sábado, 20 de agosto de 2011

1ª Conferencia Municipal da Juventude de Marechal Cândido Rondon (Relato)


Aconteceu nesta quinta-feira (19/08/11) a conferência municipal da Juventude em Marechal Cândido Rondon, esta conferência serviu como etapa preparatória para as conferências estadual e nacional, sendo que a estadual irá ocorrer nos dias 14, 15 e 16 de Outubro e a etapa nacional nos dias 09, 10, 11 e 12 de dezembro, a primeira em Maringá e a segunda em Brasília.
Na etapa municipal de Marechal Cândido Rondon, estiveram presentes diversos Grêmios Estudantis, grupos de jovens ligados as comunidades religiosas e outras entidades da juventude no município, assim como as os Centros Acadêmicos de Direito, Geografia, História com representantes próprios e o Diretório Central dos Acadêmicos (DCE) representando também os outros Centros Acadêmicos da UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon, que não puderam encaminhar alguém.
A Conferência tinha como objetivo a discussão de políticas públicas para a juventude, além de possibilitar aos jovens a apresentação de propostas para estas mesmas políticas, tanto a nível municipal como estadual e nacional, pois das conferencias municipais estão saindo delegados para a etapa estadual, onde os mesmos deverão estar apresentando as propostas debatidas nos municípios e ao mesmo tempo traçando novas propostas a nível estadual.
Desta forma, várias propostas foram apresentadas pela juventude do município, e aqui citarei apenas algumas, as que me lembro de cabeça neste momento.
v     Que a câmara de vereadores ou o executivo criem alguma maneira de fazer a fiscalização do valor dos aluguéis no entorno da UNIOESTE, ou então alguma forma de auxílio para aqueles estudantes que não tenham condições de pagar os preços exorbitantes e artificiais quem vem sendo cobrados dos acadêmicos nesta região da cidade. Pois esta é uma das condições de permanência do Jovem na universidade: ter onde morar!
v     Organização de um fórum estudantil municipal permanente que unifique as entidades estudantis do ensino superior e secundaristas, no intuito de fortalecer estas entidades e a própria luta do movimento estudantil no município. Esta não é exatamente uma proposta para o poder público, uma vez que não cabe o poder público organizar os estudantes, pois os mesmos devem se organizar por conta própria, mantendo assim a independência das entidades. Assim, de forma a possibilitar isto, partiu do Centro Acadêmico de Direito, com o apoio do DCE e dos demais Centros Acadêmicos presentes na conferência o convite aos Grêmios estudantis de organizar e estruturar este fórum, de forma independente. Resta agora oficializar o convite e esperar que os Grêmios aceitem o mesmo.
v     Estruturação do transporte público no município com vias a instituição do passe livre para estudantes. Vivemos em Marechal Cândido Rondon uma situação séria com relação ao transporte público: sua quase inexistência. Dependendo do monopólio e da boa vontade de uma única empresa a população se torna refém da mesma, também o transporte de estudantes não parece estar muito bem organizado. Há colégios, por exemplo, que inflam suas salas em um único período, por que em outro período não há transporte para os estudantes. Desta forma, a conferência propôs ao poder publico a organização deste ponto, com uma maior freqüência do transporte para estudantes, e mais qualidade, possibilidade de acesso (e ao falar de possibilidade de acesso falamos de acessibilidade) e qualidade no transporte público urbano em nosso município.
v     Viabilização de uma casa do estudante. Com a mesma preocupação da proposta sobre os alugueis (manter os jovens na Universidade e possibilitar o acesso ao ensino superior), a conferência aprovou a proposta de que o município estude a possibilidade da construção, em conjunto com o estado, de uma casa do estudante em Marechal Cândido Rondon
v     Readequação e reorganização da cidade de forma a incentivar o uso das bicicletas, com a construção de mais ciclovias e melhoria das já existentes, enfim uma cidade que não seja pensada para os carros, e sim para as pessoas. Marechal Cândido Rondon, já foi conhecida como a cidade das bicicletas, hoje temos diversos problemas no trânsito da cidade, problemas que poderiam ser amenizados ou até resolvidos com o incentivo ao uso de bicicletas pela população. Além do fato de ser uma prática saudável e ambientalmente correta, mas para que isso aconteça é necessário que a população possa transitar pela cidade em locais adequados e seguros.
v     A conferência também aprovou uma proposta relacionada à exploração do trabalho da juventude. A proposta é de que a câmara legisle sobre o Fundo Municipal de Desenvolvimento, criando uma lei que proíba as empresas que tenham passivos ambientais, trabalhistas ou sociais de receberem ajuda do fundo. Isso no intuito de construir um município que em suas relações de produção e trabalho se preocupe com o respeito à dignidade da pessoa humana e com o meio ambiente.
Surgiram ainda diversas outras propostas que não estão aqui relatadas, além da apresentação e aprovação das propostas de atuação do poder público com relação a políticas públicas foram eleitos os delegados que estarão representando Marechal Cândido Rondon na conferência estadual. Nosso município elegeu seis delegados para a conferência estadual, sendo dois do poder público e quatro da sociedade civil organizada, um dos delegados eleitos é este que escreve este texto.
Resta agora que este processo iniciado com a conferência não pare, e que a sociedade cobre o que foi aprovado na mesma, e que os delegados cumpram bem o seu papel na estadual (me comprometo aqui a fazê-lo), mas lembremos que a conferência não tem poder deliberativo, no máximo propositivo, resta então ao poder público apoiar e concretizar as propostas aprovadas nas mesmas, tanto na municipal como nas estadual e nacional que ainda irão acontecer.
Também, a juventude, deve começar a se organizar por si só, inclusive de forma a criar mecanismos, que possam servir para possibilitar a cobrança da concretização do que foi aprovado na conferência. Assim, repito aqui, o convite que o Centro Acadêmico de Direito junto com os outros CA’s e o DCE presentes na conferência fizeram aos Grêmios estudantis de nossa cidade: Vamos nos unificar e nos organizar! Vamos construir o Fórum Estudantil Permanente de Marechal Cândido Rondon.
Esse foi um pequeno relato da Conferência Municipal da Juventude, com o tempo estarei postando mais informações sobre este processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano