quarta-feira, 11 de maio de 2011

Astronomia também é reflexão: O Império, a ciência e a busca por vida extraterrestre!


Caros leitores, é com tristeza que coloco hoje esta notícia a disposição de vocês. Eu já havia recebido ela à alguns dias, mas fiquei pensando se ela traria interesse, e então como desenvolvimento da página de Astronomia do Blog devido à conjunção planetária que esta ocorrendo percebi que talvez mais pessoas tenham os mesmo interesses que os meus nesta questão.
Enquanto os governos dos diversos países gastam fortunas imensas com orçamentos militares (só os Estados Unidos no ano de 2003 tinha um orçamento de US$ 401,3 Bilhões apenas para gastos militares), e os fundamentalismos religiosos dos mais diversos matizes ganham cada vez mais força, a ciência enquanto busca do conhecimento vêm sendo cada vez mais relegada a segundo plano.
Por que digo isto? Bom, basta se ver o cotidiano. Mas, não é para falar do cotidiano que estou escrevendo neste momento, e sim para dizer com pesar que no final do mês passado (Abril), foi fechado um dos maiores conjuntos de radiotelescópios do planeta, no interior da Califórnia este conjunto de Radiotelescópios, cujo nome tem a sigla ATA, fazia parte do Projeto Seti, que é um projeto que unifica entidades governamentais e privadas em busca de vida inteligente fora da Terra, este projeto esta em sendo executado desde o inicio da década de 1980. O maior radiotelescópio do Planeta, o de Arecibo na América Central também faz parte deste projeto.
Fotografia do Sistema de radiotelescópios ATA:

Radiotelescópio de Arecibo:

Bom, por que o grupo de radiotelescópios foi fechado? Ele foi fechado por falta de verba! Em um país, que consome para gastos militares, montantes no valor de US$ 401,3 Bilhões, fechar um conjunto de radiotelescópios como estes que para serem mantidos, consumiam o valor de RS$1,5 milhões por ano demonstra muito bem quais são as prioridades.
Para quem tem a mais leve esperança de que a ciência se desenvolve com facilidade nos EUA aí esta uma prova em contrário. Se dividirmos o orçamento militar estadunidense do ano de 2003, pelo valor que este conjunto de radiotelescópios consumia por ano, apenas com este dinheiro seria possível manter o conjunto funcionando por 267533 anos.
E então? Quais vocês acham que são as prioridades?
Portanto da próxima vez que virem em algum jornal ou qualquer meio de comunicação a celebração de como é fácil fazer ciência nos EUA, de como o império auxilia na manutenção e na aquisição de saber para a humanidade, lembrem deste pequeno fato!
Pode não parecer importante para muitos, mas tenho certeza de que a notícia de descoberta de vida inteligente fora da Terra, iria mexer com as crenças, as filosofias de vida, e com o ego de bilhões de pessoas em nosso planeta! Iria finalmente nos mostrar o exato lugar que ocupamos no Universo, e deixar claro que nosso lugar não é central, ao contrário do que muitos egos inflados espalham por aí! Iria mostrar como muitas de nossas disputas são pequenas em relação a tudo o que esta a nossa volta!
Mas, talvez seja exatamente por isso que o financiamento tenha sido cortado!
Talvez seja perigoso mexer com estas coisas!
Sem mais por hoje, deixo aqui uma recomendação: Leiam o livro Contato (Carl Sagan) também tem o filme, mas o livro é muito melhor!
Saudações a todos! E que a luz da razão possa estar com vocês!
Abaixo segue dois links de reportagens sobre o fato, mais o link de uma reportagem sobre o orçamento militar dos EUA no ano de 2003.




E hoje entre 18hs e 19hs estarei colocando a simulação do céu da próxima madrugada! É nesta madrugada que vai ser o melhor momento para a observação, segundo minha opinião! Só espero que este céu nublado que esta fazendo agora, esteja límpido quando chegar a hora!

Abraços!

Um comentário:

  1. Bacana a reflexão;
    Mas em quanto estão brigando por fundos a fins da Ciência espacial* e financiar guerras* poderiam administrar tal montante para obter exitos na própria Terra* pois é nela que vivemos, e como todos estamos de acordo, não anda lá esssas coisas (fome, miséria, doenças, etc...).
    E se estes 1,5 bilhões ou até os 400 bilhões fossem para abrigar e ajudar as pessoas que realmente necessitam urgente disto?
    Com certeza a "ciência" pode esperar. Neste mesmo momento que escrevo o numero das pessoas que seriam beneficiadas com tais gastos cresce exorbitantemente.
    "A ciência busca ajudar o ser humano, mas o seu uso desigual deixa o mesmo em último lugar" -
    Hoppe, Rafael: O Mito da Estética nas Acadêmias (2007);
    Obrigado.

    ResponderExcluir

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano