domingo, 10 de março de 2013

NO TEATRO DO POSITIVO A ENCENAÇÃO DO SORTEIO DA RIFA! PRÊMIO: A MOBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Aconteceu no dia de ontem (09/03/2013), a Assembleia Geral dos Servidores da Educação do Estado do Paraná.
Os dois principais pontos de pauta da assembleia foram: 
1. Debater sobre deflagração ou não da greve da categoria no dia 13 de Março.
2. Prestação de Contas Orçamentária do Sindicato,
Com relação a Prestação de Contas irei fazer um texto mais adiante, apenas sobre este ponto.
Neste momento, a intenção é fazer uma pequena apresentação e breve análise do que ocorreu na Assembleia, com relação a pauta de mobilização e greve.
A assembleia ocorreu no teatro do Positivo em Curitiba. Um bom lugar, afinal o que se viu lá foi uma peça de teatro. E que lugar melhor e mais adequado para uma encenação do que um Teatro?
O que se pôde perceber é que os interesses do PT dentro do sindicato, estão acima dos interesses da categoria, o que já era de se esperar, pois o PT esta refém do PSDB no PR.
O Deputado Petista Elton Welter, só é deputado por que o Governador abriu uma vaga na assembleia ao chamar o Deputado Romanelli (PMDB), que era deputado de sua base para ser secretário do governo. Outro Deputado Petista, Prof. Lemos, também só consegue aprovar seus projetos (e assim projetar seu nome politicamente) se o Governador assim o querer, por isso a necessidade de manter uma ótima relação com o governo.
Agora, imaginem como esta relação poderia ser desgastada se a categoria resolvesse entrar em Greve, como estava na pauta? Por isso, para o PT que dirige o sindicato, a necessidade ampla e urgente de que não houvesse uma greve!
Então, o que se viu na assembleia foi novamente o famoso discurso sobre o histórico de lutas da direção, revolvendo um passado que se fosse de pedra já teria virado areia, de tantas vezes citado e remoído nas assembleias. O problema disso não é que não tiveram um histórico de lutas! Eles tem um Histórico, mas a categoria precisa de lutas no presente, e não no passado! Também o discurso de ataque a quem defendia a greve, chegando-se ao cúmulo de insinuar que quem defendia a greve não era inteligente.
A ânsia em “vender/rifar (?)” não aprovar a greve era tanta, que as argumentações que membros da direção usaram para desmotivar a base, chegaram a ser contraditórias entre si! Houve fala que argumentou que faria greve mesmo com 20% de grevistas no início, por que greve se constrói na própria greve, mas que não era o momento de greve pois estavam havendo avanços. Assim como houveram falas que diziam que era impossível começar a greve porque a categoria não estava mobilizada (Ops! Aqui não explicaram bem uma coisa: seis meses de estado de greve, e a categoria não estava mobilizada????? Por que será????). Ambas as falas (contraditórias entre si por sinal) vieram de membros da Direção do Sindicato.
A oposição fez a defesa da greve argumentando que promessas não são avanços, e que no minimo há dois anos os profissionais da educação estão ouvindo as mesmas promessas do governo, e também questionando: se a categoria não estava mobilizada para a greve (como argumentou o tempo todo a direção), o que fez a própria direção nestes 06 (seis) meses de estado de greve?
É isso mesmo pessoal! Acho que pelo menos um recorde a nossa categoria conseguiu bater: mais tempo em estado de greve para no fim não fazer greve. Uau!!!!
Alguém chame o Guinnes Book! Quem sabe com o prêmio do livro dos recordes conseguimos melhorar um pouco as condições econômicas da categoria, se dividirmos o prêmio entre todos!
Esta certo, que vai ser só por um mês!!!
Agora, brincadeiras a parte, o que vimos na assembleia foi um jogo de cartaz marcadas, uma assembleia esvaziada se levarmos em consideração a importância da pauta! Só pelo esvaziamento da assembleia, já era possível ter um termômetro de como a direção do sindicato mobilizou a base.
Vi pessoas na assembleia, que pareciam estar lá já com a indicação do que deveriam votar, pois durante o debate estavam dormindo! E na hora da votação acordavam e levantavam o crachá! Incrível essa capacidade de acompanhar a assembleia dormindo! (Talvez este seja mais um ponto para colocarmos no Guinnes). E olha que para dormir na assembleia da APP tem de ter sono pesado, tentem avaliar isso nos vídeos a seguir!
Não foi permitido um amplo debate em torno da pauta da greve, pois já antes de iniciar o debate, a mesa usando do cansaço dos membros da categoria na assembleia, conseguiu limitar o número de falas: sete de cada lado!
Onde já se viu isso? Discutir uma greve com debate limitado!!! 
Como disse indignado, um colega: “espero 11 anos para discutir uma greve e quando chego aqui são apenas sete falas de cada lado!!???”
Enfim, a greve não foi aprovada, e no sorteio da rifa o governo levou o prêmio, sendo que o prêmio foi a mobilização dos profissionais da educação, e quem cedeu o prêmio foi a direção do sindicato, sindicato comandado pelo PT que se diz oposição do PSDB.

Inclusive, dizem as más línguas, que assim que foi aprovada a “não greve” a própria presidente do sindicato ligou para o governo informando do resultado da votação! Não sei se é fato, mas correu este boato nos corredores do teatro, onde estava ocorrendo a peça de sorteio da rifa! Estou só postando o que ouvi!
Também ouvi a conversa de que dirigentes do núcleo sindical de Toledo, estiveram na assembleia apenas para votar contra a greve e as mobilizações, e pessoas ainda disseram que, quando estes chegaram em Toledo, ao descerem do ônibus disseram:
Ufa! Foi cansativo! Mas, pelo menos conseguimos barrar a greve!”
É! São estes os dirigentes sindicais dos profissionais da educação! Realmente, como se costuma dizer por aí: “a educação esta no (*piiii*) do Tigre!”.
Principalmente com este governo, e com estes dirigentes sindicais que um dia já foram de luta, mas hoje trocaram a luta pelo caviar da burguesia e pelo cafezinho com o Governo!
Bom, não se pode dizer que não fizeram seu papel não é mesmo? Afinal, qual é o papel do Pelego?
Vide aqui, o que significa Pelego que você vai descobrir qual é o papel deste personagem inusitado na luta de classes!
Uma dica: antigamente pelego era aquele pedaço de couro que ficava entre as costelas do cavalo e a “bunda” do cavaleiro!
Quem você acha que é o cavalo e o cavaleiro nesta estória? Essa vai para os professores de matemática: Descubra o significado do “X” da questão, a partir do conhecimento do significado dos termos “cavalo” e “cavaleiro” na frase do problema, chegue ao significado de “ pelego”.
A avaliação da assembleia? fomos rifados!
A categoria mandou o seguinte recado ao governo e a população:
Concordamos com as ações do Governo Richa na educação, e dizemos que esta tudo ótimo nas escolas! Que não enfrentamos problemas, e que a educação no PR é de qualidade! Aqueles que falam contra isso não passam de baderneiros que sempre reclamam, e sempre vão reclamar.
Atenciosamente e com carinho,
Direção da APP sindicato e categoria reunida na assembleia do dia 09/03/2013.”

Agora é voltar para as escolas e para os mesmos problemas de sempre! O que vamos fazer para resolver? Não sei! Você caro profissional da educação que lê este texto! Tem alguma sugestão?
Eu vou continuar na luta, é o que nos resta a fazer, afinal como dizia Charles Chaplin, devemos "Perder com classe e vencer com ousadia. A vida é muito para ser insignificante!" Parece que para muitos, faltou a ousadia!



Fotografias da Assembleia:



















Vídeo com as propostas do Conselho Estadual da APP-Sindicato sendo apresentadas à Assembleia:



Vídeo com o inicio da manobra, limitação das falas:


Em breve mais vídeos da Assembleia...

3 comentários:

  1. Meu caro Luciano,

    A sua análise me traz esperança, porque consegue mostrar com nitidez e humor o jogo sujo daqueles que representam os profissionais da educação pública paranaense. Fato triste, mas produtivo! Por que se constata que a manutenção do status quo só se dá por meio do jogo sujo, da trapaça, o que nos dá esperança e espaço para criar o que ainda não existe nas relações de poder, honestidade e amor pelo outro.

    ResponderExcluir
  2. Olha companheiro sou do núcleo sindical de Assis Chateaubriand, e a orientação que tivemos na hora que todos estávamos acomodados dentro do ônibus foi à seguinte “Olha pessoal acabei de falar com a Prof. Marley e estamos sabendo que a categoria em todo o estado está desmobilizada e não querem a greve, mas tem um pessoal de foz que estão fazendo bagunça e querendo a greve, então pessoal, e assim devemos sentar todos bem na frente para encher o teatro e não permitir que eles ocupem as primeiras cadeiras, e prestar bastante atenção no que a mesa diz ta blz. ). Achei isso o cumulo como pode, a pessoa vai lá e vota no cabresto, chegam à assembléia com o voto já certo, predefinido com a participação dos núcleos sindicais. E os debates e as opiniões como ficam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito esclarecedor o seu comentário camarada!
      Tais fatos devem ser divulgados a categoria!

      Excluir

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano