sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Descoberto novo Exoplaneta há 200 anos luz: Kepler 16b

Segue abaixo o relatório completo sobre a reunião de divulgação da descoberta de um exoplaneta à 200 anos luz de nosso Sol. Em termos astronômicos esse planeta estaria na quadra ao lado, no mesmo bairro! ;)
O relatório eu recebi através de uma lista de e-mail sobre debates astronômicos, de um integrante da lista que trabalha na NASA.

"Relatório sobre a descoberta do Kepler
 
A conferência sobre a nova decoberta feita pelo telescópio espacial Kepler acabou agora há pouco aqui no Syvertson auditorium, NASA Ames Research Center, CA, EUA. O evento foi transmitido ao vivo para várias emissoras de televisão e a excelente animação apresentada pela NASA pode ser encontrada no link abaixo:


O novo exoplaneta, chamado de Kepler-16b, orbita uma estrela binária há 200 anos-luz do sistema solar, entre as constelações do Cisne e da Lira. Trata-se do primeiro exoplaneta orbitando uma estrela binária já detectado. Exoplaneta é o nome dado aos planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol. Até o momento, 684 exoplanetas já foram detectados (http://exoplanet.eu/catalog.php) e em abril de 2011 os cientistas apresentaram uma lista com 1.235 candidatos a exoplanetas detectados pelo Kepler (http://archive.stsci.edu/kepler/planet_candidates.html). Estrelas binárias constituem um sistema com duas estrelas que orbitam um centro de gravidade comum.

A descoberta
A descoberta foi feita pelo método de trânsito planetário, que consiste na medição da diminuição do brilho da estrela com a passagem de um planeta em frente ao disco estelar, semelhante ao eclipse solar e trânsitos de Mercúrio e de Vênus. Como são duas estrelas de tamanhos diferentes, os astrônomos rastrearam 3 tipos de eclipses: (i) eclipse primário, onde foi observada uma grande diminuição do brilho da estrela principal, (ii) eclipse secundário, onde foi observada uma pequena diferença no briho da estrela principal e, (iii) eclipse terciário, com uma diferença intermediária no brilho da estrela principal. Os padrões dos eclipses se repetiram por tempo suficiente para levar à seguinte explicação: o eclipse primário ocorre através do alinhamento dos 3 componentes (2 estrelas mais o exoplaneta), ao passo que o eclipse secundário ocorre através do alinhamento entre a estrela principal e o exoplaneta, e o eclipse terciário ocorre através do alinhamento entre a estrela principal e a estrela menor. De acordo com os cientistas, o fenômeno era previsto pelas teorias de formação planetária e observações feitas pelo telescópio espacial Spitzer em 2006 confirmaram a plausibilidade do fenômeno (http://www.nasa.gov/mission_pages/spitzer/news/spitzer-20070329.html). Mas nunca ninguém tinha observado um planeta orbitando duas estrelas até agora. O Kepler-16b descreve uma órbita além das duas estrelas com um período orbital de 229 dias.

Kepler-16b
O novo exoplaneta é um planeta gasoso e possui a massa aproximada do planeta Saturno, com temperatura entre 150-170 K. As estrelas as quais ele orbita são menores e mais frias que o Sol, com uma diferença de 700 graus no caso da estrela maior, que é alaranjada, e 1.000 a 2.000 graus no caso da estrela menor, que é uma anã-vermelha e é a menor estrela já detectada até agora e demonstra a alta qualidade dos dados analisados. Isso faz com que embora o planeta esteja a uma distância equivalente à distância Sol-Vênus, a quantidade de iluminação recebida é equivalente ao que chega na superfície marciana. Portanto este planeta está um pouco além da zona habitável deste planeta. Zona habitável é uma faixa de distância à estrela onde pode ser encontrada água líquida. Porém, como se trata de um sistema binário, a zona habitável é dinâmica, ou seja, oscila com o movimento das estrelas. Este também é um conceito novo que se tornará bastante comum, já que muitas estrelas da Via Láctea constituem sistemas binários que podem conter planetas rochosos como a Terra. Como o sistema planetário ao qual pertence o Kepler-16b é 2 bilhões de anos mais jovem do que a Terra, é possível que haja condições para surgimento de formas de vida por lá.
 
Nome do exoplaneta
O nome do planeta segue regras de nomenclatura astronômica e não deve ser mudado a menos que haja um forte apelo popular e da imprensa.

Astrônomos amadores
Com bons equipamentos, os astrônomos amadores do hemisfério Norte, na região da China poderão observar o trânsito planetário do Kepler-16b no ano que vem. Atualmente, alguns astrônomos amadores possuem instrumental suficiente para fazer descobertas de exoplanetas e frequentemente trabalham em parceria com os astrônomos profissionais, contribuindo significativamente para a descoberta de supenovas e cometas.
 
Transformando ficção científica em fatos científicos
Os astrônomos disseram que o panorama neste planeta deve se parecer muito com o que foi mostrado no episódio 4 da série “Star Wars”, de George Lucas. Uma das cenas do filme mostra o jovem Luke Skywalker observando o crepúsculo com dois sóis no planeta Tataouine, num cenário muito semelhante ao que se imagina para o exoplaneta Kepler-16b. Como não poderia deixar de ser, a conferência foi finalizada com o famoso lema da série Star Wars: “Que a força esteja com vocês.”
 
Maiores informações sobre a missão Kepler podem ser encontradas no link abaixo:
 
Abraços!
 
Ivan
 
-------------------------------------------------------------------------Dr. Ivan Gláucio PAULINO-LIMA
Curriculum Vitae
http://lattes.cnpq.br/8016616722755011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quem tem medo de Democracia?

No Paraná, 119 municípios passaram a ter o direito de aumentar o número de vereadores, dentro de um limite máximo fixado pela Emenda Constitucional 58/2009, conforme a faixa populacional.
Para valer para as eleições de 2012, qualquer alteração no atual número de vagas deve ser aprovada pelas respectivas Câmaras Municipais até o fim de setembro de 2011.
No modelo de democracia representativa vigente no Brasil, quanto maior o número de vereadores, maior a possibilidade de acesso de lideranças verdadeiramente comunitárias e de representação dos diversos setores que compõem a sociedade (segmentos, categorias, gênero).
Ao passo que, restringir a representatividade significa favorecer a elitização e a concentração nesse espaço de poder, privilegiando candidatos que representam os interesses de grandes grupos econômicos e que contam com campanhas eleitorais milionárias.
O número reduzido de vereadores enfraquece o Legislativo, desestimula a participação política popular e propicia a falta de oxigenação política. Com isso, fica mais fácil a troca de favores e os acordos políticos espúrios com o Executivo.
Os argumentos de quem se diz contra o aumento do número de vereadores têm se esgotado na alegação de acréscimo de despesas e no descrédito nos políticos e no sistema.
É importante que a população não compre essa ideia sem se informar melhor sobre os interesses que estão envolvidos nessa aparente moralização defendida por algumas entidades.
Mais vereadores não é necessariamente sinônimo de mais gastos públicos. A mesma EC 58/2009 estabeleceu que às Câmaras Municipais devem ser destinada uma porcentagem fixa do orçamento do município, independentemente do número de vereadores. Se houver sobra, o valor deve ser devolvido ao Executivo.
Porém, com mais vereadores, diminui a possibilidade de corrupção e a fiscalização torna-se mais eficiente, melhorando também a aplicação do dinheiro público.
Nessa perspectiva, no município de Cascavel, o Fórum Sindical está defendendo a ampliação da democracia representativa e o combate aos gastos excessivos do Legislativo.
Informações obtidas pelo Fórum demonstram que em período em que o município teve 21 vereadores, o Legislativo Municipal gastava 3% da receita do município. Atualmente, quando são apenas 15 vereadores, essa despesa está em 3,25%. Portanto, os gastos eram percentualmente menores no período em que havia mais vereadores.
Pela análise dos gastos nos dois períodos, constata-se que o que mais onera o orçamento das Câmaras Municipais são as despesas com assessores nomeados para cargos de confiança, muitas vezes meros apadrinhados políticos, sem capacidade técnica para exercer a função.
Por isso, o Fórum propõe o corte de privilégios e a redução em 50% do atual número de assessores nomeados sem concurso. Concomitantemente, defende a formação de equipe técnica multidisciplinar (Engenheiro, Arquiteto, Contabilista, Advogado etc.), através de concurso público, para assessorar a todos os vereadores. Assim, é possível chegar ao número de 21 vereadores, que é o máximo permitido a Cascavel, com maior qualificação na tarefa de legislar e fiscalizar, sem aumentar as despesas.
Evidentemente, para alargar mais o conceito prático de democracia, faz-se necessária uma profunda reforma política no país, capaz de colocar o povo como protagonista do processo político, e com participação cada vez mais direta nas decisões, fiscalização e controle dos gastos públicos. E não será negando o direito a uma maior representatividade no Legislativo que avançaremos para as demais mudanças necessárias.

(Fátima Rivas - Oficial de Justiça e Militante do PSOL de Francisco Beltrão)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

COMEMORAR O QUE?

-Que tal comemorar os 28 mil gastos em cada travessia elevada as lombadas de 19 mil, o gasto de dois milhões em publicidade em Mal. Cândido. Rondon?
- Ou talvez, comemorar o aumento de 100% para muitos comissionados da prefeitura enquanto muitos servidores recebem apenas o salário mínimo!
- Também poderíamos comemorar a “maravilhosa” saúde pública de Mal. Cândido Rondon, e de todo país! Sendo que em nossa cidade ainda temos o “prazer” de fazer uma viagem a cada vez que precisamos do SUS.
- Os “grandes investimentos” na educação do município também merecem comemoração!
- As turmas superlotadas nas escolas estaduais e nos centros de educação do município mereceriam uma festa com toda certeza, assim como o recente fechamento de turmas por parte do governo estadual! Vamos comemorar!
- A sobrecarga de trabalho dos professores e funcionários das escolas também merece comemoração!
- Que tal comemorar o desemprego em nosso país, o nosso maravilhoso salário mínimo de R$545,00, a falta de creches, o transporte público maravilhoso, a violência, ou a saúde e educação que só são lembradas durante as eleições!
VOCÊ SABIA?
- Que a cada 100 reais da arrecadação de impostos federais, 49 vão para os bolsos dos banqueiros através da dívida externa e interna?
- Que desses mesmos R$100,00 reais, menos de R$3,00 são investidos em educação? Que desses R$100,00 reais apenas R$3,50 são investidos em saúde?
- Que o governo Dilma cortou 50 bilhões do orçamento no começo do ano e agora cortou mais 10 bilhões para dar aos banqueiros?
- Que o governo quer mexer na previdência para as pessoas terem que trabalhar ainda mais para poder se aposentar?
Para quem se governa este país? Com certeza não é para os trabalhadores.
Nesse dia da Independência, não temos nada a comemorar. A não ser as lutas de trabalhadores e estudantes, que estão ocorrendo em todo o país.
Somente com organização e luta, é que poderemos mudar essa realidade! E não com festas vazias de sentido, pois por enquanto não temos uma real independência!
- 10% do PIB para educação e 6% para a saúde!
- Pelo salário mínimo do DIEESE! (R$ 2.279,00)
- Contra a reforma da previdência!
- Pela auditoria da divida pública, provando que já pagamos a mesma várias vezes, e desta forma suspendendo o pagamento da mesma!
PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado)
PSOL (Partido do Socialismo e Liberdade)