sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Do dever da Esperança

    Já há algum tempo que eu vinha querendo reativar este blog, mas, por várias razões, não havia dado certo. Hoje decidi sentar e escrever, e então, pensando no que escrever, ao refletir sobre a atual situação nacional e mundial, pensei: precisamos de Esperança. Precisamos da Utopia!

Apesar do sofrimento, um olhar de esperança.
Criança Guarani Tekoha Y'hovi - Guaíra - PR
Luciano Palagano - Agosto de 2015
   Eu poderia dissertar aqui, nesse momento, sobre Trump e a conjuntura mundial, ou sobre a ascensão do nazi-fascismo, ou, quem sabe, sobre o golpe e suas consequências. Mas, penso que, no momento, precisamos estimular a esperança, a esperança de que é possível superar tudo isso e muito mais. De que a luta não acabou, ela apenas se tornou mais necessária ainda.
   Também é momento de rever, de reflexão, de se analisar os erros cometidos no passado recente, pois muitos destes erros é que nos levaram a atual conjuntura. Penso eu que, a maioria desses erros, teve como base a crença de que era possível conciliar as classes, de que era possível “dormir com o inimigo” sem que houvesse consequências futuras. Hoje vemos, novamente, o quanto esse pensamento se mostra errôneo e o quanto ele nos aproxima mais ainda do abismo.
    Mas, do erro pode nascer o entendimento. Da reflexão sobre o erro pode nascer a compreensão, e desta uma nova ação. Mas, antes de tudo, antes de buscar compreender, antes de buscar agir, antes de qualquer coisa, é preciso primeiro ter esperança. Esperança de que nossa luta não é vã, de que tudo o que fazemos (que parece não ter efeito imediato) se soma as ações de outros milhões, e juntas, essas ações, aos poucos vão construindo o caminho para um mundo igualitário.
   
Trabalho coletivo na construção de uma escola.
Tekoha Y'hovi, Guaíra - PR
Luciano Palagano - Agosto de 2014
 Encerro este texto aqui, este texto que tem a pretensão de ser o primeiro da retomada deste blog e servir como estimulo a ação dos militantes das mais diversas causas que o lerem. Futuramente, aqui no blog, irei voltar a dissertar sobre temas variados, sempre respeitando a linha editorial do mesmo que esta representada no nome “Razão à Conta-Gotas”.
   Por hora, termino com aquela passagem famosa do Galeano (citando Fernando Birri) sobre a Utopia: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

     E finalizando: acredite na sua militância, acredite na sua luta, acredite: Lutar vale a pena! Se você luta, você precisa acreditar na vitória de sua luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano