segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cuias, chimarrões e licitações!

Caros leitores, quem de vocês já tomou chimarrão na vida? Creio que a maioria das pessoas que acessam este blog já tomou esta mistura de erva mate com água quente, servida geralmente em uma cuia, em uma roda de amigos ou familíar.
Eu cresci (pelo menos um pouco hehehe) aprendendo a tomar chimarrão, no período em que morei fora de nossa cidade era o chimarrão que eu fazia e tomava sozinho que me fazia lembrar de Marechal!
É realmente uma otima maneira de passar o tempo, e se distrair, além do fato de que o chimarrão é diurético e estimulante!
Mas, convenhamos apesar da tradição, ele não é prioritário! E se torna muito menos prioritário quando vemos no jornal, a administração de nosso município gastando R$ 7000,00 para a compra de cuias de chimarrão!
Cuias estas, que segundo o Edital serão distribuidas como brindes para autoridades que visitarem o município.
Parece que Marechal Cândido Rondon esta muito bem, que todos o problemas da cidade já foram resolvidos, que não temos filas a espera de médicos, que todos os filhos e filhas de trabalhadores tem vagas nas creches, que nossas estradas estão tão maravilhosas como tapetes de veludo!
Só assim para justificar tal gasto com este supérfluo! Porque é sim, supérfluo. O dinheiro público não existe para a finalidade de dar presentinhos para autoridades, sejam elas quem forem!
O dinheio público é do povo, e deve ser gasto em beneficio do povo!
Gastar este dinheiro para brindes, não convém no atual momento! Há coisas mais urgentes a fazer em nosso município, e a administração volta e meia diz que não tem verba! Ora, se não tem verba para fazer o que é urgente, como tem verba para supérfluos?
Será que é preciso lembrar que o administrador público não é dono do dinheiro público, que não pode usufruir do mesmo conforme lhe aprouver, e fazer o que quiser com o mesmo? O dinheiro público é do povo, e deve ser gasto única e exclusivamente em seu benefício! É justamente por isso, que a lei diz que a administração pública, deve-se pautar pela legalidade, transparência e moralidade!
Será que tal ato esta de acordo com estes três princípios? São os três que precisam ser respeitados, não um ou dois, mas sim os três ao mesmo tempo!
São indissociaveis, como a Santissíma Trindade! E então, o que você acha caro leitor? Os três estão sendo respeitados?
Agora, para não sairem por aí dizendo que só reclamo e não apresento alternativas, e apesar de achar desnecessário a entrega destes mimos, eu deixo aqui uma ideia que me parece melhor e é uma alternativa ao fato.
Ao invés de gastar com a compra destas cuias, por que não pegam este dinheiro e um pouquinho mais e passam a incentivar os artistas de nossa cidade! Temos muitos, que fazem lindos objetos artesanais, e que poderiam aí sim, ser usados como souvenirs para autoridades.
Representando assim mais legitimamente o município do que cuias feitas em outra cidade, pelo fato de os objetos terem sido feitos por pessoas do povo de Marechal! E com isso, ainda se geraria mais renda no município, o dinheiro ficaria aqui, e a população rondonense sairia beneficiada com tal política, assim como deve acontecer com todo uso do dinheiro público!
Diferentemente do que vai acontecer com uma compra destas! Fica a ideia, será que os edis e o executivo irão aceitá-la?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano