segunda-feira, 16 de maio de 2011

“RONDON EM OBRAS”? SIM! MAS, NÃO DA MANEIRA COMO DEVIA SER!

Primeiramente quero pedir desculpas aos leitores e acompanhantes do blog pelo fato de não ter atualizado o mesmo neste final de semana. Mas afinal, também preciso de uma folga não é mesmo?
Só que estou retornando, e retorno para deixar para vocês algumas palavras no intuito de criar um processo de reflexão. Marechal Cândido Rondon já foi citada diversas vezes, e em diversos organismos de imprensa ao longo dos anos, como sendo um ótimo lugar para se viver, e alias continua aparecendo muitas vezes desta maneira na imprensa local em geral.
Agora caros leitores, vocês sabem o que vêm ser falácia? Não, não estou desviando do assunto, vocês irão entender o por que da pergunta.
Para quem não sabe, falácia, é um raciocínio errado com aparência de verdadeiro, na descrição de Pedro Hispano (mais conhecido como Papa João XXI), “Falácia é a idoneidade fazendo crer que é aquilo que não é, mediante alguma visão fantástica, ou seja, aparência sem existência”. (p. 426) Alguns autores definem o termo como tendo origem no verbo latino “fallere” que tem por significado enganar, já outros dizem que o termo tem origem grega e era utilizado pelos escolásticos para indicar o “silogismo sofistico” de Aristóteles. Mas a origem do termo é de somenos importância, o que importa é o que vêm a ser falácia, suas variantes e como a mesma pode ser apresentada em nossa sociedade.
A falácia pode ser involuntária ou intencional, quando involuntária é chamada de paralogismo, e quando intencional tem a designação de sofisma.
E é aqui caros leitores, que quero abordar o tema principal deste texto. Como falei antes, nosso município vêm sendo apresentado na imprensa em geral, como sendo um local maravilhoso, em que tudo esta certo, e se talvez uma ou outra coisa ainda não se acertou, falta pouco para que aconteça!
É uma pena que a realidade virtual se mostre diferente da realidade material! O que se constrói em Marechal Cândido Rondon ultimamente, na relação entre o que é divulgado e o que é vivenciado pode ser nomeado de falácia (entenderam por que a descrição anterior?)!Em Marechal Cândido Rondon, ao constatarmos as diferenças existentes entre a realidade material (a Marechal que vivenciamos no dia a dia) e a realidade virtual (a Marechal que nos é apresentada na propaganda e em diversos meios de comunicação) percebemos um exemplo pratico de sofisma, ou seja, uma falácia intencional que nas palavras de João XXI, citadas acima, se apresenta como algo “fazendo crer que é aquilo que não é, mediante alguma visão fantástica (propaganda), ou seja, aparência sem existência.” (grifo meu)
Então caros leitores, a descrição desta frase lhes trás a memória alguma contradição entre algo visualizado/ouvido/lido em alguns organismos de imprensa nos últimos tempos e a realidade que vivenciamos? Será que João XXI que viveu no séc. XIII teve alguma visão profética do modo como uma cidade chamada Marechal Cândido Rondon, que viria a existir dali à séculos, em uma terra até então desconhecida para a Europa, seria administrada?
Não! Acho que não! Vamos deixar o coitado do Papa descansar em paz, em seu sono já secular!
O que nos interessa aqui é o presente, a maneira como nossa cidade esta sendo administrada na prática, na realidade, na materialidade, que diverge da maneira como essa administração se apresenta! Criando assim, isso o que podemos denominar uma realidade virtual, que busca se concretizar no material apenas em cima da propaganda, é aparência sem existência, mas que busca ganhar corpo de existência, ao menos na mente dos munícipes, através da propaganda maciça!
Em resumo, uma “falácia”, um “sofisma”!
Alguns exemplos práticos?
Durante o período eleitoral o grupo que hoje administra a cidade conseguiu se eleger com um plano de governo que priorizava as melhorias físicas do município, que executadas trariam melhorias sociais, e um grande discurso em prol da transparência na administração, tanto que o nome do plano de governo era “Rondon em Obras”.
Quero refletir um pouco aqui sobre a questão das melhorias físicas, vou falar sobre transparência, mas em outro momento! Em um outro dia! São muitas coisas a serem ditas, tanto em um tema como no outro! Inclusive meu medo é não conseguir abarcar o necessário e parecer estar deixando as coisas pela metade, mas afinal isto é um texto para um blog e não uma “monografia” (risos)! Nos últimos tempos, vemos em nossa cidade algo que esta se tornando comum: a população fazer por conta própria, obras que deveriam ser feitas pelo poder público!
Tivemos exemplos de operações tapa-buracos executadas pelos moradores de bairros, lombadas improvisadas também por moradores de bairros (essa então saiu até na RPC que é a retransmissora da Rede Globo no estado do PR), tivemos também o que parece ser um projeto de reflorestamento implantado pela população rondonense que pode ser denominado talvez “bananas para todos” (risos), pois devido a existência de enormes buracos nos asfaltos em diversos bairros, a população criativamente passou a plantar pés de bananas para chamar a atenção do poder público. Uma forma irônica de protestar contra o descaso da administração municipal em relação aos bairros. Inclusive em uma das ocasiões que a imprensa foi registrar a implantação deste projeto, teve gente que não gostou do fato de estarem tirando fotografias!
E agora, mais recentemente (creio que isto não seja do conhecimento de todos) a pista de skate da praça Willy Barth foi “reformada”, mas por seus próprios usuários, o que demonstra o descaso da administração com esta praça, que é simbolo de nossa cidade e também com a juventude de nosso município. Dinheiro para cuias de chimarrão com acabamento em porcelana tem! Enfim, parece que o “Rondon em Obras” esta sim acontecendo, mas não graças a administração municipal.
Ela não esta fazendo nada? Uma ou outra coisa até esta sendo feita, mas perto do que foi prometido na campanha que aparentava ser uma verdadeira revolução em Marechal, o que esta sendo feito é o minimo, do minimo, do minimo. Peço aos munícipes que deem uma olhada no plano de governo que foi distribuído na época, verifiquem se o mesmo esta realmente sendo cumprido. Pelas placas, pelos anúncios, pelos outdoors, tudo já esta feito! Mas, saiam e caminhem pelas estradas e ruas de nosso município, conversem com as pessoas que estão precisando do sistema de saúde, creches e outros serviços que devem ser disponibilizados pelo poder público. Que andam pela ciclovia da Av. Maripá, que são portadores de necessidades especiais (já tentaram andar com uma muleta ou cadeira de rodas pelas ruas e calçadas de nossa cidade?) e ainda aguardam pelas tão prometidas obras!
Desliguem os rádios, fechem os jornais e saiam a rua para verificar o mundo real e se desligarem do mundo virtual, aí então vocês estarão percebendo o que quero dizer quando digo que uma falácia esta sendo construída em nosso município, no intuito de ludibriar a população rondonense.
Isso apenas em relação às obras, falta falar da transparência. As tais operações tapa-buracos estão sendo feitas, mas reparem bem na qualidade do serviço. Busquem saber o custo real do mesmo. Caros munícipes, criem o hábito de fiscalizar o poder público e verificar como ele gasta o seu dinheiro, agora temos diversos outdoors na cidade falando do IPTU, que IPTU é saúde, é educação é melhorias. Concordo com o recado, ele é mesmo tudo isso. Mas, os tais outdoors só começaram a ser colocados devido ao fato do povo reclamar do aumento este ano, agora reparem bem: O que aumentou? Foi o IPTU, ou foram as taxas? O IPTU é tudo isso, sim. Mas por lei as taxas para serem cobradas devem ter um fim específico. Para quem, e para que, vai o dinheiro das taxas? É isso que temos de começar a questionar.
E cobrar que o Rondon em Obras aconteça por mérito e obra da administração municipal, e não que os próprios munícipes tenham de fazer as melhorias necessárias, uma vez que como dizem os outdoors, são impostos que pagamos que servem para financiar tais melhorias! E não podemos pagar duas vezes pela mesma coisa!
Peço desculpas pelo longo texto, mas não há como debater estas questões em poucas palavras e mesmo o texto ficando longo, ainda sinto que ele esta incompleto, tanto devido a importância do assunto como devido ao fato de eu não poder colocar aqui, de uma só vez ao menos, tudo o que seria necessário.
Mas, vou tentar fazer isso aos poucos! Abraços a todos!

Seguem links de reportagens dos fatos mencionados:
Operações tapa-buracos executadas pelos moradores dos bairros:
Lombadas improvisadas também por moradores dos bairros:
Bananeiras plantadas em buracos nas estradas (projeto “banana para todos”)
Pista de skate da Praça Willy Barth reformada por seus usuários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano