quinta-feira, 30 de junho de 2011

Marechal Cândido Rondon ou Marechal Rondon? Não importa! A questão é: quais são as PRIORIDADES?

Foto 01: Portal de Marechal Cândido Rondon
Foto 02: Marechal Rondon


Tirei os últimos dias para observar nossa cidade, o trânsito, as ruas, as calçadas e não gostei do que consegui ver, andamos por ruas que quando não estão cheias de buracos, estão no máximo cheias de remendos, as calçadas (que calçadas?), certo que elas são de responsabilidade de cada morador, mas o município pode muito bem fazer as mesmas e depois encaminhar a cobrança, mas como isso é antipopular simplesmente deixam-se as coisas do jeito que estão. Acontece que dá maneira como elas estão é comum vermos cadeirantes e mães com carrinhos de bebe se obrigando a utilizar as ciclovias (onde elas existem), para poder transitar em nossa cidade, desta forma os ciclistas por sua vez se obrigam, muitas vezes, a transitarem na pista dos veículos. Enfim, de uma simples ausência de calçadas nasce o risco para os cadeirantes, os bebes, as mães dos bebes e os ciclistas, algo que se as calçadas estivessem feitas e organizadas não aconteceria.
Outro ponto é a iluminação pública, há pelo menos um mês que na região da Avenida Maripá que fica entre os bairros Higienópolis e Botafogo não existe iluminação pública, transitar por ali a noite é transitar na escuridão total, quando algo assim acontece é normal se esperar por um ou dois dias para que providências sejam tomadas. Mas um mês?!? Isso já é descaso, tanto com os moradores, quanto com os transeuntes e também com os empresários que possuem seus estabelecimentos naquela região da cidade!
A saúde em nosso município, bem sem comentários não é mesmo? Nem atendimento pelo SUS temos mais, se o SUS já não era lá aquelas coisas, imaginem a completa ausência de uma cobertura de saúde. Se você não tem plano de saúde particular esta “ferrado”, tem de ser encaminhado para fora e ainda por cima, as coisas são feitas de uma forma a parecer que estão lhe fazendo um favor, e não cumprindo com obrigações próprias da administração pública.
Serviços públicos como a coleta de lixo e outros estão completamente terceirizados, e ainda fazem propaganda dizendo que o IPTU serve para isso, sendo que existe taxa específica, que deve ser gasta em sua totalidade apenas com o serviço ao qual a taxa faz referência. Daí me pergunto: As taxas aumentaram, terão aumentado também os salários dos garis e funcionários do setor? Ou apenas o lucro das empresas terceirizadas?
Os moradores, bem, estes já tiveram várias vezes de fazer obras por sua própria conta e risco, obras que deveriam ter sido feitas pelo poder público. Temos loteamentos na cidade, em que na metade da rua existe asfalto e não outra metade não, enfim Marechal Cândido Rondon se tornou a cidade onde tudo é possível de acontecer.
E mesmo com todos estes problemas temos uma imprensa local que insiste em construir uma realidade que não existe, quase que como uma realidade virtual parecida com aquelas existentes em jogos online, agora é só o cidadão sair para a rua, ou precisar de um exame ou consulta que ele bate de frente com a realidade material.
E mesmo assim, temos vereadores que no lugar de fazerem o seu papel com relação a estas questões, se preocupam com a maneira em como o nome do município é escrito e falado na imprensa e na boca do povo! Caro vereador, eu mesmo já lhe fiz uma deferência a alguns meses em um site da cidade, mas agora você pisou na bola! O problema não é mudar o nome do município, o problema é não tratar das prioridades! O que é mais urgente? Mudar o nome do município, ou trazer novamente o atendimento do SUS? Mudar o nome do município, ou organizar o calçamento da cidade? Mudar o nome do município, ou possibilitar uma iluminação decente para os cidadãos do mesmo (lembrando que iluminação decente deve levar em conta inclusive a poluição luminosa, ainda irei falar sobre isso)? Então caro vereador, depois que tudo isto estiver resolvido, depois que a Marechal Cândido Rondon virtual, se tornar a Marechal Cândido Rondon real, aí sim eu aceitarei como cidadão rondonense discutir tal projeto. Por que por ora, as prioridades são outras!
Agora, fica outra questão “martelando” na minha cabeça: será que isso tudo é exclusivo desta administração? Será que é esta, e só esta administração que fez com que Marechal Cândido Rondon ficasse como esta? Eu digo que não! Com um sonoro NÃO!
O problema não é da administração, mas sim do grupo (ou grupos) que se revezam no poder em nossa cidade à décadas! Basta ver o histórico das candidaturas, as pessoas ora estão aliadas a um, ora a outros. Essa é uma questão de interesses, dois interesses conflitantes: o interesse de um grupo que reveza pessoas no poder em nossa cidade, e o interesse da própria cidade que muitas vezes não é o mesmo deste grupo. Exemplo disso? É só comparar a maneira como são tratadas as pessoas que divergem, que pensam diferente, que questionam o poder em nossa cidade, com aquelas que se adequam a ele, que reproduzem o pensamento comum, justamente para poder se aproveitar do fato da população não ter conhecimento, ou não se interessar pelo que acontece nos bastidores do mundo político.
Vejam duas recentes reportagens em um dos principais organismos de imprensa da cidade, as duas fazem menção ao mesmo assunto: O Pleito eleitoral de 2012. Acontece que a primeira, feita com um dos representantes dos divergentes, teve um espaço minimo (quase que um anúncio de propaganda), no caderno “OPINIÃO”. Já a outra teve um espaço máximo (duas páginas do jornal) no caderno “POLÍTICA”. Ou seja, os divergentes não fazem política, eles no máximo opinam sobre ela, e fazem política aqueles que reproduzem o que aí esta. Pelo menos é isto que parece querer ser demonstrado, ao se fazer uma analise deste fato. Essa não é uma característica exclusiva de nossa cidade, mas sim de nosso país, e só vai mudar quando aqueles que mais deveriam se interessar pela política, e pela maneira como a “coisa pública” é administrada, passarem a demonstrar este interesse. Enquanto o senso comum que diz que “todo político é corrupto”, “todo político é ladrão”, “política e religião não se discutem” dominar, também dominarão aqueles que se beneficiam do fato dos cidadãos pensarem assim. E enquanto a população pensar assim, o único espaço que aqueles que pensam e defendem uma outra sociedade terão, será no máximo o espaço “Opinião”, e nunca o espaço “Política”!
Enfim, esta nas nossas mãos caros leitores, mudar a sociedade caso não estejamos contentes com esta que esta aí presente! É isso que estou tentando fazer! E você?

Fonte das fotografias:
  Adendo: Apenas fazendo um adendo ao texto, hoje dia 02 de Julho de 2011, voltando de Toledo passei novamente no trecho que menciono no presente texto dizendo que há um mês falta iluminação pública, e verifiquei que as lâmpadas estavam novamente funcionando. Coincidência ou não, o trecho foi corrigido alguns dias depois da publicação do texto. Não posso deixar os parabéns por que a demora na correção do fato não tem volta, mas ao menos algo foi feito depois de escrito o texto mencionando a situação. Por isso caros leitores, estou colocando este adendo no texto, informando a situação atual sobre o fato.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano