quinta-feira, 28 de março de 2013

Demarcando sua Reestruturação, Centro Acadêmico de Direito XVIII de Novembro Realiza Evento com mais de 400 Participantes!


 Aconteceu na noite de ontem (27/03) o evento/palestra organizado pelo Centro Acadêmico de Direito XVIII de Novembro em conjunto com a Associação de Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (AP-LER) intitulado: A FUNÇÃO DA PSIQUIATRIA NA JUSTIÇA: O PAPEL DO PERITO PSIQUIATRA NO PROCESSO CRIMINAL.
O evento ocorreu no Tribunal do Júri da UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon e contou com uma participação expressiva da comunidade acadêmica e do público em geral. Mais de 340 pessoas fizeram suas inscrições para o pedido de certificados e estima-se que mais 400 pessoas participaram da palestra.
Em um Tribunal do Júri lotado, onde muitos ouvintes se encontravam em pé devido a falta de espaço (o que demonstra a necessidade de ampliação do espaço de eventos da UNIOESTE), já na apresentação da mesa de honra ficou clara a disposição ao debate franco do evento com relação aos problemas enfrentados no Poder Judiciário e no setor de Saúde, quando o Coordenador/Presidente da AP-LER, Laerson Vidal Matias surpreendeu o público com sua fala de abertura, que foi pautada em um alerta aos acadêmicos de Direito. Pediu para que quando atuassem profissionalmente enxergassem os trabalhadores como seres humanos, e não apenas como clientes ou objetos de um nicho de mercado.
Ele mencionou a pesquisa do Ms. Fernando Heck, graduado em Geografia pela UNIOESTE, a qual denuncia o fato de que muitas vezes os processos contra firmas do Agronegócio acabam em conciliação, não por vontade das partes, mas por pressão das empresas sobre os trabalhadores, ou até por acordos com advogados, que indo contra o Código de Ética da OAB, negociam a conciliação do processo sem o consentimento do seu cliente. Nesse caso, o trabalhador lesionado.
Ainda na apresentação da Mesa de Honra, o presidente do Centro Acadêmico Juari Salvador falou sobre o processo de reestruturação da entidade e da necessidade da participação dos acadêmicos para que então a mesma possa contribuir para uma qualificação cada vez maior do curso. Juari terminou agradecendo a presença de todos no evento (Clique aqui e veja o vídeo de parte da abertura com as falas do Prof. Ms. Celito de Bona, do Coordenador/Presidente da APLER Laerson Vidal Matias e do Presidente do Centro Acadêmico Juari Salvador). O público ouviu o palestrante Dr. José Elias Aiex Neto falar sobre a função do Perito Psiquiatra (assim como as dificuldades encontradas pelos profissionais da área, pelo fato de o Estado do Paraná não ter um corpo de Peritos contratados), quando a perícia é necessária, e porque ela é necessária, (Clique e veja alguns trechos da palestra: Parte 01, Parte 02. Parte , Parte 4), também foi apresentado o novo livro do palestrante: “Psiquiatria Sem Alma”, o qual apresenta o resultado de 10 anos de pesquisa resultando em uma denúncia contundente e necessária da Máfia dos remédios dentro da Psiquiatria que, segundo o palestrante, vem perdendo a sua essência que é tratar da alma do Ser Humano.
Após os dois momentos da palestra foi aberto espaço para debate e logo depois um coquetel foi servido aos presentes.
Esse evento marcou o processo de reorganização do Centro Acadêmico de Direito e, segundo a coordenação da entidade, a intenção é continuar a promover eventos com temas relevantes tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade em geral. Pois existe o entendimento de que, concomitantemente o Centro Acadêmico é a entidade representativa dos acadêmicos do curso perante a Universidade, e ao mesmo tempo deve servir à população, que mantém e financia a UNIVERSIDADE.

Texto:
Luciano Egidio Palagano e Renato Ignácio Sarmento

Algumas Fotografias do Evento:
Alguns acadêmicos da Equipe de trabalho

Coquetel I

Coquetel II
Inscrições


A fila de espera já dava uma amostra do público antes do evento começar.

Fila
Fila


Fila de espera cruzando o saguão da Universidade

Tribunal do Juri Cheio
Há cerca 15 minutos do incio da palestra
quase não havia mais lugares no Tribunal do Júri




Casa Cheia e publico interessado!

Palestrante no momento da fala

As Inscrições foram feitas na hora.


Casa Cheia! Sucesso de público!

O Evento marca História na UNIOESTE e para o Centro Acadêmico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano