quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Inicio do Fim da Razão!


Uma das características que apresentam para diferenciar o ser humano dos outros animais é aquilo que chamam de razão. Eis o significado da palavra razão segundo o dicionário: Capacidade para decidir, para formar juízo ou para agir de acordo com um pensamento, discernimento, juízo, lucidez. Logo, se o ser humano tem capacidade de razão ele teria capacidade de lucidez, pois uma coisa é apresentada como sinônimo, e ao mesmo tempo consequência da outra! Lucidez segundo o dicionário significa:  qualidade de lúcido. = brilho, claridade, ausência de quanto pode obscurecer (física ou moralmente).
Ou seja, se formos pelo dicionário aquele, que tem capacidade de raciocínio (razão) é ao mesmo tempo lúcido e não se deixa obscurecer! Mas, o que seria obscurecer? Ainda segundo o dicionário, obscurecer significa: turvar e confundir. Logo, o raciocínio seria capaz de evitar que as coisas se tornassem turvas e confusas a nossa frente! Assim, essa capacidade humana seria capaz de evitar que o ser humano cometesse erros que o levassem a autodestruição, mantendo assim a continuidade de sua espécie!
Pelo menos é isso o alegado para justificar o fato de que ainda estamos aqui, mesmo sendo biologicamente mais frágeis do que diversas outras espécies animais! O que teria nos mantido vivos teria sido a nossa capacidade de razão!
Esse raciocínio é ao mesmo tempo certo e errado! Certo, quando diz que temos esta capacidade, errado quando apresenta as coisas como se elas acontecessem de forma automática!
Temos razão? Não! Não temos razão! O que temos é capacidade de razão! Ou seja, nós a temos em potencial, mas precisamos exercitá-la! Todo ser humano tem capacidade de razão, mas nem todos usam a razão!
Exemplo disso é o que vem acontecendo com relação a votação das alterações no código florestal! A pressa exacerbada em aprovar este projeto, mostra uma total ausência do uso da capacidade de raciocínio por parte de diversos setores de nossa sociedade! Favor caro leitor, não confundir ausência do uso de capacidade de raciocínio com ausência de capacidade de metas e planejamentos! Uma coisa não tem nada a ver com a outra! Quando falo de raciocínio, falo de pensar em coisas maiores! Em projetos futuros, de se encarar enquanto membro de uma espécie e não apenas enquanto individuo! O individualismo é o maior atentado a razão da história! Ele deu base para a construção de um sistema econômico que é tudo, menos racional! Muito pelo contrário! Quando se começa a pautar o lucro versus a vida, e o lucro vence é o inicio do fim da razão!
Votar um código florestal, sem ao menos estudar de verdade os impactos que tal código trará a sociedade, é no mínimo suicídio coletivo a longo prazo! Na semana passada foi publicado o relatório da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Acadêmia Brasileira de Ciências, um documento de 124 paginas que estuda detalhadamente a proposta do novo código florestal. E chega a seguinte conclusão: se o código for aprovado do jeito que esta, será uma tragédia para os ecossistemas brasileiros. Estas entidades reúnem mais de 96 entidades cientificas, e nenhuma delas, absolutamente nenhuma foi ouvida!
O relatório diz que seria necessário no mínimo mais 2 anos de estudos e pesquisas para se construir um Código Florestal viável, que possa dar base a sustentabilidade e ao mesmo tempo a economia!
Por que estas entidades não foram ouvidas? Por que a ciência não esta sendo consultada em um projeto tão importante? Por que neste projeto o que esta em disputa é a manutenção ou não de um sistema irracional, e como tudo que é irracional ele não aceita argumentos. Impõe sua visão e pronto, custe o que custar, doa a quem doer! Mas, o problema é que mesmo não agindo enquanto espécie, para a natureza nós somos uma espécie! Logo, todos irão pagar pelas consequências dos erros de alguns indivíduos, que colocam seu orgulho e individualismo acima dos interesses da humanidade!
Assim caro leitores, chego a uma conclusão: observando o que vêm acontecendo em relação a esta questão percebo claramente que, apesar de termos a capacidade do uso da razão, é muito difícil utilizar a mesma! E mesmo tendo esta capacidade, que muitas outras espécies não têm (hoje se suspeita que algumas espécies animais tenham tal capacidade, mesmo que em um grau menor como os grandes símios, por exemplo) o ser humano ainda não aprendeu a usar a mesma.
É necessário muito esforço para acordar um indivíduo para a razão, imagine então uma espécie inteira! Agora, será que temos tempo para isso? Por que enquanto não aprendermos a usar plenamente tal atributo que a natureza nos deu, teremos uma outra característica única: seremos a única espécie do planeta, que devido a interesses de alguns de seus indivíduos atenta coletivamente contra si mesma! A única espécie do planeta que é capaz de suicídio coletivo (vide as guerras, armas nucleares e agora mais recentemente as alterações climáticas)! As alterações que querem aprovar no código florestal não trarão isso como consequência direta, mas é mais um passo que a humanidade esta dando neste caminho! E o Brasil esta tendo a “honra” de colaborar neste projeto de suicídio!
Só espero que a luz da razão impere em ao menos algumas mentes de nosso congresso! Ainda tenho esta esperança, não perco a confiança na humanidade facilmente! Agora, será que esta esperança tem algum respaldo na realidade?
Só os fatos irão dizer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano