quinta-feira, 24 de março de 2011

Astronomia: Telescópios da Nasa fotografam uma Nebulosa quadrada!

Agora, um pouco de Astronomia:
Pessoal, recebi hoje este informe através da lista estudos astronomicos da qual participo, o Grupo de Estudos de Astronomia de Londrina (GEDAL).

Vejam só, quando imaginamos já ter visto tudo no Universo a Natureza vêm com mais uma novidade:




A fonte da reportagem é:



Ninguém sabe realmente dizer como uma nebulosa toma a forma de um quadrado, mas esse é justamente o caso da MWC 922.

Uma das hipóteses diz que uma estrela, ou um conjunto de estrelas, que está no centro do sistema estelar expele cones de gases durante a fase final de desenvolvimento, originando esse peculiar feitio.
Com base em evidências científicas, os pesquisadores especulam que a MWC 922 pode se transformar, um dia, em uma supernova.
A foto, divulgada nesta quarta-feira pela Nasa (agência espacial americana), foi feita pelos telescópios espaciais Hale, na Califórnia, e Keck-2, no Havaí.

                                                                     James Lloyd/Peter Tuthill/Efe/Nasa



Linda não?
Uma das maneiras de esquecer um pouco este mundo, é olhar os outros! hehehe






Um comentário:

  1. Esse texto do Uol está bem ruinzinho.
    O que eles chamam de "nebulosa quadrada" é uma nebulosa bipolar. Imagine dois cones unidos pelos vértices e tudo isso visto de lado. É apenas isso.
    O ponto fundamental é entender que essa aparência não passa de efeito de projeção.

    ResponderExcluir

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano