quarta-feira, 13 de abril de 2011

Realengo, Rio de Janeiro - "Columbine" Brasileira!

Olá caros leitores! Depois de vários dias, uma "pequena" cirurgia e um tempo de afastamento, finalmente estou de volta.
E como prometi, vocês podem encontrar diversas novidades no Blog. Se olharem ao lado, verão que coloquei ferramentas de pesquisa, acompanhamento jornalístico e um local para que possam cadastrar os seus e-mails, caso queiram receber as atualizações do Blog.
Enfim, ferramentas que possibilitarão nosso diálogo (por que esse não é para ser um local de monólogo, e sim de diálogo) e que tornarão o Blog mais interessante.
Após esta breve re-apresentação, vamos ao tema deste post:

Muitas coisas ocorreram nestes últimos dias, tivemos protestos em Brasília vinculados a modificação do Código Florestal, tanto do lado dos ruralistas como dos ambientalistas (ainda vou falar sobre isso aqui), ocorreu em Curitiba, capital do Paraná o primeiro encontro nacional dos Ecossocialistas, onde inclusive se construiu um documento chamado "Carta de Curitiba", destinado aos movimentos sociais, partidos políticos e sociedade em geral (também irei falar sobre isso ainda). Já em nossa cidade, Marechal Cândido Rondon também ocorreram protestos, pneus queimados, bananeiras plantadas (aliás ouvi dizer que Marechal esta prestes a ganhar uma concorrência com a maior produtora de bananas do país, uma cidade que fica no Pará e que não me lembro o nome agora ;)), depois disso parece que o poder executivo em nossa cidade resolveu começar a mostrar algum serviço, só quero ver o custo destes serviços, e até onde eles vão. Mas, parabéns pelo que já fizeram, e deixo aqui também uma vaia (uuuuuuuuuu) pelo que prometeram e ainda não fizeram.
Cara administração de Marechal Cândido Rondon, acho que falo em nome de muitos cidadãos do município ao dizer que estamos cansados de placas e propagandas! Queremos ver o que é propagandeado sendo efetivado! Ainda vou me aprofundar nisto também! 
Também esta semana foi esta sendo comemorativa para a ciência, principalmente a Astronomia, afinal fez 50 anos que o astronauta russo Yuri Gagarin viu a Terra do espaço, sendo assim o primeiro homem a ver que o nosso planeta é(era) azul! Já faz meio século!
Mas, o tema que quero abordar aqui, neste momento, não é nenhum destes. É a tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro. Que inclusive esta ficando conhecida como "Columbine Brasileira" (acho que todos lembram do caso semelhante ocorrido na Universidade de Columbine no Colorado, EUA) Quero falar como cidadão, e como funcionário de escola, afinal a tragédia ocorreu dentro de uma escola!
Primeiramente quero deixar aqui meus lamentos as familias das vitimas, pobres crianças que estavam no colégio buscando conhecimento para a construção de uma vida digna e melhor.
Também quero deixar aqui meus lamentos a familia do autor do fato, afinal acredito que eles não tenham culpa do ocorrido, e não podem ser criminalizados por isso!
Mas, quero deixar aqui a minha indignação a maneira como a mídia televisionada (especialmente alguns canais de grande audiência) vem tratando o caso.
A maneira como estão tratando este caso deixa margem a dizer que o ocorrido se deu por motivos religiosos!
Acho um grande erro cair neste discurso. Pois é discurso, não é fato! Inclusive um discurso de cunho ideológico em um momento onde ditaduras apoiadas pelo imperialismo Estadunidense, vem sendo derrubadas uma a uma pela pela população do mundo árabe! Conseguem visualizar as conexões do discurso? Onde ele quer chegar? Qual seu real objetivo?
Não sou religioso, fui seminarista em um período da minha vida, mas hoje me identifico mais com a ciência do que com a religião, procuro ser mais objetivo do que subjetivo, e materialista (no sentido científico e não do consumismo) do que idealista! Ou seja, não sou nada religioso! Mas, não ser religioso e ser adepto do pensamento científico, não significa desqualificar os preceitos e belos ensinamentos que as religiões legaram a humanidade! Ou seja, na comparação entre o pensamento de dois cientistas, minha posição com relação a religião esta mais próxima da de Carl Sagan, do que da de Richard Dawkins. Assim sendo, não sou religioso, mas não estou em uma cruzada pessoal contra a religião. Respeito a todas, e acho que apesar dos erros e da maneira como muitas vezes elas são utilizadas, podem também ensinar muita coisa. A mim mesmo, ensinaram!
Assim, acho um perigo, e um grande desrespeito a todos que professam qualquer credo religioso, seja ele cristianismo, budismo, islamismo, xintoísmo, panteísmo, religiões de matriz africana, e todas as outras que existem e não lembro no momento, quando se começa vincular um crime bárbaro como este, diretamente a qualquer pensamento religioso (no presente caso a religião muçulmana ou islâmica).
A razão deste crime não é religiosa. Este a crime é a soma de dois fatores principais: esquizofrenia (problemas psíquicos do autor) sem tratamento, somada a facilidade do acesso a armas de fogo. Ou seja, descaso do Estado com relação ao sistema de saúde que deveria atender a população, somada a facilidade do acesso a armas de fogo em nosso país!
Para evitar que fatos como este se repitam, o Estado deve investir em saúde (e quando digo saúde, estou falando inclusive de saúde mental), e dificultar o acesso as armas.
Caso o rapaz estivesse em tratamento, provavelmente tal fato seria evitado. Agora, caso ele não tivesse tido acesso as armas, com certeza o fato seria evitado. Pois sem as armas ele não poderia ter matado ninguém!
Portanto, apelo: Deixem de ligar o fato a questões religiosas, e façam uma análise verdadeira do caso! A tragédia e a morte de crianças não pode servir para incentivar o preconceito na população com objetivos econômicos!
Se as redes de televisão lamentam realmente o acontecido, por favor, veiculem a verdade! Não usem o caso para a propagação reflexões com intuitos escusos, e que cada vez mais estimulam o preconceito em nosso país. 
Vincular o presente caso a questões de ordem religiosa é propagandear uma falácia enorme, que pode inclusive estar na raíz da construção de novas tragédias! É necessário observar o fato em si, e analisar o mesmo por si. Sem, teses mirabolantes de supostos terroristas islâmicos como vem sendo as hipóteses levantadas por alguns meios de comunicação!
É um desrespeito aos familiares das vítimas, e as próprias vítimas que elas sejam utilizadas para justificar pensamentos ideológicos com fins econômicos e políticos!
As três questões a serem tratadas e levantadas neste caso (de forma séria por favor) são:
SAÚDE PÚBLICA INCLUSIVE MENTAL, A FACILIDADE DE ACESSO A ARMAS DE FOGO SEJA DE FORMA CONVENCIONAL, SEJA NO MERCADO NEGRO E SEGURANÇA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES DE NOSSO PAÍS!
Tenho dito! Espero que este texto possa contribuir ao menos para a reflexão de quem o ler, mesmo que não concordem com todo o conteúdo!
Peço também desculpas, se ele não esta muito bem escrito, pois o mesmo foi escrito com os dedos desta mão que digitam, movidos pela emoção e pela indignação pelo ocorrido, e pela maneira como o mesmo a fato vem sendo utilizado por certos grupos! Peço também desculpas, pela extensão do texto!
13/04/11
Curitiba - PR
Luciano Egidio Palagano

Um comentário:

  1. Interessante artigo.

    Amigo Luciano, seu artigo trás muitas verdades, porém discordo de alguns pontos.

    A tal tragédia no Rio tem sim envolvimento da religião, porém a grande culpada é a sociedade como um todo, especialmente a mídia(TV Globo).

    As crianças aprendem a discriminiar desde cedo, seja aquele mais pobre, mais gordo, mais baixo, mais alto e etc...e etc..., e ao invés de ensinarem ética nas escolas ensinam religião(aliás, quando nos livraremos deste mal?).

    Esta rapaz foi descriminado, insultado, humiliado por colegas de aula, e os professores burgueses vagabundos em sua maioria apoiam este tipo de atitude ou se omitem.

    Após este rapaz sofreu problemas familiares, psicológicos e muitos outros, e sem ninguém para dar apoio.

    Por fim, entra o fato final, que causou o ocorrido, a sua crença religiosa que o fez ter coragem para tal ação.

    Lamento muito por todas as vítimas, principalmente pelo autor dos tiros, pois este sofreu a vida inteira.

    Mudando de assunto, parabéns por seu blog, desejo-lhe muito sucesso! Se precisar de alguma ajuda, conte comigo!

    Abraços;
    Lauro Daniel

    ResponderExcluir

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano