-lo bem minuciosamente, céus escuros e transparentes, naturalmente.

Nossa viagem através o rio leitoso e de estrelinhas de algodão, a Via Láctea, continua, agora podendo nos apresentar o Centauro por inteiro, sempre rodeando quase toda a Crux e sempre clamando nossa atenção para suas duas estrelas ponteadoras, Alpha e Beta Centauri, Rigel Kent e Agena - saiba mais sobre estas estrelas ao começo desse nosso Jornal!

Observarmos, ao longo da noite, que quando a Via Láctea começa a querer apresentar a constelação do Escorpião, o Gigante Caçador Órion se esconde atrás do horizonte oeste - dura sina para o Caçador, felicidade para o animal rastejante dos céus estrelados! O rio leitoso e de estrelinhas de algodão da Via Láctea começa a movimentar-se de maneira diferenciada, buscando um lugar mais ao sul e nos deixando entrever de maneira mais nítida as estrelas e constelações do Caminho da Eclíptica e aquelas mais ao norte. É tempo, então, de estudarmos mais aprofundadamente as constelações mais tímidas - como Câncer acolhendo o Presépio em seu ventre delicado, como a Hidra Fêmea que tem sua cabeça próxima ao Câncer e depois apresenta seu coração amarelado da Estrela Alpha Alphard, e que vai serpenteando constelações como a Taça, o belíssimo vôo do Corvo, o rei dos animais do céu, a Virgem, concluindo seu rastejar aos pés da Libra; como o Leão sendo visitado pelo guerreiro Marte, como a Virgem escondendo seus segredos mas os revelando a Saturno que ali vem transitando, como os dois pratos da Balança....; não podemos nos deixar de surpreender, sempre, com a luz intensa e amarelada e chamativa de Arcturus, Alpha Bootes, ao lado da belíssima Coroa Boreal com suas pedras preciosas sendo guardadas pela cabeça da Serpente que Ophiucus segura e reparte em Cauda e Cabeça.... ; e sempre podemos nos divertir um tantinho buscando delinear a figura de desenho estelar interessante do Homem Ajoelhado, Hercules.

Ah, sempre que estivermos em lugares de céus escuros e transparentes e em noites sem Lua, por que não buscarmos e encontrarmos Coma Berenices, a Cabeleira de Berenice, uma das constelações mais emocionantes que já pude observar, em suas estrelinhas extremamente tímidas, aqui, no Sítio das Estrelas, entre o Leão e a Virgem e o Boieiro.

DIA 19 - Sagitário com seu Bule de Chá e sua Terrina de Leite - Existe um Asterismo denominado de O Bule de Chá, composto pelas estrelas Gamma, Epsilon, Delta, Lambda, Fi, Sigma, Tau e Zeta Sagittarii. Outro Asterismo, conhecido por Carro de Leite (ou Concha de Leite), Milk Dipper, a Terrina de Leite, é composto pelas estrelas Zeta, Gamma, Sigma, Fi e Lambda Sagittarii - começa a sair de cena em relação à visita da LUA quase Nova, já quase impossível de ser visualizada por nossos olhos por se encontrar em horizonte leste baixíssimo, inteiramente plano. Visíveis nos céus da madrugada, somente os Planetas SATURNO e MARTE, pois os demais Planetas visíveis encontram-se no seguimento ao SOL - o que MERCÚRIO não pode ser visto por estar muito próximo ao SOL mas VÊNUS e JÚPITER ainda surgem nos céus mais aproximados ao oeste, ao cair da noite. A LUA passa a adentrar a constelação do Capricórnio.

DIA 20 - Ao longo do dia, a LUA caminha pela constelação do Capricórnio, porém sempre na intenção de se encontrar próxima ao SOL, que se encontra ao comecinho da constelação do Aguadeiro, lugar onde LUA e SOL estarão finalmente realizando seu encontro mensal. Posicionamento: Ascensão Reta 20h4m / 21h57m Declinação -8o.7 / -27o.8 Fronteiras: A constelação de Capricornus faz fronteira com Pisces Austrinus, Aquarius, Áquila, Sagittarius, Microscopium.
A constelação do Capricórnio é composta por estrelas bem pouco proeminentes e assim pode ser bem visualizada somente em lugares de céus escuros e transparentes. Eu sempre penso que esta constelação mais se assemelha a uma `fraldinha', por se apresentar em figura bem triangular, digamos assim. A bem da verdade, o caminho da Eclíptica dentro dessa `fraldinha' é bem pequeno com SOL e LUA e os Planetas logo distanciando-se desse pequeno triângulo, já entremeando-se com as estrelinhas bem ziguezagueantes da constelação do Aguadeiro.

DIA 21 - LUA NOVA - na constelação do Aquário. Posicionamento: Ascensão Reta 20h36m / 23h54 - Declinação + 3o 1' a - 25o 2' Fronteiras: A constelação de Aquarius faz fronteira com Pisces, Pegasus, Equuleus, Delphinus, Aquila, Capricornus, Pisces Austrinus, Sculptor.
O Aguadeiro é uma constelação muitíssimo interessante de ser observada, realmente, porém somente em lugares de céus bem escuros e bem transparentes pois suas estrelinhas são extremamente tímidas e vão formando desenhos que eu denomino de `ziguezagueantes' - talvez você tenha que ver essa questão com seus próprios olhos, caro Leitor, para bem entender sobre o que estou falando. A verdade é que eu sempre me delicio imensamente quando estou sob esta constelação pois passo horas a fio tentando desvendar onde realmente começa e onde realmente termina e onde se embrenha muitíssimo com as estrelinhas também tímidas da constelação dos Peixes.

DIA 22 - LUA em Conjunção com MERCÚRIO, ainda em Aquário e ainda ambos distante de nossos olhos ansiosos. LUA continua mergulhada nas ondas de estrelinhas ziguezagueantes do Aquário, já buscando encontrar seu lugar de ressurgimento no horizonte oeste bem baixo.

Quando é tempo de Lua Nova buscando tornar-se Lua Crescente, sempre podemos ainda usufruir de algumas poucas noites, com a Lua se pondo no horizonte oeste cedo e nos proporcionando o restante da noite para nossa observação em céus escuros e transparentes. Sendo assim, retome a leitura do céu estrelado ao longo da noite no mês de Fevereiro, mais acima, para você poder continuar aprofundando seus estudos sobre as estrelas e suas constelações e também se deixar maravilhar pelos segredos que o céu estrelado sempre nos provê.

DIA 23 - LUA já podendo ser visualizada como um finíssimo anel de noivado, com seu aro iluminado sendo apresentado aos nossos olhos ansiosos voltados para o horizonte oeste bem baixo, logo após o cair do SOL. É bem nesse momento que existe uma espécie de comunhão, digamos assim, entre as estrelinhas tímidas do Aguadeiro com as estrelinhas tímidas dos Peixes. De qualquer forma, VÊNUS está presente neste cenário de horizonte oeste pós-poente solar e nadando abissalmente na constelação dos Peixes, um tanto como se apontando o caminho para a LUA, ansiando pelo encontro entre a Bela da Tarde e Selene, em breve. JÚPITER, na constelação de Áries e um tantinho mais alto, é testemunha dessas questões.

DIA 24 - A LUA ingressa na constelação dos Peixes, mergulha em seus mares e já apresenta-se aos nossos olhos como um fino anel que vem ganhando mais e mais um tanto de ouro ou de prata, galgando os céus, em busca de seu encontro mensal com VÊNUS, a Estrela Vespertina. Para saber mais sobre a constelação dos Peixes, retorne à nossa conversa sobre o andamento de VÊNUS, neste Trabalho.

DIA 25 - LUA em Conjunção com VÊNUS. Ah, que maravilhosa visão teremos ao final da tarde, cair da noite, logo após o pôr-do-sol seguido de perto por MERCÚRIO quase que ainda teimando em não se revelar aos nossos olhos - porém podendo ser visto imediatamente após o poente do Sol e em horizonte oeste bem baixo, plano realmente. O encontro entre LUA e VÊNUS é testemunhado de perto por JÚPITER! Temos, portanto, numa só cenário de fim-de-tarde, começo-de-noite, a belíssima visão de três luzes absolutamente estonteantes: VÊNUS sempre maravilhosa, LUA ainda em anel crescente e JÚPITER sempre esfuziante! Sempre nos parece que Planetas próximos ao horizonte oeste piscam...., sei que existem explicações físicas para tanto mas não me atrevo a explicá-las a você, caro Leitor, digo apenas para você ver com seus próprios olhos e depois me dizer alguma coisa. Pelo menos com MERCÚRIO, esta receita parece sempre bem funcionar, assim me parece.

DIA 26 - No anoitecer do dia 26 de fevereiro, não deixe de observar o belíssimo espetáculo do encontro entre LUA, em seu momento entre Nova e Crescente, e JÚPITER, ambos bem próximos ao horizonte oeste e sendo testemunhados por VÊNUS maravilhosa Bela da Tarde, Estrela Vespertina, e também por MERCÚRIO, o Mensageiro dos Deuses e dos Homens, possível de ser visto em lugares de horizonte oeste baixíssimo. O encontro propriamente dito entre LUA e JÚPITER acontecerá na madrugada do dia 27, já distante de nossos olhos.

DIA 27 - Apogeu da LUA (máxima distância entre a Terra e a LUA: 400 mil kms.). Depois de ter se encontrado com JÚPITER, a LUA segue seu caminho buscando tornar-se LUA Crescente, engordando um tantinho de nada a cada noite e iluminando um tantinho a mais a cada noite. LUA na constelação de Áries, sempre marcada por suas duas estrelas ponteadoras, Hamal e Scheratan: sobre Áries, você poderá ler mais informações em nossa conversa sobre JÚPITER, mais atrás. Ainda o cenário próximo ao horizonte oeste após o pôr-do-sol vem nos emocionando: com sorte e em horizonte oeste bem baixo e plano, podemos já identificar a luz amarelada do Mensageiro dos Deuses, MERCÚRIO. Um tantinho mais acima, ainda VÊNUS, a Bela da Tarde, nos emociona em sua atuação de Estrela Vespertina. E um tantinho ainda mais acima, JÚPITER continua fazendo a festa nos céus da constelação de Áries.

DIA 28 - O mês de Fevereiro já está quase terminando e a LUA segue seu caminho através a constelação do Carneiro, já ansiando por seu encontro com as Irmãs Chorosas, as Pleiades, ao comecinho dos campos onde o Touro pasta. É certo que a cada noite a luminosidade da LUA vai crescendo e iluminando os campos e as roças e as estradas e nossas vidas, sim, porém, ao mesmo tempo, tal iluminação sempre crescente vai fazendo com que muitas das estrelas que compõem as constelações em torno comecem a se refugiar em suas sombras, desaparecendo diante de nossos olhos, que pena!

DIA 29 - LUA encontrando-se com as Pleiades, maravilhoso, encantador, delicadíssimo tercinho de estrelas componentes de um aglomerado aberto que sempre nos emociona! Ao cair da tarde, início da noite, não deixe de observar o encontro entre Aldebaran, o Olho Iluminado do Touro, Alpha Tauri, estrela alaranjada/avermelhada que faz parte do aglomerado aberto Hyades apenas visualmente... mas que também sempre nos emociona.

Se você quiser saber mais sobre as Pleiades e as Hyades e sobre Aldebaran, leia na edição de O Céu do Mês em Janeiro, acessando http://oceudomes.blogspot.com.

A LUA CRESCENTE acontece bem ao final do dia 29, para os lugares com mais de duas horas à frente do Meridiano Inicial, em Greenwich, Londres.
 



Temas Apresentados nesta Edição:

Alguns Eventos Interessantes no Céu do Mês de Janeiro
e Previsão dos Eclipses Solares e Lunares do Ano e Trânsito de Vênus

O Aparente Andamento do Sol em Janeiro de 2012

Planetas, os Deuses estão no Céu
O Andamento Aparente de Mercúrio e Vênus em Janeiro e Síntese do Andamento Aparente de Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno ao longo do ano de 2012

  O Aparente Caminho da Lua ao longo do Mês de Janeiro de 2012:
 Olhe para o céu e aproveite para saber um tantinho mais sobre os Mitos que acolhem as Treze Constelações que fazem parte do Zodíaco, o anel de estrelas formando constelações que emolduram o Caminho da Eclíptica



ALGUNS EVENTOS INTERESSANTES NO CÉU DO MÊS DE JANEIRO
 E
PREVISÃO DOS ECLIPSES SOLARES E LUNARES E TRÂNSITO DE VÊNUS
AO LONGO DO ANO DE 2012:


JANEIRO:

LUA Crescente - dia 1, na constelação dos Peixes

DIA 02: Apogeu da LUA, ou seja, distância máxima entre a LUA e a Terra (400 mil quilômetros).

DIA 04: Momento máximo da Chuva de Meteoros denominada de Quadratídeas, na constelação do Boieiro:

Um dos mitos sobre o Boieiro nos diz que este  é Arcas, cuja mãe Callisto foi transformada por Juno em um urso, que no céu é representado pela Ursa Maior .  Enquanto caçava, Arcas aproximou-se de sua mãe e, sem saber que esta havia se transformado em ursa, perseguiu-a até o templo de Júpiter onde a matou e mais tarde, foi ele mesmo morto pelos guardiões do templo.  Júpiter apiedado de tal situação, levou mãe e filho para os céus, através as constelações do Boieiro e da Ursa Maior.
O Boieiro - Ascensão Reta 13h33m / 15h47m  -  Declinação +7o 6' / +55o 2' - é uma das mais antigas constelações e foi mencionada em A Odisséia de Ulisses.  Bootes situa-se entre as constelações Coma Berenices, Virgo, Serpens, Corona Borealis, Hercules, Draco, Ursa Major, Canes Venatici.
Principal Estrela:  ARCTURUS.  Alpha Bootis. 
Ascensão Reta 14h 14,8 - Declinação +19o 17' . Magnitude visual 0,24 - Distância 36 anos-luz. Uma estrela amarelo dourada, situada no joelho esquerdo do Boieiro.  De Arktouros, o Guarda da Ursa.  Também conhecida como O Caçador à espera da Ursa.

Ascensão Reta 230o. e Declinação 50o  do radiante em seu momento máximo de Chuva de Meteoros.  Com o radiante no zênite e em condições ideais de observação, poderão ser vistos cerca de 120 meteoros por hora. 

A LUA se apresentará em seu momento entre Crescente e Cheia e assim, estará permitindo uma melhor observação já na madrugada após as duas da matina, depois de Selene se deitar no horizonte oeste, certamente.

DIA 05: Periélio da Terra, ou seja, a menor distância entre a Terra e o SOL (147.1 milhões de quilômetros).

LUA Cheia - dia 9, na constelação dos Gêmeos
LUA Minguante - dia 16, na constelação da Virgem
Dia 17: Perigeu da LUA, ou seja, mínima distância entre a LUA e a Terra (360 mil quilômetros).
LUA Nova - dia 23, na constelação do Capricórnio
Dia 30: Apogeu da LUA, máxima distância entre a LUA e a Terra (400 mil quilômetros)
LUA Crescente - dia 31, na constelação de Áries

Chuva de Meteoros e Apogeu e Perigeu da LUA e Perihélio são Datas calculadas pelos astrônomos da NASA Fred Espenak e Sumit Dutta (NASA GSFC).


Eclipse Anular do SOL em 20 de Maio - não visível para o Brasil
Eclipse Parcial da LUA em 04 de Junho - pouco visível para o Brasil
Trânsito de VÊNUS em 05/06 de Junho - não visível para o Brasil
Eclipse Total do SOL em 13 de Novembro - não visível para o Brasil
Eclipse penumbral da LUA em 28 de Novembro - visível para o Brasil

Informações extraídas de http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html
All eclipse calculations are by Fred Espenak, and he assumes full responsibility for their accuracy. Permission is freely granted to reproduce this data when accompanied by an acknowledgment:

O APARENTE ANDAMENTO DO SOL EM JANEIRO DE 2012:

Os dias concluidores do ano anterior nos trouxeram o Ponto do Solstício de Dezembro (Verão para o Hemisfério Sul e Inverno para o Hemisfério Norte - embora que, astronomicamente, possamos dizer que este Ponto significa o Apogeu destas Estações e não o começo das mesmas), lugar de aparente andamento máximo do Sol em direção ao Sul, o Trópico de Capricórnio. 
Daquele momento em diante, o SOL parece retornar em seu caminho rumo ao Ponto Vernal, o Equinócio da Primavera e depois, em seu caminho rumo ao Ponto do Solstício Norte, o Trópico de Câncer.  Para os moradores (assim como eu) próximos à Latitude 23 Sul, no momento exato do zênite solar não existe sombra alongada e sim apenas a sombra diretamente oposta ao objeto.
Os primeiros dias do ano nos traz o tempo do Perihélio, quando a Terra e o SOL encontram-se em sua menor distância um em relação ao outro.
O Sol começa o mês de Janeiro passando bastante próximo à estrela Nunki, do Sagitário, tendo a belíssima Coroa Austral ao sul. Esse é um lugar muito bonito do céu porque fica sempre recheado de estrelas, formando mesmo nuvens esbranquiçadas, como se fossem leite derramado.... é a Via Láctea sendo cruzada por nosso astro-rei, nossa estrela mais próxima desde a segunda quinzena de dezembro até o dia 10 de janeiro.
Daí em diante, o SOL aponta seu andamento em direção à constelação do Capricórnio onde visitará as três estrelinhas bem visíveis da entrada um pouquinho depois do dia 25.
O SOL termina o mês de janeiro já bem centralizado em Capricórnio. 


PLANETAS, OS DEUSES ESTÃO NO CÉU
O Andamento Aparente de MERCÚRIO e VÊNUS em Janeiro
Síntese do Andamento Aparente de MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO e NETUNO ao longo do ano de 2012


MERCÚRIO encontra-se bem distanciado do SOL, surgindo nas altas madrugadas como se estivesse anunciando a chegada da luz solar.  Sendo assim, é bom que o observemos este Planeta Mensageiro dos deuses e dos homens, seja acordando muitíssimo cedo, ainda antes do canto inicial do galo, ou seja retornando de alguma festa interessante! À medida que o mês de Janeiro vai acontecendo, a distância entre MERCÚRIO e SOL vai diminuindo, diminuindo..., até que não mais possamos usufruir desse grande prazer de observar este Planeta a olho nu.

MERCÚRIO começa o ano passeando pela constelação do Escorpião - mais propriamente dizendo, pela constelação do Ophiucus, o Serpentário.Quando o Zodíaco foi originalmente nomeado, a Eclíptica não passava pelo Ofiúco, de forma que esta constelação não foi incluída.  Hoje em dia, sim, em função da Precessão,  Ofiúco recebe a passagem da linha da Eclíptica e o Sol passa um bom tempo aqui depois de ter adentrado a Cabeça do Escorpião e passado ao largo de sua estrela Alpha, Antares.  Por volta do dia 10 de janeiro, MERCÚRIO já terá deixado as imediações do ponto que leva para o centro da Galáxia - entre Escorpião e Sagitário - e estará ingressando em Sagitário, o Bule de Chá, por onde caminhará até os dias concluidores do mês de Janeiro, ingressando, então, em Capricórnio, onde estará se encontrando com o Sol, já nos primeiros dias de Fevereiro e distante de nossos olhos, certamente.

A LUA final de ciclo e já buscando tornar-se LUA Nova, encontra-se com MERCÚRIO na madrugada do dia 22.



VÊNUS começa o ano passeando ao miolo da constelação do Capricórnio e vai cumprindo com este andamento capricorniano até a metade de Janeiro quando mergulha nas estrelinhas marolantes da constelação do Aquário.  Sendo assim, ao final da tarde e começo da noite, à noitinha, não perca a visão imperdível do Planeta VÊNUS, a Bela da Tarde, galgando o horizonte oeste após o poente do Sol.  VÊNUS permanecerá brilhando e iluminando os céus do começo da noite ainda durante os meses de fevereiro, março e abril e somente no miolo do mês de maio voltará a engrenar seu movimento de marcha-a-ré para encontrar-se com o Sol em 5/6 de junho. Sendo assim, ao acompanharmos o aparente andamento de VÊNUS ao longo das constelações do Aquário, dos Peixes, de Áries e de Touro, poderemos observar as estrelas mais proeminentes destas constelações bem como as constelações vicinais e suas estrelas, que vão, vagarosamente, se despedindo dos céus estrelados noturnos, caindo no horizonte oeste e desaparecendo de nossa visão...  Acessando http://oceudomes.blogspot.com, você encontrará minha descrição dos céus estrelados ao longo do nosso Verão e de nossa Primavera do hemisfério sul em meu texto sobre Um Passeio pelo Céu Noturno do Sítio das Estrelas: Breve Roteiro de Viagem Celeste para as Quatro Estações do Ano..

O cair da noite do dia 25 de janeiro nos brindará com a belíssima visão da LUA (recém Nova e se revelando em novo ciclo) em conjunção a VÊNUS, em horizonte oeste baixo.  Um tantinho mais acima, JÚPITER estará testemunhando esse maravilhoso encontro.



MARTE começa o ano passeando com sua luz vermelha pela constelação do Leão e próximo à Estrela Denebola e na madrugada do dia 13 de Janeiro poderemos observar a Conjunção entre LUA e MARTE, sempre um espetáculo interessante pois que nos apresenta a luz branca da LUA em contraposição com a luz amarelada-avermelhada do Deus da Guerra.

(DENEBOLA:  Beta Leonis, Ascensão Reta 11h 48,0m - Declinação + 14o 41'
Magnitude visual 2,23 - Distância 43 anos-luz.
Uma estrela azulada na cauda do Leão.  De Al Dhanab al Asad, a Cauda do Leão).

O caminhar do Planeta MARTE estará sendo realizado de maneira bem vagarosa ao longo do mes de Janeiro em função do fato de que no dia 23, o Planeta Vermelho estará engrenando sua marcha-a-ré, ou seja, aparentemente estará se movimentando para trás.  Nessa forma aparente de movimentação, MARTE estará se apresentando aos nossos olhos sempre retornando seu caminho dentro da constelação do Leão até finalmente encontrar-se com a Estrela Alpha, Regulus, já na metade do mes de abril e ali recuperando sua movimentação direta, para frente. Regulus  era uma estrela real e  guardiã do norte - juntamente com Fomalhaut (Alpha Pisces Minor), Aldebaran (Alpha Tauri) e Antares (Alpha Scorpii), consideradas todas estrelas reais do céu dos persas, na antiguidade.  Em virtude de um engano de Ptolomeu, que a nomeou de Pequeno Rei, hoje conhecemos esta estrela como Regulus.  Por se situar extremamente próxima à linha da Eclíptica, podemos sempre apreciar a LUA e os Planetas visíveis passando bem grudados à Regulus.

MARTE entra em cena nos céus estrelados do mes de janeiro por volta das 23 horas, podendo, portanto, ser observado ao longo da noite e nos trazendo a boa oportunidade de bem estudarmos a constelação do Leão  as constelações e suas estrelas nas vizinhanças.

Nesse vai-e-vem na constelação do Leão, MARTE gastará meio ano, sem dúvida alguma.  No entanto, quando MARTE ingressar em Virgem, em começo de Julho, deverá realizar essa passagem bem rapidamente, encontrando-se com Spica, Alpha Virgo, no miolo do mês de agosto e já se voltando para pesar-se nos dois pratos da Balança a partir do final de Agosto, encontrando-se com Alpha Librae, Zubenelgenubi, por volta de 10 de Setembro e com Beta Librae, Zubenelschemali, por volta de 23 de Setembro.  Nos primeiros dias do mês de Outubro, MARTE estará adentrando a Cabeça do Escorpião, fazendo sua Conjunção com sua estrela-rival, Antares, Alpha Scorpii, por volta de 19 de Outubro e a partir de então, mergulhar nos braços do Serpentário, Ophiucus, para fazer o direcionamento de seu caminho em direção ao Sagitário por volta de 20 de novembro.  O ano termina com MARTE aos pés do Capricórnio.



JÚPITER inicia o ano de 2012 com uma bela Conjunção com a LUA, na noite do dia 02 (e novamente este encontro acontecerá bem ao final do mês de Janeiro, no dia 30) e o Deus dos Deuses situa-se nas proximidades da fronteira da constelação dos Peixes com a constelação de Áries, já tendo ultrapassado o Ponto Vernal, o Equinócio da Primavera, entrecruzamento das Linhas da Eclíptica e do Equador Celeste desde o mês de maio de 2011 e andado bem rapidamente, encontrando-se com as estrelas Alpha e Beta da constelação de Áries, Hamal e Sheratan, atuando seu movimento de marcha-a-ré a partir de agosto passado e retomando seu movimento direto ao final do ano que recém findou.

HAMAL. Alpha Arietis. Ascensão Reta 02h06,1 - Declinação +23o 22 Magnitude visual aparente 2,23 - Distância 76 anos-luz. Uma estrela amarelada situada na testa do Carneiro. De al Hamal, a Cabra também a Ovelha. Simbolicamente chamada de Ferida Mortal.

SHERATAN - Beta Arietis. Magnitude visual 2.7 - Distância 52 anos-luz.
A Pérola Branca. Uma estrela branco perolado situada no chifre do Carneiro e chamada normalmente por Chifre ao Norte.

JÚPITER parece feliz da vida, todo sempre brilhante e esfuziante dentro dos céus estrelados da noite e bem visível aos nossos olhos fascinados pelo deus dos deuses!  A verdade é que a partir de agora JÚPITER tem gana de vivenciar a constelação de Áries de maneira bem rápida de forma que possa vir a encontrar-se com as irmãs chorosas, as Pleiades, em começo de junho de 2012 e encontrar-se com a belíssima Aldebarã, o Olho Iluminado do Touro, em final de julho de 2012.  Dessa forma, podemos verificar que JÚPITER estará adentrando os campos onde o Touro pasta já a partir de junho.  Em outubro, JÚPITER entrará em seu movimento de marcha-a-ré, novamente encontrando-se com Aldebarã em final de dezembro de 2012.  A bem da verdade, com a entrada de JÚPITER em Touro, poderemos ter a imensa oportunidade de bem estudarmos dois Aglomerados Abertos que efetivamente cativam nossos olhos: as Pleiades e as Hyades.  E também veremos que JÚPITER estará mergulhando em lugares dos céus estrelados que acolhem a belíssima Via Láctea!

Leia mais informações sobre os Aglomerados das Pleiades e das Hyades (nesse último, mora Aldebaran, Alpha Tauri):

ALDEBARAN.  Alpha Tauri.  Ascensão Reta 04h34,8m - Declinação +16o 28' . Magnitude visual 1,06 - Distância 68 anos-luz. Uma estrela gigante alaranjada marcando o olho esquerdo e sul do Touro.  Seu nome advém de Al Dabaran, Aquela que Segue. Aquela que vem antes da Estrela da Água, isto é, das Pleiades.

AGLOMERADO ABERTO TAURUS - HYADES - Magnitude fotográfica global 0,8    Distância kpc 0,040. Diâmetro 400'   Tipo Espectral A2. Hyades - Aglomerado em movimento: Grupo de mais de 200 estrelas que circundam Aldebarã e que se deslocam todas para um mesmo ponto do céu, próximo a Betelgeuse, a estrela-alpha de Órion.  Estas estrelas são um aglomerado aberto e seu desenho forma a cabeça do Touro.  Todas as estrelas encontram-se em movimento em conjunto e por esta razão as Hyades são chamadas de Aglomerado em Movimento do Touro.  A estrela Alpha Tauri, Aldebarã, gigante alaranjada, adorna as Hyades como se fosse uma gema brilhante porém não é membro desse aglomerado por se situar cerca da metade do caminho entre o centro das Hyades e nosso Sol.

AGLOMERADO ABERTO - PLEIADES. Ascensão Reta 03h45m    Declinação +24o.04. Magnitude fotográfica global 1,6   Distância kpc 0,125. Diâmetro  120'  Tipo Espectral B6. Distância: cerca de 350 anos-luz.  Aglomerado de mais de 400 estrelas em uma área de um grau de diâmetro e facilmente visível a olho nu.

O começo de dezembro de 2012 será um momento estupendo para você fotografar o Deus dos Deuses, JÚPITER, em seu momento de Oposição ao Sol, momento ímpar para você realizar belíssimas fotos deste Planeta grandiosamente exuberante!



SATURNO começa o ano passeando querendo, aparentemente, concluir sua passagem pela constelação da Virgem.... Ledo engano: em começo de Fevereiro, SATURNO ingressará em seu movimento de marcha-a-ré (e por esta razão vem caminhando ainda mais lentamente do que seu costume).  Na madrugada alta do dia 17 de Janeiro, poderemos observar a Conjunção entre LUA e SATURNO, ambos muito próximos à estrela Alpha Virgo, a belíssima Spica!

Sendo assim, ainda teremos a oportunidade ímpar de observarmos a belíssima conjunção entre SATURNO e a estrela Spica, Alpha Virgo, durante o mês de Maio e ainda durante os primeiros dias do mês de Junho, quando o Senhor do Tempo deverá retomar seu movimento direto ao final de Junho, sempre bem conjugado à Spica, realmente!   SATURNO somente se desgarrará da proximidade com a estrela Alpha Virgo já para a metade em diante do mês de Agosto.  

Sem dúvida alguma, 2012 será um ano voltado para bem podermos nos deliciar com a maravilhosa visão de SATURNO sempre bem próximo à Spica.

SPICA.  Alpha Virginis.  Ascensão Reta 13h 24,1m  Declinação -11o 03' .
Magnitude visual 1,21 - Distância 220 anos-luz.
Uma estrela binária branco brilhante no ramo de trigo  que a Virgem carrega em sua mão voltada para o sul. Freqüentemente chamada de Arista (nome também usado para designar esta constelação) e também conhecida como Azimech


Eu penso, portanto, que seria muito interessante se pudermos bem estudar sobre a constelação da Virgem, a maior em extensão na Linha das constelações do Zodíaco: em Virgem, existem estrelas simpáticas a serem estudadas juntamente com as constelações e suas estrelas nas vicinitudes; existem aglomerados tantos, galáxias e mais galáxias e mais galáxias!  Se você quiser saber sobre o mito, sobre as estrelas e aglomerados e galáxias e o importantíssimo aglomerado de Galáxias em Virgem, acesse minha Página sobre estes temas emhttp://sobrevirgo.blogspot.com

Ao comecinho do mês de outubro, poderemos presenciar SATURNO dizendo adeus à Virgem e ingressando na constelação da Libra.  Já bem ao final do ano de 2012, estaremos podendo observar SATURNO muitíssimo aproximado da estrela Alpha Librae, Zubenelgenubi, um dos dois pratos da Balança. 

ZUBENELGENUBI, (O Prato) dA Balança do Sul.  Alpha Librae. Estrela Dupla .
Ascensão Reta 14h49,8. - Declinação -15o 54' . Magnitude visual 2,90 - Distância 66 anos-luz.
Uma estrela dupla, amarelo pálido e cinza claro, situada no prato ao sul da Balança.  Seu nome é Zubenelgenubi, de Al Zuban al Janubiyyah, a Garra do Sul - uma referência para quando Libra fazia parte do Escorpião.  Em outra versão, Kiffa Australis, o Cesto austral, nome árabe que designa o cesto ou prato austral da constelação da Balança. Esta Estrela situa-se exatamente na linha da Eclíptica.  Dessa forma, sempre poderemos observar a Lua e os Planetas passando por entre as duas principais estrelas da Balança.

Não deixe de observar SATURNO no céu estrelado, com sua luz de um amarelo pálido e envelhecido...  SATURNO é o último Planeta visível a olho nú.  2012 será, sem dúvida alguma, um grande momento para observarmos SATURNO e seu andamento em esplendorosa Virgem e sua vizinhança:

Spica, Alpha Virgo, é uma estrela que sempre chama atenção por seu brilho e sua altivez.  Um tantinho ao norte, outra estrela acompanha  e rivaliza com Spica: é Arcturus, a estrela Alpha do Boieiro.  Ainda antes da chegada de Spica, o Corvo, em seu vôo elipsal voltado para o sul, vem anunciando a Virgem.   Em termos das constelações do Zodíaco, o garboso Leão antecede a Virgem e realmente seu desenho de estrelas é bem impressionante e bem marcado pela estrela Alpha Regulus, o pé do rei dos animais, e pela estrela Beta Denebola, sua cauda.  Entre o Leão e o Boeiro, encontraremos um pedaço do céu que é verdadeiramente maravilhoso: a Cabeleira de Berenice, com suas tímidas estrelinhas formando suas sedosas mechas - espetáculo que pode ser visualizado somente em lugares de céus escuros e transparentes, com toda a certeza.  E a Virgem é seguida pela Balança, constelação que se evidencia por suas duas estrelas ponteadoras dos pratos a serem bem equilibrados, Zubenelzenubi e Zubenelschemalli.  A Balança marca a presença do Escorpião - de tal forma que, antigamente, as estrelas Alpha e Beta Librae eram consideradas como as Garras do Escorpião. 

Para quem pode usufruir de morar ou visitar lugares de céus escuros e transparentes, é sempre muito interessante se poder acompanhar o enredilhado rastejador das tímidas estrelinhas da Hydra, com sua cabeça apontando para a também tímida constelação de Câncer acolhendo seu maravilhoso Presépio, berço de estrelas-bebês que viajam juntas, e com seu coração batendo intensamente através sua estrela Alpha, Alphard, e seu corpo seguindo enredilhando e rastejando apresentando o sul para o Leão, para a Taça, para o Corvo, para a Virgem..., indo terminar na Balança.

Alguns mapas celestes nos mostram um dos pés da Virgem já adentrando a constelação da Balança e é interessantíssimo se notar o fato de que neste lado do céu surge a figura estranha da Cabeça da Serpente, belíssimo asterismo a ser observado apenas em lugares de céus escuros e transparentes.  A Cabeça da Serpente parece estar guardando tanto os pés da Virgem quanto, e fundamentalmente, a Coroa Boreal, espetáculo de retirar o fôlego, pequeno arco de estrelas situado entre o Boieiro e o Herói Sentado, Hercules.

Por volta do dia 16 de Abril, não deixe de se munir com sua fantástica máquina fotográfica e realize belas fotos do Senhor do Tempo, SATURNO em Oposição ao Sol, em seu melhor momento para ser fotografado!



URANO Em 11 de dezembro de 2011, URANO, o Deus dos Céus Estrelados, retomou seu movimento direto nas proximidades da fronteira da constelação dos Peixes, onde vem mergulhando abissalmente desde o ano passado e por onde ainda continuará abissalmente mergulhado por cerca de mais sete anos à frente....  O Planeta Verde estará nadando cerca de sete a oito graus nos mares dos Peixes até finalmente engendrar seu movimento de marcha-a-ré no miolo do mês de Julho, recuando aparentemente cerca de três a quatro graus até que, no miolo do mês de dezembro de 2012, estará novamente retomando seu movimento direto. 

Certamente, se acaso você tiver um bom telescópio em casa, poderá tentar encontrar o Planeta Verde nadando entre as estrelinhas bem pouco iluminadas da constelação dos Peixes, não custa tentar! 

Em Janeiro, a Ascensão Reta para URANO fica entre 01o.3' e 01o.53' e a Declinação fica entre 00s19 e 00n02

Ao final do mês de Setembro, aproveite a boa oportunidade do tempo de Oposição entre Sol e URANO e use sua aparelhagem de astronomia buscando bem focalizar o Planeta Verde, URANO...


NETUNO encontra-se na fronteira entre as constelações do Capricórnio e do Aquário - onde esteve ao longo do ano de 2011 e por onde ainda pretende estar ao longo do ano de 2012, em função de seu andamento bem lento, realmente.  

NETUNO é um Planeta bem longínquo e exige aparelhagem consistente para ser observado em telescópios bem simpáticos. 

Em Janeiro, a Ascensão Reta para NETUNO fica entre 331o.13' e 332o.09'  e a Declinação fica entre 12s22 e 12s01.

Por volta do dia 24 de Agosto, aproveite a boa oportunidade do tempo de Oposição entre Sol e NETUNO e use sua aparelhagem de astronomia buscando bem focalizar o Planeta Azul, NETUNO.....



O APARENTE CAMINHO DA LUA AO LONGO DO MÊS DE JANEIRO DE 2012
 - Olhe para o céu e aproveite para saber um tantinho mais sobre os Mitos que acolhem as Treze Constelações que fazem parte do Zodíaco, o anel de estrelas formando constelações que emolduram o Caminho da Eclíptica:


DIA 01: A LUA começa o ano concluindo a constelação dos Peixes e realizando seu momento de LUA Minguante (06:16 GMT).  A constelação dos Peixes é muito interessante pois possui dois círculos separados entre si e acaba misturando-se, sempre em estrelinhas bem pouco visíveis, com as ondinhas marolantes da constelação do Aquário e conclui-se já próximo ao centro do grande quadrado formado pela constelação do cavalo alado, Pegasus. É neste lugar que também estaremos encontrando o Ponto Vernal, Equinócio da Primavera, o ponto de entrecruzamento entre as Linhas da Eclíptica e do Equador Celestial.  Olhando para o norte, estaremos diante de um dos mais belos mitos transformado em constelações: o mito de Andromeda, a bela princesa presa a uma ilha e ameaçada por uma baleia monstruosa, Cetus.  Perseus salva Andromeda e para tanto, usa seu Cavalo Alado, Pegasus.  Bem ao norte, poderemos ver o pai  de Andromeda, Cepheus, e a madrasta Cassiopéia. 

DIA 02: Apogeu da LUA, ou seja, distância máxima entre a LUA e a Terra (400 mil quilômetros).  Logo ao cair da noite poderemos nos deixar enlear com a belíssima visão da Conjunção entre LUA e JÚPITER, ambos já tendo concluído a constelação dos Peixes e dando entrada à constelação de Áries, com suas duas estrelas ponteadoras, Hamal e Scheratan.

DIA 03: LUA inchando mais e mais e a cada noite aparecendo mais aproximada do horizonte leste. É interessante se notar que à medida que a LUA incha, as constelações e suas estrelas menos proeminentes vão desaparecendo...  No campo e distante das luzes urbanas, podemos andar pelos gramados dos Sitios e pelas estradas rurais em o auxílio de lanternas, pois que a luminosidade da LUA já nos é suficiente para bem olharmos nossos caminhos.

DIA 04Momento máximo da Chuva de Meteoros denominada de Quadratídeas, na constelação do Boieiro. A LUA se apresentará em seu momento entre Crescente e Cheia e assim, estará permitindo uma melhor observação já na madrugada após as duas da matina, depois de Selene se deitar no horizonte oeste, certamente.

DIA 05:  LUA encontrando-se com as Pleiades, as Irmãs Chorosas (Seus nomes são: Alcyone, Maia, Electra, Merope, Taygette, Celaeno e Sterope, com a adição dos pais, Atlas e Pleione) e formam um aglomerado, com Alcyone como estrela principal, situado no ombro do Touro. Touro é considerado a mais antiga de todas as constelações e talvez a primeira a ser delimitada pelos babilônios, que a utilizaram para marcar o início do ano, pois o equinócio da primavera, há 4000 AC , localizava-se neste asterismo.  Aliás, o estudo de todos os antigos zodíacos mostram o seu início no Touro: o ano começava com o aparecer matinal das Pleiades na primavera, e o inverno, com o seu aparecimento vespertino no outono.  O aparecimento das Pleiades em novembro era saudado como a festa dos mortos, que comemoramos até hoje. Povos da antiguidade, como os caldeus e hebreus, davam ao mês de novembro o nome de Pleiades. No mais antigo de todos os zodíacos egípcios - o de Denderah -, a constelação do Touro está associada a Osíris, que era o deus especial do Nilo.

DIA 06:  LUA encontrando-se com Aldebarã, o Olho Iluminado do Touro, a Estrela Alpha Tauri, que pode ser vista como se fazendo parte do Aglomerado Aberto e em movimento,  Hyades.  O nascer helíaco das Hyades, principal aglomerado do Touro, era associado à estação da chuva - donde a origem do seu nome, que significava `chover'. As Hyades são um grupo de mais de 200 estrelas que circundam Aldebarã e que se deslocam todas para um mesmo ponto do céu, próximo a Betelgeuse, a estrela-alpha de Órion.  Estas estrelas são um aglomerado aberto e seu desenho forma a cabeça do Touro.  Todas as estrelas encontram-se em movimento em conjunto e por esta razão as Hyades são chamadas de Aglomerado em Movimento do Touro.  A estrela Alpha Tauri, Aldebarã, gigante alaranjada, adorna as Hyades como se fosse uma gema brilhante porém não é membro desse aglomerado por se situar cerca da metade do caminho entre o centro das Hyades e nosso Sol.

DIA 07: A LUA continua se apresentando mais e mais iluminada e inchada, arredondando um pouquinho mais a cada noite e sempre se dirigindo para o horizonte leste, quando a noite cai.  Se prestarmos boa atenção e se estivermos em lugares amplos e com boa visão do céu da tarde, céu cor de anil, observaremos Selene já presente!  A LUA se despede dos campos do Touro e agora tem toda a intenção de encontrar-se com os Gêmeos Castor e Pollux. 

DIA 08:  LUA caminhando através os corpos dos dois Gêmeos Castor e Pollux, filhos de Leda e JÚPITER. A origem deste asterismo prende-se à coincidência de estar o SOL nesta região do céu no período posterior às inundações do Nilo, precedendo a época da germinação e anunciando a fecundidade.  Inscrições existentes no túmulo de Ramsés VI, do século XIIII AC, mostram dois brotos de plantas no lugar dos Gêmeos: e à semelhança desta representação, no Atlas Celeste de Bayer, Pollux é encontrado armado de uma foice.
Na antiguidade, a constelação dos Gêmeos foi freqüentemente representada pela figura de duas estrelas sobre um navio, pois Castor e Pollux são considerados divindades protetoras dos marinheiros e viajantes.

DIA 09: LUA Cheia  conversando diretamente com os Gêmeos Castor e Pollux.  Mesmo com a LUA Cheia, eu creio ser possível bem visualizarmos estas duas estrelas que podem ser assim descritas: Castor. Alpha Geminorum.  Estrela Dupla: Uma estrela binária,  branco brilhante e branco pálido, situada na cabeça do Gêmeo ao norte.  Representa Castor, o mortal entre os dois Gêmeos, famoso por suas habilidades em domar e tratar cavalos.  Leda, esposa de Tindarus, rei de Esparta, é a mãe de Castor e Pollux.  Pollux - Beta Geminorum. Uma estrela alaranjada situada na cabeça do Gêmeo ao Sul.  Representa Pollux, filho de JÚPITER e Leda, e é o imortal entre os gêmeos,  famoso por sua habilidade no boxe.  Muitas vezes chamado de Hercules e simbolicamente nomeado como um Juiz sem Coração.

DIA 10:  LUA dizendo até logo aos Gêmeos Castor e Pollux e dirigindo-se para seu encontro com a constelação do Câncer, que acolhe NGC 2632 - M 44 - Aglomerado Aberto, O Presépio : Situado entre as Mulas do Sul e do Norte, contendo mais de 300 estrelas fusionadas e entre Magnitude visual 6 e 12 - verdadeira maravilha de poder ser observada, como se fosse uma LUA cheia de estrelinhas tímidas.  Um aglomerado situado na cabeça do Caranguejo, popularmente chamado de Colméia de Abelhas e conhecido pelos chineses pelo nome de Tseih, She Ke, Exalação dos Corpos Empilhados.  O Presépio representa a mangedoura onde Baco e Vulcano esconderam os dois jumentos.

DIA 11:  A LUA começa a chegar mais tardiamente a cada noite e sempre se apresentando mais e mais murchenta, diminuindo gradativamente seu brilho e sua luminosidade, certamente.  Agora, portanto, podemos bem usufruir da oportunidade de darmos uma boa olhada no céu estrelado escuro antes dos rasgos de luz da Selene surgirem atrás do horizonte leste!  Com boa sorte e em lugares de céus escuros e transparentes, podemos observar as duas estrelinhas ponteadoras de Câncer acolhendo em seu miolo O Presépio.

DIA 12:  A LUA despede-se da constelação bem pouco iluminada (porém maravilhosa!) de Câncer e passa a querer se encontrar com o rei dos animais do céu, a constelação do Leão e seu primeiro encontro acontece com a Estrela Alpha, Regulus, que faz parte do asterismo denominado de A Foice ou os pés e a cabeça (a juba) do Leão garboso.  Esta constelação do Zodíaco representa o Leão de Neméia que se originava da LUA e que foi degolado por Hércules.

DIA 13:  LUA ainda encontrando-se com o Leão. Constelação das primeiras conhecidas dos babilônios que, como todos os povos da antiguidade, associavam o Leão ao SOL.  O Leão é, realmente, a mais notável de todas as constelações zoDIAcais, já que o SOL encontrava-se neste signo no solstício do verão, na época em que esse asterismo foi instituído.  Realmente, esta antiga constelação era reconhecida por muitas civilizações antigas, incluindo aquelas na Babilônia, no Egito e na Grécia.  Para os egípcios, a entrada do SOL no signo do Leão correspondia às inundações do Nilo e servia, portanto, como importante referência  à atividade agrícola, pois a inundação trazia a fertilidade das margens do Nilo.

DIA 14:  Na madrugada do dia 14 de Janeiro poderemos observar a Conjunção entre LUA e MARTE, sempre um espetáculo interessante pois que nos apresenta a luz branca da LUA em contraposição com a luz amarelada-avermelhada do Deus da Guerra.  Este encontro acontece diante daEstrela Beta Leonis, Denebola (Deneb quer dizer cauda e é um nome que aparece em algumas estrelas do céu, certamente).  Na noite do dia 14, a LUA, já bem mais murchenta, estará adentrando o lugar da Virgem e essa entrada se faz sempre através os cabelos e a cabeça desta constelação.

DIA 15:  LUA encontrando-se com a Virgem.  Esta constelação representa Erigone, filha de Icarius, que se enforcou por causa da grande dor causada pela morte de seu pai.  Outros dizem que é Astraea, filha de um dos Titans, e que lutou com alguns deuses contra seu próprio pai.  Em outra versão, esta constelação representa Perséfone, filha da irmã de JÚPITER, Ceres, (Demeter).  Ceres é a deusa da agricultura e aquela que ensinou aos homens plantarem o trigo, colherem e fazerem o pão que os alimenta. (A Estrela-Alpha Virgo representa a espiga de trigo, é Spica). 

DIA 16: LUA Minguante, em Virgem e muitíssimo próxima à Estrela Alpha Virgo, Spica (que se situa na Linha na Eclíptica) e já fazendo Conjunção com SATURNO, o Deus do Tempo, que se encontra na proximidade.  Belíssimo espetáculo, sem dúvida alguma.  Veja que a LUA Minguante surge no horizonte leste à meia-noite e quando o dia começa, às seis da matina, podemos vê-la no zênite, no alto do céu.

DIA 17: Perigeu da LUA, ou seja, mínima distância entre a LUA e a Terra (360 mil quilômetros).  LUA tendo deixando a Virgem, ingressa em Libra e dirige-se para seu encontro com os dois pratos da Balança: Zubenelgenubi, Alpha Librae e Zubenelschemali, Beta Librae.   A constelação representa a balança onde Astreia pesou os feitos dos homens e apresentou-os a JÚPITER.  Antigamente, Libra não era considerada uma constelação em separado e sim parte do Escorpião, suas Garras.  O sacerdote egipcio Manethon, que viveu no seculo III AC, registrou que as garras do escorpião, que iam até os pes da Virgem, foram transformadas nos pratos da balança.  Durante o equinócio do outono, o SOL se encontrava em Libra.  Ora , como no equinocio os dias e as noites são de igual duração, levantou-se a hipótese de ter sido essa a origem do nome desta constelação.

DIA 18:  LUA chegando cada vez mais tarde - ou mais cedo, de madrugada, LUA Boêmia!  LUA saindo das Garras do Escorpião ou Libra ou Balança e ingressando na Cabeça do Escorpião.  Esta constelação representa o escorpião morto por Orion.  Os poetas gregos nos ensinavam que Scorpius foi o animal enviado por Diana para matar Orion, que intervinha nas atividades da caçadora, mas ele nunca conseguia atingir a sua meta: realmente, as estrelas de Orion desaparecem no ocidente justamente quando o Escorpião nasce no oriente.

DIA 19:  LUA encontrando-se com o Coração do Escorpião, Antares, Alpha Scorpii - Uma estrela binária, intensamente avermelhada e verde-esmeralda, situada no corpo do Escorpião.  De Anti-Ares, similar ou Rival de Ares, MARTE. Foi uma das quatro estrelas reais da Pérsia, cerca de 3.000 anos a.c., e atuava como a Guardiã do Oeste pois marcava o Equinócio de Outono. Muitas vezes chamada de Coração do Escorpião, Cor Scorpio.  A cada noite, a LUA torna-se mais e mais boêmia e esse fato nos deixa com um largo tempo para bem observarmos o céu estrelado, fundamentalmente quando estamos em lugares de céus escuros e transparentes.

DIA 20: Após seu encontro com Antares, a estrela rival de MARTE, a LUA deixa o Escorpião (mesmo que permaneça em sua vizinhança bem próxima) para adentrar a constelação do Ophiuco, a 13a. constelação do Zodíaco e inserida neste contexto em função da precessão equinocial atual. O Ophiuco tem como mito Hercules que, quando criança, estrangulou duas serpentes enviadas por Juno para mata-lo enquanto dormia em seu berço.  Esta constelação também foi chamada de Esculapius, o pai da medicina.

DIA 21:  A LUA vem tomar Chá com a constelação do Sagitário (que bem se parece com o desenho de um Bule de Chá).  Esta constelação representa o sábio e justo Centauro Quíron, que se distinguia dos seus semelhantes, que eram incultos e brutais, pela sua sabedoria.
Tendo aprendido dos seus preceptores a arte divina da medicina e da caça, teve como discípulos os Argonautas. Imortal,  num combate de Centauros e Paites, acidentalmente foi ferido no tornozelo por uma flecha envenenada atirada por Hercules quando da luta de ambos contra os demais centauros.  Como Quíron era um semideus, teria que viver eternamente com aquela ferida que nunca era curada.  Sofrendo de dores atrozes, ofereceu Quíron sua imortalidade a Prometeu. Morto, foi colocado por JÚPITER entre as estrelas.

DIA 22:  A LUA final de ciclo e já buscando tornar-se LUA Nova, encontra-se com MERCÚRIO na madrugada do dia 22.  Ainda sobre a constelação do Sagitário, é interessante sabermos que Inscrições encontradas na Babilônia e nos monumentos persas mostram esse asterismo personificado como o deus arqueiro da guerra  de Nergal.  No Egito, era representado como um Centauro alado, galopando para o ocidente e trazendo um longo chapéu, com um arco esticado, a fim de arremessar uma flecha no corpo do escorpião.  No tumulo de Ramsés VI é representado, unicamente, como um flecha.


DIA 23: LUA Nova em Capricórnio. A denominação Capricórnio, dada pelos caldeus e babilônios, prende-se talvez a uma associação com as cabras que desciam das montanhas com a chegada do inverno; o SOL atinge neste signo o seu maior afastamento do Pólo Norte.  Há 2 mil anos, com efeito, o SOL atingia Capricórnio no solstício do inverno e Câncer, no solstício do verão.  Daí a denominação dada pelos geógrafos à linha que passa a 23o ao sul do Equador de Tropico de Capricórnio, e à que passa a 23o ao norte de Equador, de Tropico de Câncer.  O Sagitário é, atualmente, o ponto onde o SOL se encontra quando está mais ao sul.

DIA 24: LUA ainda transitando por Capricórnio e ousando retornar à nossa visão, enquanto um finíssimo anel em horizonte baixo oeste.  Aindasobre o Capricórnio, devemos saber que durante a guerra contra os Gigantes, os Deuses foram levados ao Egito, sendo perseguidos por Tifão. Para escaparem do inimigo, os Deuses tiveram que trocar de forma.  Pan, mergulhando no Milo, ficou com a parte superior de seu corpo transformada em cabra e a parte inferior, em peixe.  JÚPITER considerou que este feito merecia ser comemorado nos céus. 

DIA 25:  O cair da noite do dia 25 de janeiro nos brindará com a belíssima visão da LUA (recém Nova e em finíssimo anel dourado iluminado pela luz do SOL poente e se revelando em novo ciclo) em conjunção a VÊNUS, em horizonte oeste baixo.  Um tantinho mais acima, JÚPITER estará testemunhando esse maravilhoso encontro.

DIA 26:  LUA começando a se afastar de VÊNUS e galgando os céus e já apresentando-se em anel mais encorpado e ingressando em Aquário.  O Aguadeiro representa Ganimedes, filho de Callisto, a mais bela dos mortais.  O rapaz foi carregado para os céus por uma águia para atuar como copeiro de JÚPITER.  De acordo com outro mito, seria Deucalion, filho de Prometeus, que foi levado aos céus em memória de um Dilúvio onde somente ele e Pyrra foram salvos.

DIA 27:  LUA começando a se apresentar mais encorpada em sempre galgando os céus, do oeste para o leste, buscando seu lugar no zênite, tornando-se LUA Crescente, mais adiante.  Ainda em Aquário, a LUA pode nos contar outras informações sobre esta constelação: Desde as mais remotas eras, este asterismo foi associado à água, pois o SOL passava por esta região do céu durante as estações da chuva, nos meses de fevereiro.  Nos mais antigos monumentos da Babilônia, já encontramos para representa-la a figura de um homem a entornar a água de um vaso sobre um pequeno peixe, o Peixe Austral.  Para os egípcios, as estrelas Alfa e Omicron do Aquário indicavam o início dos tempos de semeadura, que vinha após as inundações do Nilo.  No tumulo de Ramsés VI este signo está representado pela água.

DIA 28:  LUA em Peixes. Embora não seja uma constelação que apresente estrelas proeminentes, Peixes faz parte das constelações zodiacais desde os tempos das mais antigas civilizações.  Peixes encontra-se ao sul e ao leste do grande quadrado de Pegasus.  Devido à Precessão, o equinócio vernal situa-se em Peixes, na linha de sua estrela Omega Piscium.


DIA 29:  LUA mergulhada abissalmente na constelação dos Peixes.  Enquanto estavam sentados às margens do Rio Eufrates, VÊNUS e seu filho, Cupido, viram Tifão, o inimigo dos Deuses, se aproximando.  Ambos mergulharam no rio e foram salvos de se afogarem por dois peixes, que mais tarde foram colocados nos céus por VÊNUS, em agradecimento.
Os babilônios, os assírios e os persas representavam este grupo de estrelas por dois peixes.  Para os egípcios, esse signo registrava a aproximação da primavera e da estação da pesca.  No zodíaco de Denderah, está representado por dois grandes peixes ligados por uma faixa, em meio de um retângulo que simboliza a água.  No tumulo de Ramsés VI é representado por um único peixe.

DIA 30: Apogeu da LUA, máxima distância entre a LUA e a Terra (400 mil quilômetros).  LUA saindo dos mares dos Peixes e pisando em terra firme, em Áries.  Neste lugar, a LUA estará se encontrando com JÚPITER, o Deus dos Deuses, e sempre ambos formam um belíssimo e iluminadíssimo par!  Áries representa o carneiro com a pele dourada, um presente de MERCÚRIO e que pôde levar Phrixius e sua irmã Helle através os ares, para escaparem de sua madrasta, Ino.  Ao chegar em Colquito, Phrixus sacrificou o carneiro e ofereceu-o a JÚPITER e sua pele foi pendurado no Campo de MARTE, de onde mais tarde foi apanhada por Jasão.  De acordo com outro mito, era o carneiro que guiou Baco até uma fonte de água, no deserto da Líbia.

DIA 31: LUA Crescente em Áries  Foram os babilônios que adotaram Áries para marcar o início do ano, pois em 2500 AC , o equinócio da primavera encontrava-se no meio das três estrelas que formam a cabeça do Carneiro.
ALGUMAS das REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- Chuva de Meteoros e Apogeu e Perigeu da LUA e Perihélio são Datas calculadas pelos astrônomos da NASA Fred Espenak e Sumit Dutta (NASA GSFC).
- http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html All eclipse calculations are by Fred Espenak, and he assumes full responsibility for their accuracy.
 V. E. Robson  - Stars and Constellations and Their Mythology – Samuel Weiser Inc., York Beach , Maine , USA
- Ronaldo Rogério de Freitas Mourão  - Atlas Celeste - 6a. Edição - Editora Vozes, Petrópolis, 1986

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
JANINE MILWARD
Sítio das Estrelas - Parada de um caminho a Caminho do Céu

__________________________________________________________________________________

O aparente Caminho do SOL, dos Planetas e da LUA
 ao longo do mês de DEZEMBRO
 
 
Janine Milward
O APARENTE CAMINHO DO SOL NO MÊS DE DEZEMBRO:
Nossa estrela maior, o SOL, começa o mês de dezembro fazendo sua conjunção anual com a estrela Antares – a rival de MARTE. A partir de então, o SOL deixa o Escorpião e adentra as vizinhanças por onde a cobra mora, Ophiúco, tendo a estrela Sabik, ao norte no dia 10.
Entre os dias 15 e 20, o SOL, deixando o ambiente do animal rastejante e dirigindo-se ao seu encontro com o Sagitário, aponta, mesmo que de longe, para o ponto que marca o chamado direcionamento ao centro da Galáxia.
No dia 21, o SOL alcança seu local de SOLstício. Para nós do hemisfério sul, começa o verão!
Não deixem de inspecionar a sombra realizada pelo SOL nesse mesmo dia, na hora do meio-dia real (sem horário de verão) e para aqueles sob a latitude dos 23 graus: não existe qualquer sombra! (pois o SOL estará verdadeiramente a pico).
Já para o final do mês de dezembro, nosso SOL passeia pelos campos do Sagitário, bem próximo à estrela Nunki, com a Coroa Austral ao sul.
 
 
 
PLANETAS, OS DEUSES ESTÃO NO CÉU:
 
MERCÚRIO tomou seu movimento de marcha-ré ao final do mês anterior e então acaba sendo engolido pelo horizonte oeste - onde dava um verdadeiro show juntamente com VÊNUS! - e encontra-se com o SOL já no começo do mês e ambos próximos à estrela Antares, alfa do Escorpião e coração do animal rastejante.  Depois, MERCÚRIO continua seu movimento para trás até chegar na cabeça do Scorpio onde novamente retoma seu movimento direto, encontra-se uma vez mais com Antares, sentindo-lhe o coração fremente, e parte célere para abraçar-se a Ophiúco.  Com sorte, na madrugada antes do nascer do SOL e em horizonte leste muitíssimo baixo, poderemos ver a LUA muitíssimo murchenta indo ao encontro de MERCÚRIO.
 
VÊNUS começa o mês de dezembro adentrando a constelação do Sagitário e tomando chá servido pelo bule de chá estelar.....  até que, já para os dias finais do ano, adentra a constelação do Capricórnio, com o testemunho da belíssima estrela Altair, alfa da Águia, na direção certeira e mais ao norte.  VÊNUS estará não muito distanciada do SOL porém plenamente visível em horizonte oeste bem baixo. No cair da noite do dia 27, podemos nos deixar encantar com a maravilhosa visão da LUA, em seu finíssimo anel de recém Nova, encontrando-se com a bela VÊNUS, estrela vespertina, em horizonte oeste baixo.