terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Reflexão de Natal e Fim de Ano (2019)



Amanhã a cristandade comemora o nascimento de seu Deus, que segundo ensina o credo, seria um Deus de Amor, que aceita a todos e se sacrifica pela Humanidade. Leia bem: pela HUMANIDADE, não pelas “PESSOAS DE BEM”.
Gostaria, aqui, de relembrar alguns episódios de sua vida:
Segundo os evangelhos, àqueles com quem ele mais teve conflitos durante seus três anos de peregrinação e ensinamento foram, justamente, os fariseus, os saduceus e os doutores da lei. Os sacerdotes e os governantes da época, as PESSOAS DE BEM! Foram estas pessoas (de bem) que tramaram sua morte, posteriormente.
Sua família foi imigrante, tendo que fugir para o Egito devido à perseguição. Que os cristãos lembrem desse episódio ao tratarem com os imigrantes que chegam ao Brasil. O Cristo foi imigrante!
Relembremos algumas passagens do evangelho:
Em Mateus 6:24 ele afirma que não é possível servir à dois senhores:

“Ninguém pode servir à dois senhores, porque, ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á um e desprezará o outro. Não podeis servir à Deus e a Riqueza.”

Que lição podemos tirar desta afirmação nos tempos atuais, onde o cristianismo tem se tornado, cada vez mais, um culto à Riqueza e aos poderosos? Reflita! Aproveite este Natal para refletir: será que você tem servido à Deus, ou a Riqueza?
Em outra passagem, no mesmo episódio, ele afirma, enfaticamente:

“Não julgueis e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, também vós sereis julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. Porque se preocupa com a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e assim verás para tirar a palha do olho de teu irmão!” (Mateus 7:1-5)

Quantas vezes ao longo deste ano, e dos anteriores, você não quis julgar o próximo sem olhar primeiro para os seus próprios atos? Quantas vezes, ao longo deste ano, e dos anteriores, com uma trave no olho, você não cometeu a hipocrisia de querer tirar a palha no olho do próximo? Aproveite este Natal para refletir sobre isso! Estas são as palavras do aniversariante. Será que você realmente está seguindo-o, ou está sendo manipulado por falsos profetas que servem à Riqueza e não à Deus?
E falando em falsos profetas, eis mais uma passagem:

“Guardai-vos dos falsos profetas! Eles vêm à vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. (...) Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas àquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci! Retirai-vos de mim, operários maus!” (Mateus 7: 15, 21-23)

Muitas coisas tem acontecido com a sociedade brasileira no último período. Muitas pessoas inocentes tem sido manipuladas pelas palavras de “falsos profetas”, na religião e na política. Mitos que não passam disso: mito! Algo irreal, que quando analisados sob a ótica da verdade fica claro o quão vazios de amor ao próximo e sentimento humanitário são. Aproveite este Natal para refletir sobre isso, e sobre esta passagem com a qual eu quero encerrar:

“Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelo que vos maltratam e perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol (sic) tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.” (Mateus 5:43-45)

Refletindo sobre estas passagens, e sobre tudo o que temos vivido enquanto sociedade no último período, eu queria poder desejar boas festas a todos e todas, mas sinto que este desejo seria vazio de realidade enquanto, Brasil à fora, crianças passam fome porque, nas férias, não tem a merenda escolar, por exemplo.
Queria poder desejar fraternidade, mas sei que isso não passaria de uma palavra (vazia) enquanto àqueles que dizem seguir o aniversariante desta data, agem contra tudo o que ele teria ensinado.
Queria poder desejar amor, mas sei que o termo estará vazio de significado enquanto os corações estiverem preenchidos apenas com o ódio.
Star Trail (Trilho de Estrelas) registrado na madrugada do dia 24/12/2019
A Terra gira, e não é plana, como se pode perceber na imagem!
Por isso, e apesar disso, lhe desejo um bom natal e um ótimo ano novo, mas eu também lhe desejo que você consiga utilizar este momento para refletir sobre o que tem defendido no último período. Você que se afirma Cristão, tem agido de forma mais próxima aos Fariseus, Saduceus e Doutores da Lei ou ao Cristo? Você, que se afirma Cristão, tem servido ao Cristo ou à Riqueza? Lembrando aqui que Riqueza, nesta situação, não remete apenas ao sentimento de ganância pelo dinheiro, mas, também, a ação de cerrar fileiras com àqueles que, detentores do poder, utilizam o poder para agirem contra os ensinamentos do Cristo. Muitas vezes, inclusive, afirmando fazerem isso em nome Dele.
Esta é a minha reflexão de Natal para você! Abraços! Boas festas! E que, em 2020, não continuemos cometendo os mesmos erros!


(Luciano Egidio Palagano - Marechal Cândido Rondon, 24/12/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano