quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

09 de Fevereiro de 2012: Ano letivo começa com mobilização.


Pois é pessoal! O Blog Razão à Conta-Gotas esta volta. Após mais de dois meses parado por diversos motivos, o blog volta a funcionar a partir de hoje. E já volta com  uma notícia: Amanhã é dia de mobilização!
As escolas estaduais do estado do Paraná estarão fazendo uma paralisação parcial no dia de amanhã, as aulas terão duração de 30 minutos, e em Marechal Cândido Rondon e Toledo também haverá mobilização. Nestas duas cidades além das aulas de 30 minutos, ocorrerá um ato público com panfletagem, onde será entregue uma carta a comunidade.
A paralisação parcial foi aprovada em assembleia estadual no mês de Dezembro, sendo que na mesma assembleia foi aprovado que deveriam ocorrer atos públicos que divulgassem e dessem visibilidade a pauta da categoria.
Como no núcleo sindical de Toledo, a direção nomeada não assumiu o compromisso de organizar o ato, a oposição APP de Luta e Pela Base em conjunto com diversos membros da categoria, resolveu encampar a organização de uma panfletagem em Marechal Cândido Rondon e Toledo.
Em Marechal Cândido Rondon a panfletagem ira acontecer na esquina da Rua Independência com a Avenida Rio Grande do Sul, nos horários das 10h e 30min na parte da manhã e 16h e 15min na parte da tarde.
Seguem alguns dos pontos de pauta defendidos pelos educadores:
- 33% de hora-atividade já!
A hora-atividade é o tempo que o professor tem destinado a correção de provas, estudos, e organização das aulas. Devido ao número cada vez maior de alunos, e cada vez menor de professores, o atual tempo de hora-atividade é insuficiente para uma atuação de qualidade deste profissional na sala de aula.
- Condições de trabalhos dignas para professores e funcionários!
Toda sociedade sofre hoje com o caótico sistema de saúde, Marechal Cândido Rondon então, não tem um único hospital que atenda pelo SUS. Os profissionais da educação também sofrem com este problema, o sistema de saúde é um caos, e nossos professores e funcionários ficam cada vez mais doentes devido ao excesso de trabalho e a falta de condições dignas de exerce-lo, devido a isso este também é um ponto pautado na mobilização.
- Melhorias no plano de Carreira dos Funcionários!
Costuma-se ouvir na sociedade que o estudo possibilita maior qualidade de vida, mas não é isso que vem ocorrendo com os funcionários das escolas. O plano de carreira existente hoje, não estimula o aperfeiçoamento e nem o estudo. Não existe previsão de melhoria no salário caso o Agente Educacional I faça uma graduação, assim como também não existe tal previsão para a especialização no caso do Agente Educacional II.
- Saúde de qualidade para os profissionais da educação
A explicação deste ponto esta vinculada a do ponto sobre condições de trabalho, mas uma informação é interessante: Segundo pesquisas, uma das categorias que mais sofre com problemas de saúde relacionados ao sistema nervoso nos dias de hoje é o profissional da educação.
- Reajuste do valor do Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação
Por lei municípios e estados devem pagar o piso nacional da educação, muitos municípios ainda não cumprem com a lei neste ponto, assim como muitos estados também não o fazem. Neste ano o piso foi reajustado em 22%, como no PR o salário do professor esta um pouco acima do piso, com este reajuste de 22% o mesmo, em nosso estado, deve ser reajustado em 18%, para que então fique novamente dentro do valor legal do PISO. Tal reivindicação também é colocada para os municípios, pois mesmo aqueles que já pagam o piso devem fazer o reajuste no valor determinado por lei.
- 10% do PIB para a educação pública já!
Só se pode pensar em uma educação com qualidade se houver recursos. Muito se fala, muito se sonha, mas pouco se faz, e é exatamente pela falta de recursos. Em 2011 o estado brasileiro destinou mais de 40% do seu orçamento para o pagamento de juros e amortizações da dívida pública (o tal do superavit primário que ouvimos falar no Jornal Nacional), este dinheiro não fica no país e vai parar no bolso de especuladores e banqueiros, em compensação para a educação foi destinado apenas 2,99% do orçamento. Com esta pequena conta percebe-se a prioridade do governo, assim a mobilização também pauta esta bandeira: queremos que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) que vem ser a soma de toda a riqueza produzida no país seja destinada a educação. Quem sabe assim poderemos realmente ter o sistema educacional que aparece descrito nas propagandas eleitorais nos períodos de eleição. Chega de promessas! Queremos ação! A educação tem pressa!
- Paridade no auxílio transporte de professores e funcionários.
Caro leitor, quando você vai abastecer seu carro ou comprar uma passagem pedem a você o histórico escolar? Pois é, para ninguém é solicitado este documento em um momento como este. Logo, não se explica o fato de que funcionários de escola recebam um valor menor de auxílio transporte do que os professores. Afinal, o preço da gasolina e das passagens é igual para todos (talvez não para o parente do dono do posto ou da empresa de ônibus, mas não é esse o caso), assim uma das bandeiras levantadas é que o estado do PR passe a pagar o mesmo valor de auxílio transporte para professores e funcionários
Esses são apenas alguns dos pontos, a pauta é longa pois a educação em nosso país precisa de muitas melhorias, por isso pedimos a ajuda da comunidade! Compareçam no ato, levem a carta e vamos conversar, quem sabe assim você cidadão que não tem conhecimento da realidade interna da educação em nosso país fique por dentro do que esta ocorrendo. Afinal, se você já terminou os seus estudos, provavelmente seus filhos ou netos ainda precisam e irão precisar de escolas públicas de qualidade!
Por isso, chamamos todos para amanhã, dia 09/02, comparecerem no local do ato no horário citado. E dia 15/03 haverá paralisação! Estamos lutando por uma educação melhor para nossas crianças e jovens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano