quarta-feira, 23 de março de 2011

Obama, Dilma, Democracia!

O Brasil parou esta semana!
Por causa do Carnaval? Não!
O Carnaval já passou, criou as polêmicas de sempre, com alguns clamando contra e outros se colocando a favor!
Mas, o Brasil parou, não para ver o carnaval!
Mas, para uma visita!
Uma visita do homem que é considerado o homem mais poderoso do Planeta!
O presidente dos E.U.A!
Um negro, como presidente! Uma antiga lutadora pela democracia como presidente!
Realmente um encontro histórico, como foi definido pela própria presidente: Um Negro ( o primeiro presidente negro) do país mais poderoso do planeta, e uma mulher ( a primeira mulher presidente) como presidente do Brasil!
É uma pena, que algo tão significativo tenha sido manchado com a repressão, e com a perseguição aos movimentos sociais!
Dias antes da visita de Obama a Central Única das Favelas (CUFA) que estava participando da organização da visita do Obama ao Rio, saiu da coordenação do evento.
Segundo a entidade, os moradores das favelas estavam sendo tratados como estrangeiros em sua própria terra, devido a visita!
No dia do evento, militantes políticos de diversas entidades em protesto contra as posições que os E.U.A, vêm tomando em relação a outros países, e até mesmo o Brasil, foram presos sem acusação formal.
Apenas por estarem protestando, inclusive uma senhora de quase 70 anos de idade, conhecida como vovó Fluminense, que foi definida pelo Juiz substituto como representando perigo a pessoa do presidente, e por isso foi mantida na cadeia.
Os presos já foram liberados, mas o fato que não foi noticiado pela mídia, em meio a festa da visita, ficou na história e na memória destas pessoas, e dos movimentos atingidos!
A primeira mulher presidente, ex-lutadora da luta pela democracia, e o primeiro presidente negro dos E.U.A., romperam com as esperanças e com as crenças que o povo neles colocou ao leva-los ao poder!
Rompendo com estas crenças, romperam com seu passado, com sua história!
E agora defendem exatamente aquilo que combatiam!
No lugar de serem símbolos de resistência e luta, se tornam símbolos da repressão e da exploração do homem pelo homem!
Espero que nem todos os símbolos caiam como estes caíram!
Mas, se os símbolos caírem, a esperança de mudança ainda fica no coração dos lutadores!
Parabéns ao manifestantes, e fica aqui registrada minha solidariedade aos que foram reprimidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano