segunda-feira, 30 de maio de 2011

Manifestação de Profissionais da Educação do Estado e do Município!

CARTA ABERTA AOS PAIS, ESTUDANTES E COMUNIDADE EM GERAL
 
Nós, professores e funcionários estaduais e municipais, estamos nos mobilizando para mais uma vez denunciar os problemas da educação e reivindicar mudanças.
Os governos federal, estadual e municipal fazem propaganda de que estão melhorando a educação. É aquela velha conversa de falar bonito em defesa da educação.
Porém a realidade é outra. As condições de trabalho são precárias: temos poucos funcionários nas escolas do Estado e do município de Mal Cândido Rondon, o que leva a uma sobrecarga de trabalho. Os professores recebem por 40 horas/aula semanais, mas são obrigados a trabalhar muito mais para dar conta de todas as tarefas, como preparação de aulas, correção de avaliações, etc. Sem contar as várias turmas com uma quantidade muito grande de alunos. E o governo do Estado ainda pretende colocar mais alunos por sala! Muitos professores precisam trabalhar em várias escolas para poder fechar a sua carga horária. Em torno de 25 mil professores e funcionários no Estado do Paraná têm contratos precários (PSS), são demitidos todo final de ano e ficam meses sem salário. E agora o governo ainda está ameaçando encerrar os contratos no meio do ano. O problema da indisciplina em sala também é grave, além da violência freqüente nas escolas.
Tudo isso acaba se refletindo nas doenças. Muitos professores e funcionários apresentam problemas de voz, problemas na coluna, lesões por esforço repetitivo (LER), doenças como depressão, vários tipos de transtornos, etc. O sistema de saúde do Estado (SAS) é um caos. Não tem atendimento aqui em Marechal Cândido, vários especialistas estão deixando de atender por falta de pagamento do Estado, etc. No caso dos servidores municipais, o atendimento pelo SUS também é caótico aqui em Mal Cândido Rondon, ao contrário do que diz a propaganda da prefeitura.
Os salários também estão longe do necessário. No município muitos servidores com vários anos de trabalho ganham pouco mais do que o salário mínimo. No Estado teremos 6,5% de reposição, mas o aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis foi muito maior. Portanto o salário vai comprar menos do que comprava um ano atrás.
A estrutura física e de materiais nas escolas também tem muitos problemas. É preciso trocar o padrão de luz de muitas escolas, construir novas salas, melhorar a estrutura de laboratórios de ciências e de informática, das quadras, etc.
Em todo país os problemas da educação são semelhantes. Por isso, entre outras coisas, reivindicamos:
Implantação da lei do piso salarial nacional dos educadores, para garantir aumento salarial e 33% de hora-atividade (tempo de preparação de aulas e correção de avaliações). O objetivo é chegar a 50% de hora-atividade.
Aprovação de um Plano de Carreira para os funcionários da educação municipal. Isso para poder melhorar o salário conforme o tempo de serviço.
Contratação de mais funcionários nas escolas do Estado e nas escolas e centros de educação do município.
Redução do número de alunos por turma.
Convocação dos aprovados em concurso e realização de novos concursos públicos.
Em caráter de emergência: garantir os contratos dos professores e funcionários PSS do Estado pelo menos até o final do ano.
Aplicação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação em todo país. Sem investimento não é possível melhorar a educação.
Melhoria na estrutura física e de materiais das escolas e dos centros de educação (município).
Modelo de saúde que possa atender os servidores com dignidade.
Aumento salarial de 25,97% para professores e funcionários de escola.
Implantação do programa Profuncionário no município de Mal Cândido Rondon.
Essas medidas também são importantes para melhorar a qualidade de ensino.
APP-Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná/Núcleo Sindical de Toledo.
CSP-Conlutas/Central Sindical e Popular.
Intersindical.
 

Um comentário:

  1. Porque o professores está parecendo um mendigo?

    Os professores do Eron onde estudei 80% só usam roupas de marca, tem carro do ano, empregada...

    Quanto a escola caindo está certo, porque o dinheiro vai todo para o bolso dos professores vagabundos que recebem mil e uma regalias!

    ResponderExcluir

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano