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Seja bem vind@, e sirva-se de sua dose de razão. À conta-gotas!
domingo, 10 de março de 2013
NO TEATRO DO POSITIVO A ENCENAÇÃO DO SORTEIO DA RIFA! PRÊMIO: A MOBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Aconteceu
no dia de ontem (09/03/2013), a Assembleia Geral dos Servidores da
Educação do Estado do Paraná.
Os
dois principais pontos de pauta da assembleia foram:
1. Debater sobre deflagração ou não da greve da categoria no dia 13 de Março.
2. Prestação de
Contas Orçamentária do Sindicato,
Com
relação a Prestação de Contas irei fazer um texto mais adiante,
apenas sobre este ponto.
Neste momento, a intenção é fazer uma pequena apresentação e breve análise do que ocorreu na
Assembleia, com relação a pauta de mobilização e greve.
A
assembleia ocorreu no teatro do Positivo em Curitiba. Um bom lugar,
afinal o que se viu lá foi uma peça de teatro. E que lugar melhor e mais adequado para uma encenação do que um Teatro?
O
que se pôde perceber é que os interesses do PT dentro do sindicato, estão
acima dos interesses da categoria, o que já era de se esperar, pois
o PT esta refém do PSDB no PR.
O
Deputado Petista Elton Welter, só é deputado por que o Governador
abriu uma vaga na assembleia ao chamar o Deputado Romanelli (PMDB), que era deputado de sua base para ser secretário do governo. Outro
Deputado Petista, Prof. Lemos, também só consegue aprovar seus
projetos (e assim projetar seu nome politicamente) se o Governador
assim o querer, por isso a necessidade de manter uma ótima relação
com o governo.
Agora,
imaginem como esta relação poderia ser desgastada se a categoria
resolvesse entrar em Greve, como estava na pauta? Por isso, para o PT
que dirige o sindicato, a necessidade ampla e urgente de que não
houvesse uma greve!
Então,
o que se viu na assembleia foi novamente o famoso discurso sobre o
histórico de lutas da direção, revolvendo um passado que se fosse
de pedra já teria virado areia, de tantas vezes citado e remoído nas
assembleias. O problema disso não é que não tiveram um histórico
de lutas! Eles tem um Histórico, mas a categoria precisa de lutas no
presente, e não no passado! Também o discurso de ataque a quem
defendia a greve, chegando-se ao cúmulo de insinuar que quem
defendia a greve não era inteligente.
A
ânsia em “vender/rifar (?)” não aprovar a greve era tanta, que
as argumentações que membros da direção usaram para desmotivar a
base, chegaram a ser contraditórias entre si! Houve fala que
argumentou que faria greve mesmo com 20% de grevistas no início, por
que greve se constrói na própria greve, mas que não era o momento
de greve pois estavam havendo avanços. Assim como houveram falas que
diziam que era impossível começar a greve porque a categoria não
estava mobilizada (Ops! Aqui não explicaram bem uma coisa: seis
meses de estado de greve, e a categoria não estava mobilizada?????
Por que será????). Ambas as falas (contraditórias entre si por
sinal) vieram de membros da Direção do Sindicato.
A
oposição fez a defesa da greve argumentando que promessas não são
avanços, e que no minimo há dois anos os profissionais da educação
estão ouvindo as mesmas promessas do governo, e também questionando: se a
categoria não estava mobilizada para a greve (como argumentou o tempo todo a direção), o que fez a própria direção
nestes 06 (seis) meses de estado de greve?
É
isso mesmo pessoal! Acho que pelo menos um recorde a nossa categoria
conseguiu bater: mais tempo em estado de greve para no fim não fazer
greve. Uau!!!!
Alguém
chame o Guinnes Book! Quem sabe com o prêmio do livro dos recordes
conseguimos melhorar um pouco as condições econômicas da
categoria, se dividirmos o prêmio entre todos!
Esta
certo, que vai ser só por um mês!!!
Agora,
brincadeiras a parte, o que vimos na assembleia foi um jogo de cartaz
marcadas, uma assembleia esvaziada se levarmos em consideração a
importância da pauta! Só pelo esvaziamento da assembleia, já era
possível ter um termômetro de como a direção do sindicato
mobilizou a base.
Vi
pessoas na assembleia, que pareciam estar lá já com a indicação
do que deveriam votar, pois durante o debate estavam dormindo! E na
hora da votação acordavam e levantavam o crachá! Incrível essa
capacidade de acompanhar a assembleia dormindo! (Talvez este seja
mais um ponto para colocarmos no Guinnes). E olha que para dormir na
assembleia da APP tem de ter sono pesado, tentem avaliar isso nos
vídeos a seguir!
Não
foi permitido um amplo debate em torno da pauta da greve, pois já
antes de iniciar o debate, a mesa usando do cansaço dos membros da
categoria na assembleia, conseguiu limitar o número de falas: sete
de cada lado!
Onde
já se viu isso? Discutir uma greve com debate limitado!!!
Como disse
indignado, um colega: “espero 11 anos para discutir uma greve e
quando chego aqui são apenas sete falas de cada lado!!???”
Enfim,
a greve não foi aprovada, e no sorteio da rifa o governo levou o
prêmio, sendo que o prêmio foi a mobilização dos profissionais da
educação, e quem cedeu o prêmio foi a direção do sindicato,
sindicato comandado pelo PT que se diz oposição do PSDB.
Inclusive,
dizem as más línguas, que assim que foi aprovada a “não greve”
a própria presidente do sindicato ligou para o governo informando do
resultado da votação! Não sei se é fato, mas correu este boato nos
corredores do teatro, onde estava ocorrendo a peça de sorteio da
rifa! Estou só postando o que ouvi!
Também
ouvi a conversa de que dirigentes do núcleo sindical de Toledo,
estiveram na assembleia apenas para votar contra a greve e as
mobilizações, e pessoas ainda disseram que, quando estes chegaram em
Toledo, ao descerem do ônibus disseram:
“Ufa!
Foi cansativo! Mas, pelo menos conseguimos barrar a greve!”
É!
São estes os dirigentes sindicais dos profissionais da educação!
Realmente, como se costuma dizer por aí: “a educação esta no
(*piiii*) do Tigre!”.
Principalmente
com este governo, e com estes dirigentes sindicais que um dia já foram
de luta, mas hoje trocaram a luta pelo caviar da burguesia e pelo cafezinho com o Governo!
Bom,
não se pode dizer que não fizeram seu papel não é mesmo? Afinal,
qual é o papel do Pelego?
Vide
aqui, o que significa Pelego que você vai descobrir qual é o papel
deste personagem inusitado na luta de classes!
Uma
dica: antigamente pelego era aquele pedaço de couro que ficava entre as costelas do cavalo e a “bunda” do cavaleiro!
Quem
você acha que é o cavalo e o cavaleiro nesta estória? Essa vai
para os professores de matemática: Descubra o significado do “X”
da questão, a partir do conhecimento do significado dos termos “cavalo”
e “cavaleiro” na frase do problema, chegue ao significado de “ pelego”.
A
avaliação da assembleia? fomos rifados!
A categoria mandou o seguinte recado ao governo e a população:
“Concordamos
com as ações do Governo Richa na educação, e dizemos que esta
tudo ótimo nas escolas! Que não enfrentamos problemas, e que a
educação no PR é de qualidade! Aqueles que falam contra isso não
passam de baderneiros que sempre reclamam, e sempre vão reclamar.
Atenciosamente e com carinho,
Direção da APP sindicato e categoria reunida na assembleia do
dia 09/03/2013.”
Agora
é voltar para as escolas e para os mesmos problemas de sempre! O que
vamos fazer para resolver? Não sei! Você caro profissional da
educação que lê este texto! Tem alguma sugestão?
Eu vou continuar na luta, é o que nos resta a fazer, afinal como dizia Charles Chaplin, devemos "Perder com classe e vencer com ousadia. A vida é muito para ser insignificante!" Parece que para muitos, faltou a ousadia!
Fotografias da Assembleia:
Vídeo com as propostas do Conselho Estadual da APP-Sindicato sendo apresentadas à Assembleia:
Vídeo com o inicio da manobra, limitação das falas:
A sua análise me traz esperança, porque consegue mostrar com nitidez e humor o jogo sujo daqueles que representam os profissionais da educação pública paranaense. Fato triste, mas produtivo! Por que se constata que a manutenção do status quo só se dá por meio do jogo sujo, da trapaça, o que nos dá esperança e espaço para criar o que ainda não existe nas relações de poder, honestidade e amor pelo outro.
Olha companheiro sou do núcleo sindical de Assis Chateaubriand, e a orientação que tivemos na hora que todos estávamos acomodados dentro do ônibus foi à seguinte “Olha pessoal acabei de falar com a Prof. Marley e estamos sabendo que a categoria em todo o estado está desmobilizada e não querem a greve, mas tem um pessoal de foz que estão fazendo bagunça e querendo a greve, então pessoal, e assim devemos sentar todos bem na frente para encher o teatro e não permitir que eles ocupem as primeiras cadeiras, e prestar bastante atenção no que a mesa diz ta blz. ). Achei isso o cumulo como pode, a pessoa vai lá e vota no cabresto, chegam à assembléia com o voto já certo, predefinido com a participação dos núcleos sindicais. E os debates e as opiniões como ficam?
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Meu caro Luciano,
ResponderExcluirA sua análise me traz esperança, porque consegue mostrar com nitidez e humor o jogo sujo daqueles que representam os profissionais da educação pública paranaense. Fato triste, mas produtivo! Por que se constata que a manutenção do status quo só se dá por meio do jogo sujo, da trapaça, o que nos dá esperança e espaço para criar o que ainda não existe nas relações de poder, honestidade e amor pelo outro.
Olha companheiro sou do núcleo sindical de Assis Chateaubriand, e a orientação que tivemos na hora que todos estávamos acomodados dentro do ônibus foi à seguinte “Olha pessoal acabei de falar com a Prof. Marley e estamos sabendo que a categoria em todo o estado está desmobilizada e não querem a greve, mas tem um pessoal de foz que estão fazendo bagunça e querendo a greve, então pessoal, e assim devemos sentar todos bem na frente para encher o teatro e não permitir que eles ocupem as primeiras cadeiras, e prestar bastante atenção no que a mesa diz ta blz. ). Achei isso o cumulo como pode, a pessoa vai lá e vota no cabresto, chegam à assembléia com o voto já certo, predefinido com a participação dos núcleos sindicais. E os debates e as opiniões como ficam?
ResponderExcluirMuito esclarecedor o seu comentário camarada!
ExcluirTais fatos devem ser divulgados a categoria!