sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vocês acham que estão no controle?

Vocês acham que estão no controle? Quem disse que o Capitalismo busca a concorrencia? Falácia! O que o Capitalismo busca mesmo é a monopolização dos meios de produção por um grupo cada vez mais seleto, como já previu Lenin no inicio do século XX. Duvidam? Pois vejam quem realmente controla o planeta.Segue abaixo um artigo que recebi de um camarada:

As 10 empresas que controlam o mundo
Livia Aguiar
As 10 empresas que controlam o mundo





Não é teoria da conspiração, são fatos: uma análise das relações entre cerca de 43.000 empresas multinacionais feita pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça  concluiu que 174 empresas (na maioria bancos) têm um poder desproporcional em relação ao resto do mundo. Esses 174 empreendimentos são considerados “superentidades” que controlam 40% da economia mundial.Isso não quer dizer necessariamente concentração de dinheiro e sim de poder (empresas que têm ações de outras empresas ou que as administram). Elas estão tão conectadas entre si, de forma tão intrínseca, que, se uma se desestabiliza, afeta todas as outras em cadeia.
Também ficou alarmado? Então, já pode se juntar ao movimento Occupy Wall Street (ou Occupy São Paulo, Occupy Rio de Janeiro, enfim: Occupy o mundo todo) para tentar mudar essa governança do 1% de poderosos sobre os 99% de “outras pessoas”. Ou simplesmente entender porque este movimento virou assunto fácil nas redes sociais nas últimas semanas.
Conheça aqui as 10 maiores donas do mundo e saiba quem controla de verdade a nossa economia.
10. Merrill Lynch & Co Inc – EUA
9. UBS AG – Suíça

8. Vanguard Group Inc – EUA

7. Legal & General Group PLC – Reino Unido

6. JP Morgan Chase & Co – EUA

5. State Street Corporation – EUA

4. AXA – França

3. FMR Corporation – EUA

2. Capital Group Companies Inc – EUA

1. Barclays PLC – Reino Unido

Site com a matéria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano