sexta-feira, 31 de maio de 2013

VINTE NOVE DE MAIO: O DIA DA CONFERENCIA DA CIDADE, QUE A CIDADE NÃO VIU!

Esta pergunta vai para você caro cidadão rondonense: Você sabe o que aconteceu em sua cidade no dia 29/05/2013?
Dica: foi no Tribunal do Júri do Campus da UNIOESTE de seu município.
…............................................
Bom! Se você não soube responder esta pergunta não se preocupe, você faz parte da grande maioria da população que esta sendo engambelada pela administração rondonense a partir da ausência de informações!
No dia 29/05 aconteceu a etapa Municipal da Conferência das Cidades em Marechal Cândido Rondon, e o tema foi Mobilidade Urbana e Reforma Urbana. Mas, quem ficou sabendo? Praticamente ninguém!
Houve uma nota em um Jornal local quase um mês antes do evento, e mais uma nota em alguns sites poucos dias antes do mesmo. Quem não viu, não viu e ponto! Além de apontar para a falácia de uma suposta divulgação, o prazo minimo entre a nota e a realização do evento inviabilizou qualquer tipo de organização da popular para participação de maneira efetiva (será que foi este o objetivo?). Inclusive, a nota oficial no site da prefeitura, publicada na semana do evento, falava de “credenciamento de convidados” dando a impressão a quem lesse, de que para participar da Conferencia era necessário um convite. E além disso, não falava nada sobre os trâmites da própria conferencia, como ela estava organizada, como se daria o desenvolvimento dos trabalhos e nem dizia para o leitor como fazer para participar.
Os partidos e diversas outras entidades não receberam sequer um comunicado ou convite para participação, pelo menos não o partido e entidades nos/as quais eu milito!
As entidades estudantis também não foram comunicadas, (isso que o evento foi na UNIOESTE) as organizações de ciclistas também não foram comunicadas, e nem no próprio Campus não haviam sequer cartazes de divulgação (os cartazes apareceram um dia antes no saguão de entrada onde quase não passam acadêmicos).
Esta conferencia debateu as mudanças no plano diretor de nosso município, debateu se nosso município irá ou não implantar o imposto progressivo, debateu (ou era para debater e propor) propostas de resolução dos problemas de mobilidade urbana em nosso município.
Uma conferencia tão importante que foi marcada em véspera de feriadão (já com propósitos escusos?) e da qual a população foi alijada do direito de participar por não ter sido divulgada como deveria.
Se a administração municipal tivesse real interesse em um debate democrático e participativo (como diz a sua constante propaganda), no minimo uma semana antes da realização da Conferencia deveriam ter sido encaminhados convites para as diversas entidades do municipio incluindo os partidos, deveriam ter colocado em todos os órgãos de imprensa, não apenas uma nota, mas um chamado conclamando a população a participar. Isso que deveria ter sido feito se o partido que administra a cidade, o Partido do Movimento DEMOCRÁTICO Brasileiro HONRASSE o nome que leva.
Mas, parece que com o tempo a única coisa que sobrou de Democracia neste partido (pelo menos aqui em Marechal Cândido Rondon) foi a alusão feita no nome.
Os poucos que conseguiram participar da Conferência ainda reclamaram que as propostas feitas nos grupos de trabalho foram, fragmentadas, generalizadas e relativizadas no final pelas pessoas que coordenavam a conferência. Desta forma, além da mísera participação popular (devido a ausência de divulgação efetiva) a Conferencia debateu tudo e não propôs nada de concreto, deixando tudo aberto para que a administração usasse o dinheiro do setor como quisesse!
Enfim, não posso negar que eles aplicaram um Golpe de Mestre na população rondonense! Por que foi isso mesmo: UM GOLPE!
Conclusão: dia 29/05/13 definiram o futuro de nosso município, sem que a população rondonense tivesse tido o direito efetivo de participação na decisão deste futuro. Provavelmente as coisas continuarão como “dantes no quartel de abrantes”! E nós, continuaremos tendo a maravilhosa condição de mobilidade urbana que existe em Marechal Cândido Rondon e tendo de conviver com a especulação imobiliária e todos os problemas que ela trás ao município.

Vinte Nove de Maio de 2013, o dia da Conferência da Cidade, que a Cidade não viu!
Abaixo, algumas imagens para relembrar a "Maravilhosa" condição Urbana de Nosso Município:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano