sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pouso forçado de Helicóptero! Nem todos tem esta oportunidade!

Olá caros leitores! Para hoje eu havia começado a escrever um artigo sobre Democracia, mas me informaram de um fato e fiquei intrigado com o mesmo! Por isso resolvi escrever sobre ele. O fato é o acidente do Governador Beto Richa. Na noticia veiculada em diversos meios de comunicação, o Governador estaria indo fazer uma consulta no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Nada contra o fato do governador cuidar da sua saúde (mesmo que em outro estado), ainda bem que o acidente foi apenas um susto como o próprio Richa postou no Twitter. O que me intriga e indigna é que, enquanto o Governador do Estado do Paraná vai para São Paulo de helicóptero fazer uma consulta, o povo do mesmo estado pena na fila de hospitais para conseguir marcar uma consulta.
Tanto a população em geral enfrenta problemas com o SUS, na hora de conseguir marcar uma consulta ou exame, como os funcionários do estado que dependem do SAS se sentem como personagens de um filme que poderia ser paródia de "A espera de um milagre!".
Caro governador, todos desejamos que o senhor tenha uma ótima saúde! Mas, todos também querem uma ótima saúde, e milhões não tem recursos financeiros para dispor de um helicóptero que os leve para consultas com especialistas em outro estado.
Esses milhões dependem da saúde pública, e quero lembrar aqui, que apesar de não terem condições para tanto, são os impostos pagos por estes milhões que financiam o seu helicóptero, o seu especialista, e o seu salário!
Portanto o mínimo que eles merecem é um atendimento hospitalar digno, que de acordo com os preceitos constitucionais e o juramento de Hipócrates, respeite a vida e a dignidade humana!
Por que enquanto o senhor estava viajando de helicóptero para uma consulta, milhares estavam morrendo e agonizando (e ainda estão) nas filas de espera dos hospitais públicos! E ainda tem aqueles que nem a sorte (sorte?) de entrarem na fila de espera conseguem!
Tenho uma amiga, por exemplo, que esta como se diz no ditado popular, "comendo o pão que o diabo amassou" para conseguir uma cirurgia para sua mãe! Cirurgia esta que é necessária para que a mãe dela possa viver com um mínimo de dignidade, uma senhora idosa que contribuiu com a sociedade e agora busca um apoio do estado. Apoio que lhe é negado fechando-se as portas! Recentemente minha avó faleceu, imaginem vocês, por complicações que começaram com uma perna quebrada! Em pleno séc. XXI pessoas simples e sem recursos morrem por complicações como estas! E isso tudo por que o estado que lhes deveria dar suporte no final, e ao longo, da vida não funciona neste quesito! É comum para quem depende do SUS ouvir a seguinte resposta: "O SUS não cobre este exame!", "O SUS não cobre consulta com este especialista!", ou então "O SUS só cobre metade...".
O funcionalismo público do estado do Paraná já se acostumou a ouvir as mesmas respostas com relação ao SAS.
Então eu pergunto: Trabalhador seria uma vida de segunda categoria? Por que só pensando assim para justificar tal tratamento! Cães de milionários são tratados em veterinárias, de melhor forma do que milhões de brasileiros que dependem do Sistema Único de Saúde!
Assim governador, deixo aqui meu apelo! Nem sei se o mesmo vai chegar ao senhor!
Mas, em sua administração, por favor, lembre-se de administrar e incentivar uma melhoria real da saúde pública de nosso estado, tanto no SAS como no SUS!
Uma melhoria que possa viabilizar um tratamento digno e humano, para aqueles que na vida nunca farão um pouso forçado de helicóptero! Por que nunca terão condições de sequer entrar em um helicóptero, mas nem por isso merecem um tratamento menos humano!
Quem sabe assim, vossa senhoria não precise correr o risco de fazer um novo pouso forçado pelo fato de não precisar sair do PR para uma consulta! Por que daí, teremos um atendimento a saúde adequado em nosso estado!
Meu sonho é ver Prefeitos, Deputados, Governadores, frequentando quando precisarem, o mesmo corredor de hospital que aqueles que neles votaram frequentam! Mas não no intuito de piorar o atendimento aos excelentíssimos, e sim no intuito de melhorar o atendimento ao povo!
Daí sim, poderemos dizer que estamos no caminho de uma sociedade mais justa! E então, nosso governador (seja ele quem for neste período) não precisará correr o risco de cair de helicóptero, por que ele não precisará ir a uma consulta de helicóptero!
Espero que o sonho não seja impossível, e seja compartilhado no desejo e na luta com outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano