segunda-feira, 30 de maio de 2011

A violência no Campo e o Código Florestal!

Pessoal, aqueles que vem acompanhando o blog viram que recentemente eu postei aqui diversos textos sobre o assassinato de ambientalistas e lutadores sociais ocorrido neste mês. Tal fato, como já era de se esperar não teve muita repercussão na imprenssa, a não ser uma ou outra nota.
Afinal, estamos em plena discussão sobre o código florestal, e não ficaria bem vincular a luta no campo com os assassinatos, ainda mais para certos grupos que estão envolvidos no debate!
Bom, a Comissão Pastoral da Terra divulga todo ano informações relativas ao conflito no campo, e no intuito de tentar contribuir um pouco com a CPT, estou divulgando aqui para vocês a lista de ameaçados de morte referente ao ano de 2010. Alguns nomes desta lista já não estão mais entre nós, outros ainda continuam a luta apesar das ameaças.
Caso percebam, existem inclusive crianças na lista de ameaçados!
É desta forma que o latifúndio e o agronegócio buscam impor o seu ponto de vista e estender seus dominios sobre o país, ao mesmo tempo que trabalham com a mente da população em geral utilizando-se de termos falaciosos, e falsas verdades!
Quando estas não funcionam, então é comum o uso do recurso máximo, que é eliminar de vez os que se colocam contra! Exemplo, o ocorrido recentemente no PA, com relação ao casal de ambientalistas assassinados, o assassinato da Irmã Doroty a alguns anos e diversos outros.
Tal fato fica claramente demonstrado pela existência da atual lista! Quero deixar claro aqui, que quando falo de agronegocio não me refiro a pequenos e médios agricultores, mas sim a grandes latifundiários que controlam inclusive a mente da categoria, e não deixam os pequenos perceberem que no lugar de estarem do mesmo lado, na verdade, na prática estão é de lados opostos!
Como a lista é extensa não tenho como colocar os nomes diretamente aqui no blog, portanto caso o leitor se interesse em verificar a lista é só clicar aqui que será encaminhado para o site da CPT, podendo então baixar esta e outras listas de informação diretamente do site.
Como não tenho como colocar a lista em sí, vou deixar para vocês alguns dados que seguem na imagem abaixo:


































O documento acima é um release que a Comissão Pastoral da Terra preparou para a imprenssa fazendo uma análise da violência no campo em nosso país! Os dados ainda nos envergonham, e a dicussão/debate em torno do Código Florestal não foge desse viés! Os lados que se colocam frente a frente neste debate, também são os lados que se confrontam no campo quando se fala de reforma agrária, de justiça e de paz no campo!
Nesta sexta a ARDECS - ONG, a Pastoral Operária de Marechal Cândido Rondon e a Rede de Agroecologia ECOVIDA, estarão realizando no tribunal do Júri da Unioeste um diálogo sobre as alterações no Código Florestal! Estão todos convidados a participar, nossa intenção é difundir um debate verdadeiramente democrático sobre um tema tão importante! O evento vai começa às 19hs e 30min, dia 03/06/11, Sexta Feira, e é também um ato de reflexão vinculado a semana do meio ambiente!
Aguardo vocês lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado afim de verificar se não há ofensas de cunho pessoal, palavras de baixo calão, enfim qualquer comentário que possa servir de motivo para que este blog seja acionado judicialmente.
Apenas neste intuito! Críticas consistentes, e oríundas de diversidades de ideias, que possam dar possibilidade ao debate serão sempre bem vindas, e não serão moderadas. Mesmo que as críticas sejam ao autor! Apenas pedimos que para que os comentários não sejam retidos na moderação, eles não sejam feitos de maneira anônima!
Atenciosamente:
Luciano Egidio Palagano