quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Revolução Permanente Interna! O Grande Desafio de qualquer lutador social!

Aqui, nesta imagem temos dois revolucionários que são exemplos básicos dos extremos opostos trabalhados neste texto.

A Esquerda Leon Trotsky: Idealizador da Teoria da Revolução Permanente e a Direita Josef Stalin, ex-camarada de Trotsky e seu posterior perseguidor e assassino.



É uma pena que certos tipos de prática, que acabam por servir de argumentos de ataque ao Marxismo, se originem de pessoas que se dizem Marxistas e da luta!

Algumas pessoas que se dizem Marxistas, que muitas vezes não passam de Marxianos (especialistas em Marx, ou talvez nem tão especialistas assim) reproduzem as mais baixas características da sociedade Capitalista em seus relacionamentos. Muitas vezes, até mesmo com aqueles que costumam chamar de camaradas ou companheir@s!

Não é possível a construção de uma nova sociedade se não construir-mos também o novo ser humano.
A Revolução Permanente, também é a Revolução Interna que cada lutador deve sofrer (permanentemente) contra os desejos, ilusões, e tentações que o Capital lhe apresenta.
Sem esta Revolução Interna, em cada um(a) que se diz revolucionário(a), fica impossível a construção de qualquer sociedade socialista!
Quando o dito socialista, toma o lugar do Algoz daquele que até aquele momento se encontrava ao seu lado, ele também toma o lugar do burguês!

Impede a luta que não seja de seu interesse, manipula, maquina, persegue, e tudo na busca cega pelo poder, poder este que lhe foi apresentado pelo Capital, e ao qual o(a) até então revolucionário(a) sucumbiu! Morre então neste momento de transformação um(a) revolucionário(a), e nasce um dos piores inimigos do socialismo: aquele(a) que se apresenta como socialista,mas suas práticas reproduzem o capital! É um ser híbrido, sem característica própria, e sem nenhum outro objetivo que não aquele de satisfazer a sua sede e ânsia de poder. É mais uma vitória do Capital, o Capital consegue mais um(a) soldado(a), e este ser-híbrido é dos piores, por que além de atacar o socialismo por dentro, pois geralmente esta próximo daqueles que lutam, ele cria os argumentos que são utilizados contra a luta socialista!
Pois reproduz, dentro de uma esfera de relacionamento que deveria se pautar pela camaradagem socialista, as características da sociedade capitalista!
Logo, como pode este(a) dito(a) revolucionário(a), (se é que ainda podemos chama-lo(a) assim) construir qualquer tipo de sociedade, senão aquela mesma que ele/ela reproduz em suas relações sociais?


Fica o questionamento e a reflexão para os/as camaradas!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Poluição e Educação: uma financiando a outra! Isto é o Capitalismo.

Na tentativa de resolver o problema do financiamento da Educação no Brasil, esta se debatendo nos últimos dias a proposta de que 100% dos Royalts do Petróleo deveriam ir para o setor.
Praticamente todo mundo esta apoiando a proposta, mas será que já paramos para pensar no que isso realmente significa?
Todos sabem que vivemos um momento de crise ambiental, e também é de conhecimento público que uma das maiores fontes da poluição é o processo de utilização do petróleo, desde a sua extração até o seu uso final como combustivel e derivados.
A exploração do Pré-Sal já pode ser considerada como a abertura de uma "caixa de Pandora", e o preço da abertura desta caixa vai ser cobrado de nossos filhos e netos, assim como hoje estamos pagando o preço pelos erros ambientais de nossos pais.
No meu entender, este projeto que busca destinar o dinheiro dos Royalts do Petróleo para a educação é uma falácia para desviar a nação dos verdadeiros problemas.
É folclórica a figura da pessoa que tenta aprisionar dois animais com uma peneira, mas, ao aprisionar um solta o outro e vice-versa, pois usa apenas uma peneira para tentar resolver uma questão  que precisaria de duas peneiras.
Ou seja, não se resolve um problema criando outro! Isso não é solução! E é isso que estão defendendo!
Afinal, nós iremos financiar a educação com o dinheiro da poluição? É isso? Daremos educação por um lado, e pelo outro deixamos nossos filhos sem um mundo com condições ambientais adequadas? Financiar a educação com o dinheiro do Petróleo é tapar um buraco e abrir outro maior ainda, literalmente falando. 
Mas, então qual é a solução?
O financiamento da educação, deve vir do dinheiro que hoje vai para os bancos. 
A dívida pública deve ser auditada, e os bancos devem pagar o que nos devem, por que na verdade eles é que são os verdadeiros devedores. O valor investido na educação, se comparado com o valor que escorre pelo gargalo da divída pública é irrisório, devemos ter 10% do PIB já para a educação, e não o finânciamento a partir do petróleo.
Orçamento de 2011.
Veja quanto foi para cada setor, quanto foi para a Dívida Pública e quanto foi para a Educação.

Até por que o valor dos royalts é muito inferior ao que é realmente necessário, não se percebe que esta é apenas uma tática, no intuito de vincular o financiamento da educação a exploração do petróleo, e desta forma conseguir justificativas para uma exploração poluidora?
Por que não ousam mexer com os bancos? POR QUE O MEDO?!
Vejam quem fica com o dinheiro dos nossos impostos! É por causa deles que não há dinheiro para a Educação, Saúde e outros!
O dinheiro que vai para a educação, não deve estar sujo com o óleo que polui nossos mares, rios, ares e acaba com nosso ecossistema! O dinheiro da educação, deve ser o dinheiro que hoje é destinado aos bancos.
E quanto ao petróleo? Deixe-mos ele lá! Não precisamos dele! Não devemos abrir mais ainda a "caixa de pandora"! Eu quero que meus filhos tenham educação de qualidade, gratuita e laica! Mas, também quero que eles tenham um ambiente ecológicamente correto, para poderem viver com saúde, ter um direito não significa abrir mão de outro direito!
Não devemos abrir mão do direito a um ambiente ecológicamente correto, para poder-mos ter o direito a educação!

A própria Constituição nos dá os dois direitos, ao citar:

no Art. 205 "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."

e no Art. 225 "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."
 
Desta forma, eu digo aqui: 
QUEREMOS OS DOIS DIREITOS QUE NOS SÃO GARANTIDOS! NÃO UM SÓ! NÃO QUEREMOS E NÃO DEVEMOS ESCOLHER!
A CONSTITUIÇÃO NÃO FALA EM ESCOLHA, NÓS TEMOS DIREITO AOS DOIS!
POR ISSO, DEFENDEMOS QUE O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, SEJA AQUELE QUE HOJE VAI PARA OS BANCOS, E QUE NÃO SEJA O DINHEIRO SUJO DA EXPLORAÇÃO DE UM DOS MATEIRAIS MAIS POLUENTES DA HISTÓRIA!

O papel dos educadores não é reproduzir o senso comum, e muito menos dizer aquilo que as pessoas querem ouvir! O nosso papel, é avaliar e analisar a sociedade antes de dizer qualquer coisa, e quando disser-mos deve-mos dizer o que deve ser dito, e não o que querem que seja dito!
Não é criando um problema que resolvemos outro! Não precisamos do petróleo, precisamos de educação e o financiamento desta deve vir do dinheiro que hoje vai para a dívida pública, e não do fomento a poluição ambiental!
Precisamos de politícas de governo incisivas com relação a qualidade e gratuidade da educação, e o direito da população a um meio ambiente ecológicamente correto!
Com relação ao petróleo, existem tecnologias alternativas, podemos usá-las, e com relação ao financiamento da educação, existe uma fonte de recursos muito maior (conforme o demonstrado aqui) e com vontade politíca também podemos usá-la.
Auditoria da Dívida Pública, já!
10% do PIB para a educação pública já, e não ao petróleo!
Não à exploração do Pré-Sal e outras reservas, e sim ao desenvolvimento e fomento de tecnologias e técnicas ambientalmente corretas e pela implementação social do seu uso, e não adstritas aos interesses do mercado!
Sou Educador! SOU ECOSSOCIALISTA!!!!!!!